Publicidade

Nomes femininos com A – dos mais populares, aos mais ousados

Os nomes femininos com A têm uma grande adesão entre os brasileiros, principalmente, Ana e Ágata. Estes estão a três anos consecutivos presentes na lista dos nomes mais registrados em cartório. A decisão, no entanto, não costuma basear-se, somente, na popularidade, mas, também, no significado e na origem da palavra.

Publicidade

Publicidade

O significado dos nomes é uma prática existente desde os primórdios da humanidade. Entre os japoneses, por exemplo, eram dados nomes que representassem a personalidade da criança. Já os índios brasileiros nomeiam depois de uma certa idade, fazendo referência a aspectos da fauna e flora.

Publicidade

Publicidade

Além da origem histórica destas palavras, é comum homenagear o bebê com um nome que tenha um significado diferente para os pais, prova de que este fator identificará o filho para sempre, o que pode ir além da escolha por uma fonética agradável.

Para te ajudar na decisão do nome do bebê, confira aqui uma lista de significados dos 20 principais nomes femininos com a inicial A.

Nomes dos principais nomes femininos com A

Publicidade

Publicidade

Alice

O significado do nome Alice é de veracidade, sinceridade, designado para uma pessoa autêntica. Sua origem vêm da Grécia antiga, em que o nome “Alethos” era designado para algumas crianças do sexo feminino que compunham a linhagem real. A popularização do nome aconteceu logo depois da famosa obra de Lewis Carroll, em 1865, “Alice no país das maravilhas”, uma história que narra as aventuras lúdicas de uma moça jovem. O nome conta com mais de 61 mil registros desde 2000.

Ana

O nome Ana significa aquela que tem compaixão, misericórdia. A origem é do hebraico Hannah, palavra que fazia referência ao punhal que os cavaleiros usavam ao lado da espada, caso este não pedisse perdão por atos de blasfêmia ou crimes. Dessa forma, rapidamente, o termo popularizou-se para quem pedisse por compaixão.

Em geral, Ana é usado em nomes compostos – dados mostram que 1,62% da população brasileira foi batizada com este nome até o início do século XXI.

Publicidade

Publicidade

Antonella

O nome Antonella significa mulher digna ou companheira. A origem do nome é latina, apesar de ter bastante registro, também, na Itália. Outras interpretações apontam para significação de uma pessoa de valor inestimável ou pela qual você tem grande apreço. É uma versão feminina do nome “Antônio”, que em romano quer dizer “valioso”.

Alana

Alana significa aquela que é simpática ou que presta muita atenção aos outros. A sua origem Celta ainda acrescenta a possibilidade de designar àquela que é linda, muito apreciada. Acredita-se ainda que ela seja uma adaptação dos nomes célticos Allen ou Aliène, usados para designar rochas e pedras, uma referência de força e conquista.

Ayla

Publicidade

Publicidade

O significado de Ayla é luz da lua, carvalho ou luar. O nome possui duas origens, a Turca, que faz referência à bandeira da Turquia, a qual contém o anoitecer, e a outra hebraica, na qual a palavra Eilah quer dizer carvalho ou terebinto, uma pequena árvore da região mediterrânea.

Analu

Analu é uma mistura do nome Ana com Luisa ou Lucius (que significa luz, em latim). Sua origem é bastante contemporânea. Quando a mistura dos nomes é feita com dois prefixos femininos, une-se o significado de Hannan, que quer dizer cheia de graça ou misericordiosa, e de Luisa, que quer dizer famosa ou ilustre. Juntos, portanto, Analu significa tanto ilustre quanto misericordiosa.

Ágata

Ágata quer dizer uma pessoa bondosa. Ela é uma tradução do latim Agathós, que significa algo bom. O nome teve ascendência após a morte da santa cristã, Santa Ágata, executada por perseguidores no ano 251, na região da Sicília, na Itália.

Publicidade

Publicidade

Amanda

O significado do nome Amanda é aquela que merece ser amada. Sua origem do latim Amandu quer dizer uma pessoa afetiva, cheia de pretendentes e que é cativante por natureza. Outras interpretações ainda apontam para uma pessoa dinâmica, que consegue resolver problemas com facilidade.

Amélia

Amélia quer dizer “vítima” ou aquela que sofre ou, ainda, cúmplice.  O nome é uma variação do tradicional Amália, que tem origem grega, significando árdua luta. Nos últimos anos, o nome tornou-se mais popular, chegando a entrar para a lista dos 100 nomes mais registrados no Brasil.

Andressa

Publicidade

Publicidade

O nome Andressa significa aquela que tem força, é batalhadora ou cheia de coragem. A sua origem é grega, como uma versão feminina de André, que na língua significa forte ou robusto. Tradicionalmente, era utilizado por pais em que o desejo para seus filhos era de que fossem servir nas guerras ou tivessem maridos que o fizessem.

Aurora

Aurora significa o nascer do sol ou raiar do dia.  A palavra deriva do próprio português e outras línguas de origem latina, oriundos da palavra alvorada. Na população oriental, o nome quer dizer aquela que brilha como ouro ou aquela que nasce no oriente. Entre os gregos ainda é aquela que se referia à deusa romana, que na mitologia grega era equivalente à deusa Eos, a qual transformava a noite em dia.

Ariane

Ariana significa aquela que é pura ou santa. Sua origem é uma versão francesa do grego Ariadne. Na mitologia, esta é a filha do rei Creta – uma jovem que ajudou seu amado Teseu a fugir do labirinto do Minotauro, sacrificando, inclusive, a própria vida para tal.

Publicidade

Publicidade

Ângela

Ângela significa mulher angelical ou mensageira de Deus. O nome é uma adaptação do grego Ággelos, que quer dizer anjo. O nome foi muito popular durante o período bizantino em que os judeus eram cassados em países cristãos. O batismo com esse nome servia como uma espécie de tentativa de proteção dos pais aos seus filhos, num tempo tão vulnerável.

Andréia

Andréia, na versão feminina, quer dizer uma pessoa de muita influência. Sua origem vem do italiano Andrea, um nome masculino que significa homens de virilidade, saudáveis e fortes. Outros estudiosos defendem que o uso no feminino aproxima-se do uso no masculino: mulher muito feminina, cheia de vitalidade.

Adriana

Publicidade

Publicidade

Adriana significa aquela que vem da Ádria ou da água, um nome muito utilizado para identificar aquelas que vinham da cidade italiana banhada pelo mar Adriático. Coincidentemente, em latim, a palavra aeter quer dizer “escuro”, uma característica do povoado desta região que tinha a pele mais escura que o restante dos italianos.

Aline

Aline quer dizer pessoa graciosa, elegante ou atraente. O nome tem origem do latim, Alina, era usado para identificar aquelas que vêm de linhagens reais ou de famílias do alto escalão. Tradicionalmente, é usada para as crianças que são bastante realistas e não costumam ser muito imaginativas.

Aisha

Aisha significa vivacidade, querida. No uso latino, é atribuído às moças novas ou criadas e servas por conta da energia e da disposição na prestação dos serviços domésticos. Sua origem, no entanto, vem do árabe – Aisha era o nome da terceira mulher de Maomé, que, depois da morte do profeta, segundo a história, foi para a guerra em busca de vingança.

Publicidade

Publicidade

Antônia

Antônia significa aquela que é valiosa ou impossível de ser colocada a preço. O nome é uma versão feminina do grego Antonius, que na língua representa aquele que tem grande valor ou é repleto de flores.

Alessandra

Alessandra significa aquela que é protetora do homem, defensora da humanidade ou, ainda, a que repele os inimigos. O nome é uma versão italiana de “Alexandra”, que em grego significa repelir. O uso no masculino aparece na bíblia em mais de um personagem, durante o Novo Testamento.

Angélica

Publicidade

Publicidade

Angélica significa aquela que é angelical ou que tem o toque dos anjos. O nome é mais um daqueles que tem a sua origem na Grécia, cujo significado original da palavra angeliké quer dizer puro como anjo ou mensageiro de Deus.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.