Guilherme – Significado, origem, popularidade e personalidades famosas

Guilherme é um dos nomes mais populares no Brasil para se batizar meninos. De grafia e pronúncia simples, porém robusta, tem um tom moderno e clássico ao mesmo tempo, por isso acaba sendo a escolha de muitos pais.

Além do Brasil, o nome Guilherme também é muito difundido em outros países, principalmente na Europa onde conta com algumas variações tanto na forma escrita quanto na falada.

Durante os séculos após a sua criação, diversas personalidades famosas foram batizadas dessa forma, tendo nomeados artistas, nobres, realeza, entre outras formas de ocupação.

Veja a seguir todas as informações sobre o nome Guilherme, entre essas, sua origem, significado e popularidade.

Significado e origem do nome Guilherme

O significado do nome Guilherme depende de qual se acredita ser sua origem, dessa forma, está atrelado a duas versões. Na primeira, Guilherme significa “Protetor corajoso”.

Esse significado se deu devido a crença de que esse nome é uma variação de Willahelm que possui origem germânica. Dessa forma, Willa quereria dizer algo como “vontade, desejo” e Helm significaria “proteção, elmo”. Em junção seria algo como “desejo de proteger”, sendo assim traduzido para o descritivo “Protetor corajoso”.

A segunda versão do significado do nome Guilherme seria “aquele que se encontra sobre a proteção de Vili”.

Essa descrição vem da crença de estudiosos da cultura nórdica que também acreditam na origem germânica do nome, porém, que ele estaria mais ligado a crenças mitológicas nutridas na época. Nesse caso Vili seria, na antiga cultura popular, irmão do deus Odin.

Acredita-se que o nome chegou a Europa por volta do século XI e lá foi traduzido para as formas mais próximas a que conhecemos hoje, no caso Guilielm ou ainda Guillaume. Nos países de língua inglesa chegou como sua variante William e não demorou a se tornar um dos nomes mais populares de toda a Europa.

Uma das grandes personalidades históricas que usaram esse nome foi o rei da Inglaterra Guilherme, o conquistador. Reinou entre os anos 1066 e 1087 e por sua casa o nome Guilherme (ou sua tradução Williame) se tornou o mais popular entre os nascidos do sexo masculino durante quase um século.

Leia também

Popularidade do nome Guilherme no Brasil

Como dito no início do texto, Guilherme é um dos nomes masculinos mais populares do Brasil, com uma frequência de registros acima dos 500 mil e aparecendo na 37ª posição de popularidade segundo o senso do IBGE de 2010.

Segundo a pesquisa, o nome começou a ganhar terreno por aqui a partir da década de 70 onde foi em uma escalada até atingir seu pico nos anos 2000.

guilherme

O senso também indica que os estados brasileiros onde há mais incidência de registros do nome Guilherme são: São Paulo como 176.046 registros, Minas Gerais com 62.176 e Rio Grande do Sul com 42.759 registros.

Apesar das informações do antigo senso do IBGE estarem desatualizadas, dados da lista anual de 100 nomes mais populares do ano do site Baby Center Brasil, mostra Guilherme na 26ª posição no ano de 2020.

Dessa forma, esse ainda se encontra em um topo de popularidade por aqui.

Personalidades famosas

Assim como na antiguidade, Guilherme ainda é um nome comum de batismo entre pessoas populares na mídia de alguma forma. Veja alguns exemplos.

Guilherme Boulos: é um professor, escritor, ativista e político brasileiro, filiado ao partido PSOL e que concorreu a presidência do país no ano de 2018. Boulos, como é mais conhecido, é o principal nome do movimento MTST (movimento dos trabalhadores sem teto) onde atua como militante buscando a conquista de direitos para as pessoas que não contam com moradias próprias.

Guilherme Brigs: é ator, locutor, desenhista e um dos principais profissionais de dublagem de audiovisual do Brasil. Sua voz pode ser ouvida nas dublagens de personagens como Buzz Lightyear dos filmes “Toy Story”, Smeagol na trilogia “O Hobbit”, Cosmos na animação “Os Padrinhos Mágicos” e Mickey Mouse desde 2009.

Guilherme Arantes: cantor e compositor brasileiro. Um dos responsáveis pelo surgimento do New Wave nos anos 80 e que já compôs canções para outros grandes artistas como Elis Regina, Caetano veloso, Roberto Carlos e Gal Costa.

Nomes relacionados

  • Guilhermo
  • Guilhermina
  • William
  • Luís Guilherme

Veja também: 15 nomes de personagens femininas para batizar a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.