Harmonizando sua casa com as cores certas

Nossa casa é um espaço que precisa ser harmonioso e nos trazer boas energias, afinal, é onde passamos boa parte do nosso tempo. E agora, em tempos de pandemia, além de passarmos mais tempo ainda dentro de casa – para aqueles que têm a oportunidade do home office – passamos a fazer mais coisas dentro de casa, criando assim, a necessidade de novos espaços.

Por exemplo, para quem passou a trabalhar dentro de casa, foi necessário criar ou adaptar um ambiente para o trabalho, seja providenciando uma mesa, uma cadeira mais confortável ou até revitalizando um espaço com uma pintura, por exemplo.

E claro, se ficamos mais tempo em casa, acabamos percebendo mudanças que queremos fazer, seja por uma necessidade ou por uma questão estética e de equilíbrio energético. Para harmonizar a sua casa com as cores certas, é preciso seguir alguns princípio:

Entendendo as cores

cores primárias, secundárias e terciáriasPor que será que a cor amarela com verde não fica tão interessante quanto o amarelo com roxo? Isso está relacionado com a composição das cores. As cores complementares entre si combinam muito bem. Nesse gráfico das cores, podemos notar a sua composição.

As cores primárias são chamadas dessa forma, pois originam as outras cores. Ou seja, as cores secundárias são compostas por cores primárias, assim como as cores terciárias são originadas a partir das cores secundárias.

Amarelo, vermelho e azul são as cores primárias. As cores secundárias são laranja (amarelo + vermelho), violeta (azul + vermelho) e verde (amarelo + azul). E as cores terciárias são derivações de tonalidade e outras combinações.

Cores quentes e cores frias

Outra característica que é preciso entender sobre as cores é a sua temperatura. As cores questão são amarelo, laranja e vermelho, enquanto as cores frias são azul, verde e violeta. Como a própria denominação indica, essas cores tem uma diferença de temperatura.

Na prática, considerando a aplicação na sua casa, as cores frias irão remeter a um tom mais sério, sofisticado e apático, enquanto as cores quentes irão vibrar empolgação, luz e aconchego. Por isso, é importante pensar a cor das paredes, dos móveis e também acessórios.

Em ambientes como a cozinha, por exemplo, as cores quentes são muito bem vindas, já em ambientes como quartos, é interessante mesclar e ter perto das camas uma cor mais fria e suave, para ajudar na hora do relaxamento e de um sono tranquilo.

Cores e harmonia

A harmonia de um ambiente é composta por vários fatores: coisas que compõem o ambiente, proteções do ambiente, cores e também as relações vividas naquele espaço. No que diz respeito a coisas que podem compor o seu ambiente estão pedras, plantas e incensos, que têm um poder muito grande de filtrar e influenciar para o bem as energias presentes em determinados espaços.

Já nas cores, é importante falarmos primeiramente, que tudo depende da quantidade dessa cor no ambiente. Por exemplo, a cor preta é uma cor muito carregada e que costuma pesar o ambiente, mas ter uma parede de giz preta para anotações e desenhos não tem esse efeito.

Portanto, o equilíbrio dos espaços vai depender justamente da forma que você trabalha essas cores:

Azul

Remete tranquilidade, serenidade, traz a sensação da água, de boiar, do balanço. Trata-se de uma cor muito interessante para ser usada em banheiros e quartos.

Verde

Remete ao frescor da floresta ou a águas cristalinas, a depender da tonalidade. É uma cor que também transmite uma paz mental. Muito interessante de ser usada em salas e também banheiros.

Vermelho

Intensa é uma cor que remete a ação e ao desejo. Por ser uma cor bastante forte é interessante pintar apenas uma parede ou parte do cômodo com ela. Pode compor muito bem o ambiente da cozinha ou da sala.

Rosa

Transmite uma ideia de serenidade ou então se for um rosa choque, transmite a vibração de alegria. É uma cor que também deve ser usada de forma comedida. Ambientes que pode compor são quartos e salas.

Amarelo

Uma cor alegre, capaz de tornar um ambiente meio “morto”, vivaço! É uma cor que compõe muito bem ambientes externos, salas e também pode ficar muito lindo na parte de fora das casas.

Preto

Cor densa, que traz uma energia forte. É indicado pintar poucas paredes ou móveis com essa cor, pois ela pode pesar o ambiente. Ideias como de um quadro preto para escrita dão um ar de modernidade em lugares que podem estar com uma carinha de antigos.

Branco

É a cor coringa, se você estiver na dúvida sobre qual cor pintar as paredes, aposte no branco, pois ele pode receber tinturas por cima e também receber artes ou posters. O branco remete a tranquilidade e ao equilíbrio mental.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.