Publicidade

Helena: significado do nome, origem e mais!

Na hora de nomear alguém, é muito importante levar em conta qual será o apelido, a maneira como a pessoa será lembrada pela composição de seu nome e sobrenome, além de uma série de questões que merecem uma atenção mais do que especial.

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo mais sobre o significado do nome Helena, qual é sua origem, quais são suas principais características e tudo que precisa saber sobre o mesmo.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo e fique por dentro.

Significado do nome Helena

Significado do nome Helena

O nome Helena possui como significado “a reluzente” ou “a resplandecente”.

Publicidade

Publicidade

Esse nome tem origem do grego Heléne, que surgiu a partir de heláne, que quer dizer “tocha”.

O termo hélê, quer dizer “raio de Sol”, o que leva esse nome a ser traduzido como “a que reluz” ou “a que resplandece”.

Quem foi Helena de Tróia?

Conforme a mitologia grega conta, Helena era filha de Zeus com a rainha Leda,  conhecida como a mulher mais bonita de toda a Grécia de sua época.

Ela teria sido raptada com 12 anos por Teseu, que tinha a intenção de se casar com a moça, porém, seus planos teriam sido atrapalhados por Castor e Pólux, que eram irmãos da mesma, resgatando e levando-a de volta para Esparta.

Por causa de sua beleza fenomenal, Helena tinha vários pretendentes para se casar, sendo assim, era difícil para seu pai adotivo, Tíndaro, escolher qual deles era a melhor opção, porque tinha medo que isso ocasionasse demais revoltas aos que não fossem escolhidos.

Publicidade

Publicidade

Foi Ulisses, um dos pretendentes da mesma, que sugeriu que ela pudesse escolher seu futuro marido. Assim, todos os homens que queriam casar com a mesma, protegeriam e aceitariam sua escolha, independente de qual fosse.

Assim, ela escolheu o rei de Esparta, Melenau.

Guerra de Tróia

Conforme a mitologia grega conta, a Guerra de Tróia teria acontecido porque Páris, que era príncipe da cidade, teria se apaixonado por Helena e assim, raptado a mesma. Dessa forma, Melenau acabou declarando guerra contra o mesmo.

Tudo isso aconteceu quando as deusas, Afrodite, Atena e Hera, teriam questionado Páris sobre qual delas era a mais bonita. Afrodite conseguiu o voto do jovem, prometendo o amor de uma linda mulher em troca.

Dessa forma, Páris teria escolhido Helena, que sob efeito de magia, teria abandonado Melenau, levando consigo alguns tesouros de Esparta, além de algumas escravas.

Publicidade

Publicidade

Assim, Menelau se voltou contra Tróia, causando a famosa guerra que possui o Cavalo de madeira, do qual foi presente para a cidade para demonstrar paz, porém, em seu interior abrigavam vários soldados espartanos, dos quais tomaram o local, recuperando Helena posteriormente.

Censo do nome Helena no Brasil

O nome Helena dentro do Brasil possui a quantidade de 197.591 pessoas assim nomeadas, sendo que conforme o gráfico abaixo, o maior registro de incidência foi no ano de 1950.

Censo do nome Helena no Brasil

A posição de popularidade dentro do ranking brasileiro é de 162º, sendo que o estado que possui mais indivíduos assim chamados é o Paraná.

Numerologia do nome Helena

O nome Helena possui o número 9 como regente, onde se apresenta a seguinte personalidade: de uma pessoa que é altruísta e tem muita compaixão pelos demais.

O amor é o que lhe conduz, aplicando seus desejos e todas suas ações para que o mundo seja um lugar melhor.

Publicidade

Publicidade

Além disso, o 9 mostra um ser justo, generoso e que é muito paciente. Ela costuma desenvolver suas qualidades dentro de grupos grandes, sempre querendo compartilhar seu conhecimento com todos aqueles que conhece.

Personalidade do nome Helena

A criança que for assim nomeada, possui uma ligação forte com a espiritualidade, querendo agir pelo o que sua intuição lhe diz.

Costuma ser muito aventureira e ambiciosa, procurando por meio de várias atividades energéticas e desafiantes expressar o que sente.

Essa criança terá uma grande capacidade mental e espiritual, da qual se traduzirá por meio de uma grande consciência social e sacrifício para que os demais possam ter boas oportunidades na vida.

Além disso, há uma grande tendência de envolvimento em grandes causas, sempre com o foco em estar se relacionando em grandes coletivos ao invés de adotar atividades individuais.

Publicidade

Publicidade

Por isso, se você quer ter uma filha com um perfil que vá mudar o mundo, pode ser que o nome Helena seja uma das opções mais indicadas, principalmente porque essa essência será muito bem incorporada pela criança.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.