Publicidade

Nomes femininos com B – dos mais populares, aos mais ousados

Publicidade

Dar o nome para alguém é uma decisão de grande responsabilidade. A nomenclatura faz parte da identidade que acompanhará a vida toda, quando o significado é positivo ou tem a ver com a personalidade da pessoa, é normal que o nome só venha a acrescentar os aspectos positivos.

Publicidade

Os nomes femininos com B não são muito populares nos países latinos. Apesar das poucas utilizações, você pode conferir, abaixo, uma lista dos 10 principais nomes com a inicial B e alguns significados que chamam a atenção.

Publicidade

Significado dos principais nomes femininos com B

Publicidade

Beatriz

Beatriz significa aquela que traz felicidade ou que deixa os outros contentes, quem tem presença agradável.  A origem do nome vem do latim beatus, que quer dizer “quem faz os outros felizes”. Outra possibilidade histórica é uma adaptação do termo viatrix qyue, em latim, viajante, peregrino.

Publicidade

Publicidade

Bianca

O nome Bianca quer dizer branca, clara ou cândida. O nome é uma versão italiana de Branca, ainda mais comuns nos países de língua espanhola, como Blanca. A inspiração da palavra como uso para nomes próprios, ao invés de sua original característica, como adjetivo, veio das influencias do escritor William Shakespeare, com as personagens que fazem parte da peça A Megera Domada e Othello.

Bruna

Bruna significa morena, bronzeada. A sua origem é da palavra nórdica brun, que quer dizer da cor do fogo. Em outras línguas, outras palavras assemelham-se muito com o nome, como o inglês brunette, usada para identificar aqueles que têm cabelo e olhos castanhos.

Bárbara

Publicidade

Publicidade

Bárbara significa aquela que é forasteira, estrangeira ou estranha. A palavra foi muito usada em diversas etnias para designar povos diferentes numa conotação negativa. A etimologia da palavra, no entanto, não apresenta negatividade, uma vez que a variação do grego Bar-bar (traduzido para português bla bla bla), quer dizer “língua incompreensível”.

Brenda

Brenda significa a chefe, líder, inteligência. A origem do nome é bastante incerta, mas os estudos mais relevantes apontam para as Ilhas Sehtland da Escócia, como sendo uma versão feminina do popular nome da região Brendam, que significa, literalmente, “pequeno corvo”, uma homenagem por conta da perspicácia do animal para a caça e a sobrevivência.

Betina

Betina quer dizer promessa de Deus ou voto de Deus. O nome é uma adaptação do nome próprio Elisabete, que tem a sua raiz nas escrituras sagradas do hebraico, nas quais se usava a palavra Elishebba para expressar os juramentos dos devotos para Deus. Na bíblia, o nome aparece no Antigo Testamento, traduzido para o português como Eliseba.

Publicidade

Publicidade

Benedita

Benedita significa aquela que é benta, louvada ou abençoada. Ela é uma variação da palavra em português benedicta. A expressão, ainda hoje no uso culto da linguagem, é usada para designar aqueles cujo os outros falam bem ou que são protegidos por Deus. Sua vertente masculina, Benedito, tornou-se popular por conta do nome do monge italiano, de mesmo nome, que viveu durante o século VI.

Branca

Branca quer dizer, literalmente, aquela que é clara ou como a cor ou o adjetivo. Assim como sua versão emprestada do italiano, “Bianca”, passou a ser usada por influências do escritor William Shakespeare por conta de seus personagens homônimos na peça Othello.

Brígida

Publicidade

Publicidade

Brígida significa aquela que é forte, poderosa ou superior. Sua origem vem do irlandês, que quer dizer autoridade e poder, uma mistura das palavras em inglês brih, que significa crescer. Na mitologia local, a deusa Brighid é a deusa da luz, do fogo, aparecendo várias vezes na literatura regional.

Berenice

Berenice quer dizer vitoriosa, guerreira. Seu termo é uma adaptação da palavra grega Pherenike, uma mistura das palavras phéro, que quer dizer “trazer” e nike, que significa “Vitória”.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.