Publicidade

Maçonaria – O que é maçonaria? Saiba como funciona

Conhecida como a Ordem dos Maçons Livres e Aceitos, ela é uma sociedade secreta, da qual homens de todas as religiões podem se filiar, menos ateus e mulheres, em teoria.

Publicidade

Publicidade

É preciso que o interessado acredite em Deus e tenha uma conduta positiva, além disso, não se pode contar o que acontecem nas reuniões e nem deixar claro para os demais que é um maçom.

Publicidade

Surgimento da organização

Maçonaria - O que é maçonaria? Saiba como funciona
Publicidade

O nome maçonaria advém do francês maçon, que significa pedreiro. Essa organização surgiu durante a Idade Média, período em que as construções eram feitas de pedra.

Assim, um conjunto de trabalhadores, como alfaiates, sapateiros e ferreiros, criaram a organização para compartilhar suas técnicas de maneira sigilosa.

Publicidade

Publicidade

Era comum que os pedreiros viajassem muito na época, o que lhes dava uma maior liberdade, tanto de pensamentos como de ações, do contrário dos servos, que tinham que dar satisfação para seus senhores para sair das terras.

Depois do final da Idade Média, a maçonaria começou a admitir demais membros, muito além dos pedreiros, se tornando então uma fraternidade da qual defendia a liberdade de expressão, independente da religião ou política.

Essa organização teve uma forte influencia dentro da Revolução Francesa, assim como na Independência dos Estados Unidos.

Já no Brasil, foi ela quem influenciou diretamente na abolição da escravatura, na Independência e por fim, na proclamação da República.

Simbologia da maçonaria

O símbolo que é comum de se ver na maçonaria, que é a régua e o compasso, remete ao manuseio das técnicas em construção em pedra. Cada elemento significa:

  • O compasso, faz círculos perfeitos, representando a busca e perfeição do homem;
  • A letra G, que está no centro de tudo, advém de “God”, que quer dizer Deus em inglês, sendo que para os maçons, Ele seria o Grande Arquiteto do Universo;
  • O esquadro, do qual forma ângulos retos, lembrando que o homem deve levar uma vida regrada com ética e honestidade.

Reunião maçônica

Publicidade

Publicidade

É estimado que existam cerca de 6 milhões de maçons no mundo, sendo que eles costumam se reunir em templos conhecidos como lojas – que no inglês é lodge, ou, alojamento, que antigamente era o local de encontro dos pedreiros, que construíram as igrejas ou catedrais.

Eles geralmente utilizam um tipo de avental nos encontros, remetendo aos antigos uniformes utilizados pelos construtores na antiguidade.

Alguns dos principais nomes conhecidos por serem maçons são Winston Churchill, Oscar Wilde, Rudyard Kipling e por fim, Arthur Conan Doyle.

Maçonaria e mulheres

Maçonaria - O que é maçonaria? Saiba como funciona

A relação da maçonaria e as mulheres é considerada como algo complexo, visto que de maneira tradicional, somente os homens podem se filiar a comunidade.

Porém, há registros que algumas mulheres já tomaram a liderança em algumas corporações, como é o caso da Fraternidade Honorária dos Antigos Maçons e a Ordem das Mulheres Maçons, que existem desde o século 20, com mais de 5 mil integrantes.

Ritos praticados na maçonaria

A maçonaria possui em sua composição os Graus Simbólicos e Filosóficos, dos quais mudam seu nome de acordo com cada rito praticado.

Publicidade

Publicidade

Essa comunidade simbólica possui três graus, que são considerados como obrigatórios: aprendiz, companheiro e mestre.

O trabalho do qual é realizado nos graus superiores ou filosóficos, é considerado como optativo e de caráter que pode ser complementar.

Esses ritos geralmente possuem alguns processos ritualísticos, onde são métodos usados para passar os ensinamentos para as próximas gerações.

Cada ação em específico possui características particulares, sendo parecidos um com os outros, porém, o que tem sempre em comum é a regularidade maçônica, oficializada pela Constituição de Anderson.

No mundo, são mais de 200 ritos, onde cerca de 50 são efetivamente praticados no momento. Os mais conhecidos são o Rito de York, o Rito de Emulação, o Rito Escocês Antigo e Aceito e o Rito Moderno, além de tantos outros.

Maçonaria no Brasil

Publicidade

Publicidade

A primeira loja considerada como maçom dentro do Brasil surgiu em Pernambuco no ano de 1796, chamada de Areópago de Itambé, criada por Manuel Arruda Câmara.

Ele era um padre carmelita que deixou de lado a religião para estudar medicina, se especializando posteriormente em botânica, voltando para Pernambuco, fundando assim a sociedade filosófica Conspiração dos Suassunas.

Além dos eventos já citados acima que a maçonaria influenciou, ela também era comprometida com a pátria, estimulando o processo de democratização do país, criando, assim, a classe política brasileira.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.