Publicidade

7 mentiras que contamos para não sair da zona de conforto – Confira aqui!

7 Mentiras que contamos

Às vezes, parece mais fácil ficar parado do que correr o risco de perder a vida boa. Afinal, melhor se contentar com aquilo que já se conhece e que é, portanto, seguro do que sair para explorar e ter frustrações. Diante disso, fazemos algumas coisas para evitar passar por elas. A seguir, você vai ver quais são as 7 mentiras que contamos para não sairmos da zona de conforto.

Publicidade

1. “Eu não tenho o perfil”

Publicidade

Essa é uma mentira muito comum. Isso porque, quando não queremos arriscar algo distante da nossa realidade, parece fácil justificar dessa forma. Essa frase, porém, soa como se você dissesse que não é bom o suficiente.

Publicidade

Publicidade

No fim das contas, quando se trata de fazer as coisas, personalidade não é tão importante quanto parece. Portanto, no mundo real, essa justificativa não cabe, já que tudo se pode aprender.

2. “Não é o momento certo”

Dependendo da situação, talvez não seja o momento certo, mesmo. Mas, em geral, essa é só outra das 7 mentiras que contamos para continuarmos na zona de conforto. Da mesma forma que a premissa anterior, ela denota um sentimento de medo por trás; como se você, novamente, estivesse dizendo que não é bom o suficiente.

Publicidade

Publicidade

Na verdade, “o momento certo” não existe, pois você determina qual é o momento mais propício para você se empenhar em desenvolver a tarefa x ou y. Em vista disso, fica a seu cargo definir quando investir em algo.

3. “Vou começar quando…”

Essa frase é, na verdade, um perigo. Isso porque você acaba condicionando uma coisa a outra. Entretanto, nem sempre elas não necessariamente têm alguma relação. Por isso, seria interessante repensar a condição que você utiliza para começar a fazer algo.

O tempo, por exemplo, é de fato uma questão complicada. Porém, não se pode negar que você pode fazer tentativas de administrar sua agenda para inserir uma nova atividade. Inclusive porque talvez depois já seja tarde.

Quanto antes puder começar, melhor.

4. “Eu não sou inteligente ou capacitado o suficiente”

Quando não se têm os conhecimentos teóricos necessários para realizar uma tarefa, é possível aprender na prática. Pelo menos, você pode tentar aprender. Nesse caso, você é possível analisar as experiências que você já tem e se esforçar para cumprir com o dever que lhe couber.

Publicidade

Publicidade

Portanto, mesmo que não se tenha domínio sobre um determinado assunto, pode-se fazer um esforço para aprender na prática, de um jeito ou de outro. Basta estar aberto a isso.

5. “Eu sei bem como funciona, por isso continuarei fazendo assim”

A verdade é que as pessoas precisam estar abertas a fazer uma determinada atividade de maneiras diferentes.

Por vezes, temos a impressão de que sabemos de tudo sobre um assunto específico. Porém se, de repente, nos deparamos com o mesmo assunto de maneira diferente, tendemos a estranhar.

A verdade é que sempre há outros caminhos e outras possibilidades e devemos conhecê-los e sempre abraçar novas oportunidades. Até porque, ninguém merece fazer a mesma coisa do mesmo jeito sempre, né?

6.  “Eu tenho que fazer tudo sozinho”

Para começar, essa mentira é perigosa de se contar, pois nem sempre estamos de fato sozinhos. Em geral, temos pessoas com quem contar para dividir as tarefas.

Publicidade

Publicidade

Trabalhar em equipe é bom para esse fim, inclusive. Tendo outras pessoas para dividir as tarefas, elas podem ser entregues com o devido zelo e cuidado. Afinal, projetos precisam de disponibilidade, energia e tempo. Essas são as vantagens do trabalho em equipe, já que ninguém sairá sobrecarregado por haver a devida distribuição de tarefas.

Fora que, assim, o número de entregas será maior e, como consequência, novos projetos também surgirão. Certo?

7. “Eu não posso falhar”

Essa é uma mentira das grandes e carrega consigo um peso gigante para quem pronuncia. Em todo caso, ela evidencia o medo do fracasso. Mas, às vezes, ele acontece — e tudo bem.

Nem sempre é fácil se dispor a fazer algo que é sua chance única, entretanto é necessário. Afinal, é aquele ditado: “você não vai saber, se não arriscar”.

Grandes nomes tiveram de passar por muitas coisas antes de conquistarem seu espaço (de ouro). No fim das contas, é uma necessidade de abraçar quantas oportunidades vierem, até se obter algum êxito. Até mesmo porque, aprendemos com os erros, não é mesmo?

Publicidade

Publicidade

Enfim, essas são as 7 mentiras que contamos para não sair da zona de conforto. Esperamos que você não as use, hein.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.