Publicidade

Yansã: Significado do nome, História e Características dos filhos!

Na Umbanda e no Candomblé, existem uma série de orixás, dos quais são quem fazem a regência de seus filhos, dos acontecimentos e também de várias mensagens que são enviadas em nosso plano.

Publicidade

Publicidade

Você com certeza já ouviu falar sobre Iansã, certo? Veja aqui mais sobre esse orixá, sua história, características e muito mais.

Publicidade

Yansã: origem do nome

Yansã: origem do nome
Publicidade

Chamada tanto de Yansã quanto Iansã, esse nome advém de um rio localizado na Nigéria, do qual onde o culto para a mesma é geralmente realizado.

Ela é uma divindade do fogo, assim como Xangô, porém, tem associação direta com o elemento ar, regendo os raios.

Publicidade

Publicidade

Ela geralmente é reverenciada antes de Xangô, assim como a ordem natural das coisas da natureza: o vento vem antes da tempestade.

O nome Iansã é um título que recebeu diretamente de Xangô, que é referente ao entardecer. Esse nome quer dizer “A mãe do céu rosado” ou também “A mãe do entardecer”, visto que ela era assim chamada por ser radiante da mesma forma que o entardecer.

Algumas tribos da África costumam fazer saudações para a mesma antes das tempestades, pedindo para que possa reduzir a fúria de seu marido Xangô, que é o orixá deus dos trovões e da lava.

História de Iansã

Durante sua juventude, acabou viajando por uma grande quantidade de reinos, sendo assim, muitos reis foram completamente apaixonados por ela, como é o caso de Exu, Oxóssi, Ogum e tantos outros, dessa maneira, para conseguir viver com todos eles, usava de sua inteligência e sabedoria.

A orixá viajou em vários desses reinos para aprender o máximo que pudesse sobre os mesmos, assim como o universo no geral. Foi com Ogum com quem aprendeu a usar a espada, assim como ganhar o direito de usá-la.

Publicidade

Publicidade

Depois disso, viajou para o reino de Oxaguian, sendo que lá aprendeu sobre o uso do escudo para proteção contra inimigos, ganhando o direito de usar o mesmo.

No reino seguinte, conheceu Exu, onde aprendeu tudo sobre como usar o fogo e a magia. Com Oxóssi aprendeu como caçar, tirar a pele do búfalo e como se transformar nesse animal – tudo por meio da magia aprendida com Exu.

Em sua história, ela também fez uma passagem no reino de Logun-edé, onde aprendeu a pescar. Logo após, foi se encontrar com Obaluaê, onde queria conhecer seu próprio rosto e descobrir mais sobre seus mistérios.

Aprendeu mais sobre os mortos e como conseguir controlar os mesmos, porém, foi no reino de Xangô que sua história mudou.

Conhecido como o rei mais vaidoso de todos, foi com ele que aprendeu a viver de forma rica, além de ter se apaixonado perdidamente por ele, com um amor intenso e verdadeiro.

Publicidade

Publicidade

Ele ensinou a Iansã a como usar os poderes dos raios, em troca, ela lhe deu seu coração.

Filhos de Iansã: características

Yansã: origem do nome

Começando por sua aparência física, costumam ser alongados e terem uma postura de imposição. Geralmente são pessoas alegres, fortes e carismáticos, sendo um grande atrativo para as pessoas com seu magnetismo e bom humor.

O carisma com certeza é o que chama mais atenção, visto que atraem olhares por onde passam, dominando a atenção e a conquista, além de conseguirem mexer com o coração de todos que os cercam.

Costumam se vestir extremamente bem e sabem como usar seu poder de sedução. Estão acostumados a serem o centro das atenções, o que quando não acontece, acaba deixando os mesmos de mau humor.

Gostam de serem paparicados e elogiados constantemente.

Publicidade

Publicidade

Porém, também são briguentos como ninguém, podendo explodir com qualquer coisa que os irritem. Sua personalidade é forte e tem um gênio complicado de se lidar, muitas vezes deixando o filtro de lado e não tendo papas na língua.

É preciso que as pessoas que lidam com esses filhos aprendam a entender sua personalidade marcante, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

Essas pessoas também são bem bipolares, sendo assim, podem estar de bom humor em um momento, porém, no minuto seguinte, podem estar bravos e impacientes.

Também são lembrados por serem impulsivos, sem pensar nas consequências ou nos detalhes de suas ações, sendo uma grande característica a de serem uma grande caixinha de surpresas.

Por fim, são pessoas apegadas a sua família e todos aqueles que amam, defendendo eles sem custas e sem medo dos outros.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.