Publicidade

Hinduísmo – Origem, rituais e curiosidades. Entenda!

Conhecido como uma religião que ganha muito destaque por entre o mundo inteiro, o hinduísmo é lembrado por ser originário da Ásia, porém, nem sempre se tem o conhecimento completo sobre quais são seus rituais e demais crenças.

Publicidade

Publicidade

Está curioso para saber como funciona? Veja aqui qual é sua origem, a história e também as principais curiosidades sobre tudo relacionado.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo para entender melhor sobre como funciona e saiba mais.

Hinduísmo: entenda mais!

Hinduísmo - Origem, rituais e curiosidades. Entenda!

Lembrada por ter a terceira maior religião do mundo inteiro – são cerca de 1 bilhão de pessoas que creem nela -, ela também é famosa por ser complexa em muitos quesitos.

Publicidade

Publicidade

É formada por uma série de religiões indianas que foram englobadas no passado, tirando o budismo e o jainismo, tornando o que conhecemos hoje como hinduísmo. 

A origem da palavra hinduísmo advém do persa para chamar o rio Indo (Hindu), fazendo assim uma referência para todas as tribos e populações que viviam ao redor dessa região indiana.

É interessante destacar que dentro do hinduísmo, não há um fundador específico, assim como acontece com outras religiões. Além disso, as várias divindades fazem parte do cotidiano. 

Existem vários templos da religião, porém, muitos dos cultos podem ser feitos nas casas de quem é seguidor da religião, tudo isso porque geralmente existem os altares caseiros para o deus ou deuses favoritos daquele indivíduo. 

Nesse sentido de crenças, os dogmas são lembrados por não serem tão rígidos, o que permite com que várias tradições e práticas sejam incluídas, mas, é importante lembrar o grande respeito pelas escrituras, que em sua maioria estão em sânscrito, como é o caso da Ramáiana e o Maabárata, além dos tratados religiosos e filosóficos, e por fim, os vários relatos e narrativas dos governantes da Índia antiga.

Quais são os costumes e crenças do Hinduísmo?

Publicidade

Publicidade

Entre os praticantes do hinduísmo, é comum a prática do canto – principalmente dos mantras -, da meditação e também da leitura e recitação dos textos religiosos.

Em sua maioria, são oferecidos vários rituais com oferendas para os deuses que são cultuados, sempre no formato de imagens.

Alguns dos principais hábitos dos praticantes são:

  • Annaprashan: quando se tem a primeira ingestão de comida do dia;
  • Upanayanam: o processo de iniciação para a educação de crianças que estão nas castas elevadas;
  • Shraadh: onde é feita uma reverência para as pessoas que já se foram em banquetes.

Outra prática comum é referente à morte e o processo de cremação, onde é vista como obrigatória e muito comum. Além disso, é bem natural ver os hindus fazendo as peregrinações, onde o seu destino mais visitado é o Rio Ganges.

Os mantras são lembrados por serem parte da cultura hindu, visto que são orações no formato de sonoridades entoadas, onde tem a principal função de ajudar durante a prática da meditação – o mais comum é o “Om”.

Publicidade

Publicidade

Os fiéis da religião acreditam na reencarnação baseada no karma, que é a lei gerada pela causa e efeito, sendo esse processo de retorno à vida apenas o ciclo contínuo do renascimento, chamado de Samsara.

Ele finaliza apenas quando a pessoa atinge o famoso Nirvana – moksha -, que é um estado de desprendimento e de autoconhecimento, onde só é sentido pelas pessoas mais evoluídas e que não tem mais a necessidade de reencarnar.

É interessante destacar que uma alma pode reencarnar quantas vezes for necessária, não somente na forma de ser humano, mas sim de animais e de vegetais também.

Deuses do hinduísmo

As divindades que são cultuadas pelos hindus são as representações do corpo do deus supremo, que é Brâman, o criador do universo.

Veja abaixo quais são os mais famosos e mais lembrados:

  • Krishna: conhecido como a manifestação do Deus supremo;
  • Shiva: é o deus da destruição e também responsável pela regeneração do mundo;
  • Vishnu: é o deus da preservação de tudo e de todos;
  • Ganesha: lembrado como o deus da fortuna e também das riquezas do mundo;
  • Matsya: o deus que salvou a humanidade da destruição;
  • Sarasvati: é a deusa das artes e também da música;
  • Kali: considerada a senhora da destruição;
  • Lakshmi: a senhora da arte e da criatividade.
Publicidade

Publicidade

Agora que você já sabe mais sobre o hinduísmo, não deixe de incluir as meditações no seu dia a dia, visto que independente de crença, é uma prática que traz vários benefícios para o organismo e para a mente.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.