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Meditação guiada: como funciona? Veja aqui os benefícios

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Muitas pessoas têm adotado cada vez mais algumas técnicas para relaxar dentro de casa e conseguir alcançar certo equilíbrio, principalmente nos tempos modernos, onde milhares de coisas passam pela nossa cabeça.

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Um dos hábitos mais cultivados é sem dúvidas a meditação guiada, que tem cada vez mais sido procurada.

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Veja aqui informações completas, como fazer, como ela é feita, para quem é indicada e muito mais.

Meditação guiada: como funciona?

Meditação guiada: como funciona? Veja aqui os benefícios

A meditação guiada não é nada mais do que o processo onde um ou mais participantes fazem a meditação diante da orientação realizada por um praticante ou um profissional do ramo.

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Ela é guiada por meio de um texto, gravação de som, vídeo ou qualquer ou meio de mídia audiovisual, seja pela música ou verbalização, sem falar na possibilidade de combinação de ambos.

Existem vários canais no YouTube que dão essa possibilidades, áudios em diferentes plataformas, audiobooks e uma série ampla de conteúdos, basta que você encontre aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Quem pode praticar meditação guiada?

Visto que a meditação é uma maneira de atingir a introspecção ou um estado de contração e conhecimento do próprio corpo, ela é extremamente indicada para pessoas que sofrem com transtornos como a depressão, a ansiedade ou demais fobias.

Mas, é claro que ela pode ser praticada por qualquer pessoa que deseje ter mais calma e equilíbrio diante dos fatos e acontecimentos do dia a dia.

Há especialistas que dizem que a prática da meditação quando feita de forma contínua, pode auxiliar até mesmo mais do que remédios, principalmente em casos leves ou médios.

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É interessante destacar que esse atestado só pode ser feito por médicos especializados.

Existem contraindicações?

O processo de prática da meditação guiada é extremamente seguro, dessa forma, não possui contraindicações. É apenas indicado que o interessado na prática escolha um conteúdo feito por um especialista.

Há algumas pessoas que priorizam a conotação religiosa da meditação, dessa forma, é preciso avaliar seu caso em específico, procurando mais sobre quem ofereça essa prática de acordo com seus dogmas.

Dessa maneira, é sempre necessário que quem queira inserir a meditação guiada no seu cotidiano, faça uma pesquisa prévia, procurando se informar melhor sobre o responsável, como funciona e demais questões.

Quanto tempo devo meditar por dia?

Não há um limite mínimo ou máximo de prática por dia de meditação guiada, o praticante deve encontrar o tempo que achar conveniente em sua rotina e aquilo que faça bem para seu organismo.

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Existem meditações desde 1 minuto de prática até algumas horas, portanto, comece devagar e veja quanto o seu organismo gosta ou se adapta.

Mas, vale a pena citar que quando feita de forma muito rápida, pode ser que seja insuficiente, visto que o momento de distração costuma acontecer logo nos primeiros minutos, gerando sensação de frustração.

É sempre indicado o tempo mínimo entre 5 até 10 minutos para quem está começando, sendo assim, possível sentir os primeiros efeitos da meditação no organismo e no cérebro.

O mais interessante da meditação guiada é que ela é desenvolvida com disciplina e com alguém sempre te falando o que deve ser feito, o que é muito bom para quem nunca praticou a mesma.

Outra dica importante é a de inserir a prática da meditação em um horário fixo do dia, criando o hábito e facilitando para que seja feita diariamente, o que aumenta cada vez mais os benefícios sentidos pelo corpo a longo prazo.

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Existem pessoas que investem na prática logo após o almoço, antes de dormir ou até mesmo quando acordam. Cabe a você decidir qual é o seu momento de paz e que realmente quer focar na paz interior.

Não há um horário exato para a prática, variando da personalidade de cada pessoa e seus hábitos.

Quais os benefícios da meditação guiada?

Ao investir na prática da meditação guiada, o praticante poderá sentir os seguintes benefícios em seu organismo, tanto de forma física quanto mental:

  • Aumento do autoconhecimento;
  • Uma melhora considerável na qualidade do sono;
  • Controle da ansiedade;
  • Diminuição do estresse e depressão;
  • Exercício para a memória;
  • Melhora a concentração;
  • Gera um relaxamento em todo o organismo;
  • Diminui as dores crônicas;
  • Aumento da criatividade;
  • Uma maior consciência do corpo e também dos padrões de comportamento.

Não deixe de começar a praticar o quanto antes e sentir os benefícios.

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