Publicidade

Meditação para Dormir – Quais as dicas para inserir a meditação na sua rotina noturna

Muitas pessoas possuem grande dificuldade para dormir, seja por vários motivos: preocupações demasiadas, insônia, problemas familiares, falta de pagamento de contas e uma série de possibilidades.

Publicidade

Publicidade

Mas, você sabia que existem algumas meditações que podem ser feitas para ajudar nesse processo? Veja aqui quais são elas, como praticar em casa, como funcionam e fique por dentro!

Publicidade

Publicidade

Não deixe de tentar essa possibilidade e ver o sono dominando sua cabeça o quanto antes imaginar.

Meditação para dormir: dicas para ter uma boa noite de sono

Meditação para dormir: dicas para ter uma boa noite de sono

1 – Meditação Mindfulness

Essa prática tem como foco a atenção plena, sendo necessário encontrar um local tranquilo e prestar atenção somente em sua respiração, e quando sua mente focar em outras possibilidades, é indicado apenas voltar para o momento presente.

Publicidade

Publicidade

Especialistas dizem que o processo de respirar profundamente por apenas 5 minutos, já gera o estado de total relaxamento em todo o organismo.

A prática para melhorar o sono deve ser realizada na cama, por isso, foque em sua sensação de contato com o colchão debaixo de você. Veja um guia simples abaixo para começar o quanto antes:

  • Deite-se em sua calma e tente relaxar a mente e também seus músculos;
  • Com seus olhos fechados, foque a atenção em sua respiração, posicione uma mão no peito e outra no abdômen, sentindo o movimento de subir e descer de ambos;
  • Procure segurar e soltar a respiração pelo tempo de 5 segundos;
  • Quando tiver seus pensamentos em outros temas, apenas volte a atenção para a respiração.

O processo pode ser um pouco difícil de início, porém, com o passar da prática, se torna muito mais fácil e cada vez mais trazendo benefícios para o organismo.

2 – Meditação de concentração

Já nesse estilo de meditação, é indicado que concentre sua atenção em algo específico, pode ser na respiração, repetir determinado mantra em sequência ou até mesmo visualizar algo específico em sua mente.

Para quem acabou de começar a prática, esse ponto de foco serve para acalmar a mente e aumentar o relaxamento do organismo. Veja abaixo um passo a passo simples para realizar em sua casa:

  • Em uma posição confortável, procure relaxar todos seus músculos, respirando um pouco mais profundamente do que o comum;
  • Caso você acabe se distraindo com algum outro pensamento, é indicado voltar sua atenção até a respiração ou outro objetivo, servindo como o foco central de sua mente.
Publicidade

Publicidade

Continue realizando esse processo durante o tempo que achar necessário, seja até conseguir desenvolver a plena atenção, ou de encontrar um estado de relaxamento único.

3 – Meditação guiada

Quando falamos da meditação guiada, é quando você escuta outra pessoa te conduzir por meio da prática da meditação, pode ser um instrutor ou um áudio-guia, onde geralmente ele orienta o relaxamento dos músculos primeiramente, podendo usar o processo de imagens guiadas, imaginação em algum desejo ou demais possibilidades.

Uma grande quantidade de pessoas usam o processo de meditação guiada para conseguir relaxar e assim dormir com maior facilidade. Essa meditação tem seu tempo entre 5 minutos até mesmo 1 hora de prática.

Benefícios da meditação para dormir

Além de te ajudar a chegar no seu objetivo final, que é dormir o mais rápido possível, a meditação também interfere em demais áreas de sua vida, veja abaixo quais são elas:

  • Controle da vontade de comer: o sono é primordial para conseguir regular determinados hormônios, por isso, quando dormimos mal, é comum que se tenha mais vontade de comer itens gordurosos e com grande quantidade de calorias;
  • Melhora do metabolismo: assim como o item anterior, uma noite mal dormida acaba desregulando o corpo como um todo;
  • Redução de estresse: uma noite de sono bem dormida pode causar bastante relaxamento e paz para a mente;
  • Aumento dos níveis de melatonina: esse hormônio é essencial para que o processo de dormir e acordar seja saudável, além de ser um antioxidante importante;
  • Aumenta a beleza: principalmente da pele, visto que diminuem as chances de olheiras e do envelhecimento precoce da epiderme.

Portanto, a prática de meditação diária pode te trazer uma série de benefícios que estão muito além do óbvio ou do que você espera. Você sentirá as vantagens o quanto menos esperar.

Publicidade

Publicidade

Dessa maneira, procure começar o quanto antes e sentir os resultados abrangendo todo o seu organismo como um todo. Boa sorte neste processo!

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.