15 nomes de mulheres importantes para batizar a sua filha – Confira!

Não dá para negar que escolher os nomes dos filhos é um dilema. Afinal, ora os pais querem homenagear alguém, ora querem um nome que tenha relevância (na história, no país, no mundo)… E, depois, só querem um nome bonito, mesmo. Mas, para ajudar nessa decisão, separamos 15 nomes de mulheres importantes para você dar para a sua menina. Confira!

1. Amelia

Apesar de não ser a primeira mulher mais importante da História, seguindo a ordem cronológica, Amelia Earhat viveu entre 1897 e 1939 e, sobretudo, ganhou destaque na história por ser a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico.

Sendo assim, Amelia tornou-se um grande símbolo da aviação. Ainda, ela foi a primeira mulher, também, a receber a Cruz de Voo Distinto.

A piloto, então, desapareceu no Oceano Atlântico enquanto fazia um voo de volta ao mundo.

2. Joana

Outro nome de grande importância é o de Joana D’arc. Afinal, essa francesa foi chefe militar da Guerra dos Cem Anos.

Joana passou de camponesa analfabeta a chefe de um exército durante a guerra. Sem dúvidas, um grande feito em sua vida de curta duração. Mas, em 1431, Joana D’arc foi executada como herege.

A igreja, porém, séculos mais tarde a canonizou. Isto é, em 1920, depois de tudo, Joana foi canonizada pela Igreja Católica e, hoje, é considerada uma santa.

3. Margaret

Por sua vez, Margaret Thatcher foi a primeira mulher a se tornar ministra no Reino Unido. Por sua atuação, Margaret, inclusive, passou a ser chamada de a “Mulher de Ferro”.

Até porque, ela foi a primeira pessoa a ocupar o cargo por mais tempo. Nesse sentido, Margaret cumpriu três mandatos no cargo de Primeiro Ministro, durante o século XX. Aliás, com maior precisão, Margaret ocupou o referido cargo de 1979 a 1990.

Durante esse período, a governante foi uma grande defensora das ideologias do liberalismo clássico.

4. Rosa

Rosa Parks foi ativista símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA. Nesse sentido, ela foi o pivô do boicote aos ônibus de Montgomery. Dessa forma, ela conseguiu acabar com a lei de segregação racial nos transportes públicos nos EUA.

Por isso, esse nome tem grande importância para a sociedade, em especial para o que diz respeito à desigualdade racial.

5. Teresa

Madre Teresa de Calcutá é um dos 15 nomes de mulheres importantes. Portanto, Teresa também é uma ótima escolhe de nome para você batizar a sua filha. Afinal, essa albanesa (naturalizada indiana) dedicou toda sua vida a cuidar dos pobres.

Inclusive, o Nobel da Paz de 1979 destinou-se a ela e, também, o Papa Francisco, em 2016, a canonizou. Além do quê, foi ela quem fundou a Congregação Missionárias da Caridade (presente em 139 países). Grande beata! Não acha?

6. Valentina

Valentina é outra referência importante. Afinal de contas, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir ao Espaço e a única, ainda hoje, a realizar um voo solo. Devido a isso, recebeu as duas maiores condecorações nacionais: a Ordem de Lenin e Herói da União Soviética. Por isso, é uma bela escolha de nome para a sua menina.

7. Anita

Por sua vez, Anita Garibaldi, conhecida como “A Heroína dos Dois Mundos”, foi uma brava guerreira que se apaixonou e lutou ao lado do guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi. Assim, a luta de Anita era pela independência Gaúcha do Brasil e pelo Resorgimento, movimento de unificação da Itália.

Grande mulher e grande referência de nome!

8. Kathrine

A primeira mulher a participar de uma maratona foi Kathrine Switzer. Sendo assim, Kathrine desafiou as regras e, no ano de 1967, foi a primeira mulher a correr uma maratona. Depois disso, a atleta criou a fundação 261 Fearless pela luta de igualdade de gênero nos esportes.

Portanto, para as mamães e papais esportistas, aí está uma boa referência.

9. Bertha

A primeira mulher a receber o prêmio Nobel da Paz se chamada Bertha Von Suttner. Em sua principal obra, Abaixo as armas!, a autora reuniu a literatura e a luta pelo desarmamento. Assim, ela publicou sua obra em um jornal dedicado à Paz e, em 1905, recebeu o Prêmio.

10. Yoani

Yoani Sánchez é uma jornalista cubana revolucionária. Afinal, ela publica artigos em seu blog pela liberdade de expressão em Cuba. Assim, ela conseguiu levar informações do país para fora.

11. Sofia

Desta vez, a referência é Sofia Ionescu-Ogrezeanu, a primeira neurocirurgiã da história. Essa mulher, que a princípio era estudante de oftalmologia, se voluntariou a tratar dos prisioneiros soviéticos, quando começou a operar cirurgias de amputação.

Mais tarde, Sofia foi quem realizou uma cirurgia de emergência no cérebro de uma criança, durante os bombardeios de 1944 em Bucareste. Então, Sofia passou a se dedicar à neurocirurgia.

Sendo assim, Sofia foi uma heroína e não podia ficar de fora dessa lista.

12. Carlota

Um entre os 15 nomes de mulheres importantes está o de Carlota Pereira de Queirós. Afinal, essa médica foi muito importante na Revolução Constitucionalista de 1932! Pois prestou assistência aos feridos, organizando um grupo de 700 mulheres.

13. Carmen

Outra figura importante foi Carmen Miranda, atriz e cantora. Ela é a dona do hit O que é que a baiana tem? e chegou a ser a artista mais bem paga dos Estados Unidos nos anos 40.

14. Enedina

Também, Enedina Alves Marques foi a primeira mulher negra a se formar como engenheira no Brasil e a primeira a concluir o curso na universidade paranaense, mesmo diante das dificuldades. Portanto, Enedina é uma ótima referência de nome para os pais que querem uma filha capaz de provar que nenhum sonho é impossível.

15. Dandara

Voltando um pouco na história, tem a figura de Dandara. Por sua vez, Dandara foi a mulher de Zumbi dos Palmares. Nesse sentido, Dandara lutou ao lado de Zumbi pela libertação dos negros no período colonial. Acima de tudo, Dandara não fugia de nenhuma briga, por isso merece estar entre os 15 nomes de mulheres importantes.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.