Publicidade

Miguel – Significado do nome, origem e popularidade

Dar nome a alguém, seja quem for, é sempre um desafio. Isso porque esse é o nome que alguém vai carregar pela vida toda. Sendo assim, a escolha precisa mesmo ser bem feita. Então, se você vai ter um filho em breve, é melhor já ir considerando as opções. Então, vamos ver, a seguir, o significado do nome Miguel e os motivos para batizar seu filho com este nome.

Publicidade

Origem e Significado do nome Miguel

Publicidade

O nome Miguel é de gênero masculino e tem origem no hebraico Mikhael. Assim, o significado do nome Miguel é “quem é como Deus?” ou, ainda, a resposta para essa pergunta (retórica): “ninguém é como Deus”.

Publicidade

Publicidade

Assim, esse é um nome muito importante para o cristianismo, em especial para o catolicismo. Afinal, refere-se a um personagem bíblico muito importante, que é pouco mencionado, porém muito poderoso, visto que lutou contra o diabo e o derrotou; lutou contra Lúcifer e outros anjos caídos, e venceu: o arcanjo Miguel.

Dessa forma, o Arcanjo Miguel é patrono dos guerreiros. Além disso, também é padroeiro de doentes e aflitos.

Publicidade

Publicidade

Inclusive, após a aparição do anjo em Mont-Saint-Michel, na França, no século 8, São Miguel é considerado, também, patrono de paraquedistas e marinheiros.

Esse nome se encontrou, pela primeira vez em registros, sob a forma Micael, em Portugal, ainda no século 2.

O nome também surgiu na Inglaterra, sob a variante Mighel, durante a Idade Média. Inclusive, na Irlanda, esse é um nome bastante popular, sob a forma Michael, que é a forma que mais se usa, por exemplo, nos Estados Unidos.

Sob a forma Michael, o nome tem como figura ilustre o cantor, já falecido, Michael Jackson, que inclusive ficou conhecido como “Rei do Pop”, e até hoje tem forte influência sobre artistas cantores do mesmo gênero.

Às vezes, os pais têm medo de escolher nomes, pois tudo que querem é evitar prejudicar a formação dos filhos de alguma forma. Mas com certeza o nome Miguel pode ser uma boa escolha, já que se trata de um nome forte em vários aspectos.

Popularidade do nome Miguel

Publicidade

Publicidade

O nome Miguel está no ranking 123° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. O nome apresentava oscilação no crescimento (gradual) até o ano de 1990, quando passou a crescer exponencialmente. Dessa forma, chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 2000.

Sendo assim, os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são Paraná, Rio de Janeiro e Pará – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade nome Miguel

Também, nos Estados Unidos, o nome Miguel ocupava o ranking 199º entre os nomes mais populares, em 2019. Por sua vez, no ano de 2018, na Inglaterrra, o nome ocupava o ranking 555º.

Já em países como a Espanha, o nome ocupava o ranking 23º, em 2019. Ainda, em Portugal, já no ano de 2020, o nome Miguel ocupava a décima posição do top 10 nomes mais populares.

Também no ano de 2020, o nome chegou a ocupar a primeira posição entre os nomes mais populares do Brasil, nos registros de recém-nascidos.

Personalidade do nome MiguelPersonalidade nome Miguel

Publicidade

Publicidade

Os representantes do nome Miguel são aqueles que buscam a estabilidade, nos amplos sentidos da palavra. Em geral, são pessoas pé no chão e que, assim, seguem conservadoras em suas crenças, vocações e regras.

Os rapazes que têm esse nome, dessa forma, costumam ser decididos. Sabem, portanto, desde cedo, o que querem para suas vidas e, conforme elas correm, esses meninos procuram alcançar seus objetivos.

Em geral, os representantes do nome Miguel são pessoas honestas e responsáveis. Eles têm um caráter íntegro.

A verdade é que quem tem esse nome pode ser bastante prático e gosta de planejar. Inclusive, também é pontual.

Aliás, um parêntesis importante é que quem tem esse nome, mesmo tendo planos tão fixos, não gosta de uma vida rotineira: eles gostam mesmo é de viver boas aventuras.

Personalidades famosas

Publicidade

Publicidade

No Brasil, quem se destaca com esse nome é o ator Miguel Fallabella. Afinal, ele é ator, cineasta, dublador, roteirista e diretor teatral.

Ainda, outra figura importante é a do romancista Miguel de Cervantes, o qual foi um dramaturgo e poeta castelhano no século 16.

Apelidos

  • Mi
  • Mica
  • Guel
  • Miguelito

Variações

  • Maicon
  • Michael
  • Michel
  • Mighel
  • Mikael
  • Mizael

Nomes relacionados

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.