Meditação Transcendental: Como Funciona? Comece a praticar!

Uma prática que tem conquistado cada vez mais espaço por entre as pessoas, a meditação tem como principal objetivo gerar mais paz interior, dar mais tranquilidade para a mente, além de uma série de benefícios como a redução da ansiedade, estresse e muito mais.

Você sabia que existem uma grande quantidade de tipos de meditação? Uma das mais conhecidas é a meditação transcendental. Quer saber mais sobre ela?

Veja abaixo como funciona, qual é sua diferença em relação às demais, quais são seus benefícios e principalmente, como começar a praticar o quanto antes!

Meditação transcendental: como funciona?

Meditação Transcendental: Como Funciona? Comece a praticar!

Esse tipo de meditação é uma técnica onde o indivíduo dedica alguns minutos de seu dia para o processo, sendo que surgiu durante os anos 50 com um famoso guru, chamado de Maharishi Mahesh Yogi.

Ela usa do auxílio de sons, conhecidos comumente como mantras, onde o principal intuito é o de acalmar e gerar mais paz para o corpo e para a mente. Ela é diferente das demais meditações existentes porque é considerada mais fácil quando falamos sobre resultados.

O objetivo dessa prática é de levar a um alcance melhor da concentração, mergulhando no eu interior e compreendendo melhor como funciona a energia do corpo em si.

Ou seja, quem pratica a meditação transcendental está procurando conhecer mais sobre si mesmo, entender mais seus posicionamentos e como se relaciona com o mundo ao seu redor.

Esse processo de mergulho profundo é percebido quando se chega no estado de alerta e de repouso ao mesmo tempo, transcendendo até chegar no estado de vigilância.

A prática da meditação transcendental

O termo da técnica é usado para diferenciá-la das demais, visto que o corpo fica em um estado de alerta mental, conhecido como um descanso profundo. O corpo tende a ter um consumo de oxigênio menor, da mesma forma que o metabolismo começa a trabalhar mais devagar.

Assim, se gera um padrão entre as ondas cerebrais, diminuindo os estresses que estão enraizados no organismo como um todo.

A prática é indicada que seja feita duas vezes ao dia, com os olhos fechados e numa posição confortável, seja sentado ou deitado. Ela pode ser feita tanto dentro de casa ou em outros locais, basta que a pessoa feche seus olhos e foque no mantra entoado.

Como fazer a meditação transcendental?

Quer começar a fazer a meditação transcendental, porém, não sabe como? Veja abaixo um passo a passo simples e muito eficaz para quem quer começar, porém não sabe como:

  1. Encontre um local de paz e com pouco ruído externo;
  2. Sente-se em uma posição confortável ou deite-se, de modo que consiga relaxar os músculos por inteiro;
  3. Depois disso, você precisará escolher um mantra específico, colocando para tocar;
  4. Você deve entoar o mantra ou a palavra que está em destaque, sempre voltando seu foco para seu significado e o que isso significa, realmente sentindo as mudanças dentro de seu organismo.

Não há um tempo mínimo ou máximo para a meditação, você deve fazer durante o tempo que achar necessário, porém, é indicado pelo menos 10 minutos por dia para começar a sentir os resultados a longo prazo.

É normal que seus pensamentos continuem tomando conta de sua mente, não se preocupe! Apenas foque no mantra caso se distraia, sem culpa ou penalização.

Existem vários vídeos apenas musicais ou também guiados para que você possa começar a praticar a meditação transcendental pela internet, principalmente no YouTube, basta que você encontre aquele que melhor atende aos seus objetivos e ao tempo desejado de prática.

Os benefícios da meditação

Há quem comece a sentir os benefícios da meditação logo na primeira prática, porém, é possível sentir com muito mais intensidade depois de algum tempo de inserção no cotidiano de forma contínua.

As principais vantagens para o corpo e mente são:

  • Redução da ansiedade, da fome e de somatização de problemas;
  • Diminuição no estresse, na depressão e demais problemas psicológicos;
  • Autoconhecimento em destaque, visto que o indivíduo começa a ter mais noção de suas ações e também de seus sentimentos;
  • Desenvolvimento de maior foco e concentração nas atividades executadas;
  • Diminuição da perda de memória;
  • Exercício da gratidão em dia, o que gera melhor humor e mais felicidade em relação ao mundo ao seu redor.

Comece a meditar o quanto antes e sinta todos os benefícios citados aqui.

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