Gustavo – Significado, origem, popularidade e personalidades famosas

Um nome bonito e bastante forte para o batismo de um filho menino, Gustavo não tem uma origem tão clara, mas todos seus significados são bastante interessantes.

É um nome popular no Brasil e também em países europeus como a Suécia, onde foi o nome de batismo de alguns reis. Conta com alguns representantes famosos que variam em suas ocupações.

Veja a seguir o significado, origem, popularidade e algumas celebridades com o nome Gustavo.

Significado e origem de Gustavo

O significado do nome Gustavo depende de qual a crença que se tem em sua origem. Ao total, esse nome masculino pode querer dizer três coisas diferentes: “Protegido por Deus”, “Convidado glorioso” ou ainda “Pessoal de Godos”.

A teoria mais aceita para a origem do nome é que ele é uma variação do sueco Gustaf. Nesse caso, Gustaf viria do gêrmanico latinizado Chustaffus  que em tradução significa “Protegido por Deus”.

Outra versão acredita que o nome na verdade vem da junção dos termos eslavos gost que em tradução significa “convidado” e slav que quer dizer “glória”. Dessa forma Gostislav  significaria “convidado glorioso”.

Por último outra crença bastante disseminada é que Gustavo é uma variação nórdica de Gauststafr, elaborado da junção dor termos que significam “Gótico” e “Pessoal. No caso, dando o sentido a “pessoal de Godos”.

Durante a história, foi frequentemente usado pela realeza sueca, que criou quas uma tradição de dar o nome Gustavo a seus reis. Atualmente, aliás, o país tem como chefe de estado o rei Carlos XVI Gustavo que reina como soberano desde 1973 e é filho de Gustavo Adolfo.

Curiosidade: em 2020, o rei Carlos Gustavo deu um depoimento um tanto polêmico a um tradicional programa de seu país em relação a pandemia de coronavírus. Segundo o rei, a Suécia falhou em sua estratégia de combate ao vírus visto não ter aplicado medidas severas de contenção como sansões legais.

Popularidade do nome Gustavo no país

Segundo os dados do senso do IBGE realizado em 2010, o nome Gustavo começou a se tornar mais popular a partir da década de 80 no Brasil. Dos anos 90 até os anos 2000 a frequência de registro de crianças dessa forma foi em uma crescente, atingindo seu pico no século XXI.

Em sua última estimativa nos anos 2000, haviam mais de 305 mil pessoas registradas com o nome Gustavo. No ranking geral de popularidade do IBGE, ele ocupa a 34ª posição.

Os estados brasileiros com maior número de registros desse nome são: São Paulo com 165.653 registros, Minas Gerais com 66.641 registros e Rio de Janeiro com 40.730.

Leia também

Personalidade Famosas

Gusttavo Lima: é um cantor brasileiro do estilo sertanejo universitário que alcançou fama por volta do ano de 2009. Atualmente possui 11 álbuns gravados e seus shows costumam lotar casas de shows por onde passa. Em 2020 terminou seu casamento como Andressa Suíta, com quem tem dois filhos. A repercussão da separação foi notícia por várias semanas e ainda hoje os fãs especulam o caso.

Gustavo Borges: nadados brasileiro e campeão olímpico em 4 edições dos jogos. Gustavo tem ao todo 4 medalhas olímpicas, sendo duas delas de prata conquistada nos 100 metros livres em Barcelona em 1992 e nos 200 metros livres em Atlanta em 1996. Além das conquistas olímpicas, o atleta é o segundo maior medalhista dos jogos Pan-Americanos, tendo conquistado 18 ao todo. Se aposentou aos 31 anos em 2004 e em 2012 entrou para o Hall da Fama internacional de natação.

Gustavo Kuerten – o mais famoso tenista do Brasil e considerado um dos maiores da história do tênis mundial, é mais conhecido como Guga. Ao longo de sua carreira, ganhou 20 títulos e foi três vezes campeão do torneio de  Roland-Garros, o mais tradicional e mais disputado do esporte de raquetes. Além de campeão das quadras, Guga é considerado um dos atletas mais humildes e queridos ao lidar com seus fãs tendo sido apelidado de “Labrador Humano” devido a sua doçura e carinho com o público.

Nomes relacionados a Gustavo

  • Gustavus
  • Gustavo Henrique
  • Luis Gustavo
  • Paulo Gustavo

Veja também: 15 nomes latinos femininos para batizar a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.