O que é mercúrio retrógrado? Significado e como ele interfere nos signos

O termo pode parecer um pouco estranho a primeira vista, mas Mercúrio Retrógrado tem um significado bastante lateral e significa que o planeta Mercúrio entra em movimento de retrogradação, ou seja, “anda para trás”, não exercendo o sentido convencional de sua rotação.

Normalmente este fenômeno astrológico acontece 3 vezes por ano. No ano de 2021 o primeiro foi entre 30 de janeiro e 20 de fevereiro, o segundo será entre 29 de maio e 21 de junho e o terceiro de 29 de setembro a 17 de outubro.

É comum que durante os períodos de Mercúrio Retrógrado as pessoas sintam algumas mudanças na energia, disposição e motivação. De acordo com a astrologia isso acontece porque o Mercúrio é o planeta que rege a comunicação, fluxo de pensamentos,  vida social e trocas de informações.

Portanto, com tantas influências, sua retrogradação acaba influenciando questões como tensões familiares e nos relacionamentos, dificuldade financeira e, principalmente, dificuldades em se comunicar, visto que Mercúrio está totalmente relacionado a esta inteligência.

Além disso, no campo da saúde o planeta também está relacionado às mãos, braços, pulmões e sistema nervoso.

Os signos de Gêmeos e Virgem são regidos por este planeta o que explica as características em comum de ambos, em especial a habilidade comunicativa.

mercúrio retrógradoO Mercúrio no Mapa Astral

Assim como cada pessoa tem um Sol, um Ascendente e uma Lua, a posição que os planetas ocupam no céu também muda de acordo com cada nascimento.Portanto, o Mercúrio,  Vênus, Saturno, Netuno, enfim, cada planeta estava sob a regência de um signo no momento do nascimento.

Sendo assim, o ideal é que você tenha a leitura completa do seu mapa para assim ter uma leitura mais aprofundada sobre a sua personalidade. Neste contexto, o Mercúrio representa a forma que nos comunicamos e, de forma mais profunda, como nos expressamos para o mundo, como nos comunicamos.

Por exemplo, uma pessoa que nasceu com o Mercúrio em Touro terá uma comunicação mais lenta, tendendo a diálogos longos, construtivos e com pouco embate. Às vezes apaziguadora. Já uma pessoa com o Mercúrio em Áries tende a ter conversas mais impulsivas e vigorosas.

Também existe uma relação do planeta com a Casa do Mapa Astral. Cada Casa  determina uma parte da personalidade da pessoa. Então, alguém que tem o Mercúrio na Casa 1, por exemplo, terá a comunicação como parte chave da sua personalidade.

Como passar pelo Mercúrio Retrógrado?

Dante de uma influência tão grande e que se estende para diversas facetas da nossa personalidade, o Mercúrio Retrógrado é  um momento de maior introspecção e dificuldades. Mas também pode ser lido como o momento ideal para revisitar coisas do seu passado e superá-lo.

Algumas pessoas preferem viver estes períodos como uma prova recuperação em que você tem a oportunidade de refazer e “recuperar” a nota. Isso porque os movimentos de retrogradação vão e voltam, portanto, é preciso encará-los com olhos ao menos tranquilos para que você não acabe em um looping de reclamar de tudo por conta deste movimento.

Devido a esta relação extremamente próxima de Mercúrio com a nossa mente e forma que elaboramos pensamentos e os comunicamos, é comum se sentir confuso e com poucas perspectivas de mudança e transformação de vida.

São coisas que acontecem com frequência neste cenário espacial: problemas de conexão com a internet, dificuldade de compreender um determinado assunto, celular ou notebook quebram. Por isso, paciência é fundamental em tempos de Mercúrio retrógrado.

Neste período, procure entender a energia que paira e acatar, construindo alternativas para pensar o seu momento. Além disso, procure refletir sobre as suas escolhas e use o momento de introspecção ao seu favor.

Estratégias para passar este período retrógrado

Diante de toda esta abertura para o universo interior, você pode praticar diversos tipos de meditação para aliviar os sentimentos que vêm à tona. Uma opção é o Reiki, feito por um profissional com o objetivo de aliviar pensamentos e angústias.

Outra opção são aulas de yoga com professores que utilizam este momento para práticas mais internas. Ou ainda, caso essas opções não sejam viáveis, procure momentos de meditação, com incensos, pedras, plantas e outros elementos que podem ajudar a energizar sua prática.

É muito importante que você consiga criar um momento para estas práticas, pois a concentração e a conexão consigo mesma é o principal elemento dessas práticas para que você consiga passar por esse período com espiritualidade e coragem para enxergar as mudanças necessárias.

Também vale lembrar que não é um bom momento para novos negócios ou projetos que exijam a sua atuação de forma intensa para se estruturar.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.