Publicidade

Luna – Significado do nome: descubra os motivos para batizar sua filha

Escolher um nome para os filhos nunca é uma tarefa fácil. Pensando nisso, separamos esse texto só para falar do nome Luna, o significado dele e os motivos pelos quais você deveria batizar sua filha com ele.

Publicidade

Publicidade

Afinal, as pessoas em geral gostam de escolher um nome que reflita algo simbólico para dar para seus filhos. No meio disso, Luna é um nome cheio de significado e muito bonito. Por isso, pode ser uma boa escolha.

Publicidade

Publicidade

Confira, pois, a respeito de Luna – significado do nome e tudo que você precisa saber sobre ele.

Origem e Significado do nome Luna

O nome feminino Luna significa “Lua”, “a iluminada” e “a feminina”. Inclusive, ele tem origem a partir do latim Luna. Este, por sua vez, significa literalmente “Lua”. Em vista disso, trata-se de fato de um nome muito bonito.

Publicidade

Publicidade

Até porque a Lua é o astro que melhor se pode ver durante a noite. Embora não possua luz própria, é lua um dos astros que mais se admira por sua beleza. Aliás, é ela que interfere nas marés, dado que as águas oceânicas são atraídas pelo deslocamento orbital realizado por ela.

Inclusive, em milhões de anos, a superfície lunar permanece ilesa. Desse modo, a Lua simboliza esperança, passividade e receptividade.

Também, vale dizer que Luna é o nome de uma deusa romana (Selene) que, para os gregos, é a personificação da própria Lua.

Desse modo, segundo a mitologia, ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer.

Sendo assim, logo se percebe que esse é um grande nome e que, portanto, pode ser uma boa escolha para dar à sua filha.

Popularidade do nome Luna no Brasil e no mundo

Publicidade

Publicidade

Luna é um dos nomes menos comuns no Brasil. Para se ter uma ideia, ele ocupa a posição 961° do ranking de nomes femininos mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Até 1970, ele era um nome pouco usado. Porém, a partir da década de desse mesmo ano o nome só cresceu no registro civil de bebês do sexo feminino.

Nesse sentido, os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são Roraima, Acre e Piauí – nessa ordem. Veja mais no gráfico abaixo.

Luna - significado do nome

Até a década de 1970, havia apenas 72 pessoas registradas com esse nome feminino, segundo o censo. Porém, a partir daí o nome só cresceu entre as meninas, passando de 1.000 registros, atingindo, nos anos 2000, 7.219 registros.

Nos Estados Unidos, por sua vez, o nome Luna ocupa a 23ª posição entre os nomes femininos mais populares, de acordo com os dados de 2018 da Administração do Seguro Social.

Aliás, de maneira semelhante ao Brasil, esse nome cresceu exponencialmente na década de 2000, indo da lista dos 1.000 nomes populares para a lista dos top 100, ocupando a 77ª posição em 2016.

Publicidade

Publicidade

Isso prova que Luna é mesmo um dos nomes mais bonitos ou, pelo menos, um dos que merecem ser admirados. Portanto, pode ser uma bela escolha de nome.

Personalidade do nome Luna

As pessoas que têm esse nome costumam ser objetivas e responsáveis. Também, refere-se a uma menina e a uma mulher generosa, de espírito aberto, mesmo estando inclinada a levar uma vida um tanto superficial.

Além disso, Luna é nome de uma personalidade feminina que sabe se impor. Portanto, não é um problema para as Lunas exporem suas ideias e se defenderem quando acharem que devem.

Também, as Lunas costumam ser criativas e originais e não têm medo da comunicação, da alegria e do otimismo. Desse modo, podem ser ótimas companhias para qualquer um. Além disso, claro, têm potencial para o empreendedorismo, em especial se receberem um bom incentivo.

Afinal, para tanto, só precisam mesmo elevar sua autoestima.

Publicidade

Publicidade

Outro traço das representantes desse nome é que elas são exigentes e críticas em relação aos outros, pois acreditam que, assim como elas, todos de desenvolver habilidades e competências. Nesse sentido, importa que os pais ensinem a prática da empatia desde cedo.

Quem se chama Luna: Luna Lovegood

A verdade é que o nome Luna ganhou popularidade ao redor do mundo com a saga Harry Potter, com a personagem Luna Lovegood. No filme, Luna é interpretada pela atriz Evanna Lynch. Confira abaixo.Luna do Harry Potter

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.