Publicidade

Nomes femininos com D – dos mais populares, aos mais ousados

O momento que se descobre que o bebê tão esperado é uma menina é uma alegria para muitos. Porém, a confusão começa quando é preciso decidir que nome colocar.

Publicidade

Publicidade

Nomes com a letra D são mais incomuns aqui no Brasil, porém, ainda assim, possuem significados únicos e muito especiais. Veja abaixo o que há por trás dessas nomenclaturas e fique atento(a).

Publicidade

menina-criança

Significado dos principais nomes femininos com D

Publicidade

Daniela/Danielle

Tem como principal significado “Deus é meu juiz” ou, também, “É o Senhor quem me julga”. É conhecida como a versão feminina de “Daniel”. Ele tem como composição “El”, que significa Deus, em hebraico.

Publicidade

Publicidade

Esse nome é encontrado desde a antigamente, na Inglaterra, antes da conquista normanda, porém, era utilizado somente em sua versão masculina por monges ou bispos daquela época.

Débora

O nome Débora significa “Abelha” ou “mulher trabalhadora e esforçada”. Tem origem do hebraico “Dehoráh”, que tem raiz semítica do elemento d b r, que é “zumbir ou zunir”, assim como “dabhár”, que significa “palavra”.

A menina com o nome de Débora vai carregar o principal sentido da alma, de sabedoria, ressurreição, daquela que é vencedora, além de obter destaque no sentido profissional.letra-d

Diana

Publicidade

Publicidade

Esse nome tem origem do latim, vem do termo “dius”, que significa, em seu sentido literal, “divina”. Já no latim arcaico, tem origem de Diviana, que vem de “natureza Divia”. Divia é conhecida como Diana, também, que é a deusa da Lua, das florestas e da caça – é conhecida como Ártemis na mitologia grega -, significando, também, “aquela que ilumina”.

Esse nome ficou mais comum no mundo depois da princesa Diana de Gales, ou também como era chamada Lady Di, cuja morte chocou o mundo em 1997, em um acidente de carro.

Denise

Seu significado vem de “Seguidora de Dionísio”, ” aquela que dá origem à água, que dá origem ao dia e à noite” ou, simplesmente, “criadora das águas”.

É um nome de origem francesa, derivado do nome masculino Dênis, que tem origem de Dionísio, o deus grego Dionysios, deus do vinho.

Publicidade

Publicidade

Dandara

Um nome um tanto quanto exótico, tem como principal significado “princesa guerreira” ou, também, “princesa negra”. O nome não tem um significado intrínseco, porém, na história do Brasil, há registro de uma negra que era escrava e guerreira, ela foi esposa do Zumbi dos Palmares, além de ter tido 3 filhos com ele.

Pouco se sabe sobre Dandara, porém, reza a lenda que ela cometeu suicídio em 1694 para não ter que voltar a ser escrava.

Dalila

Tem vários significados, conhecidos como doce, dócil, delicada, frágil, lânguida e oscilante. Esse nome tem origem hebraica, na Bíblia, exatamente no Antigo Testamento, era a parceira de Sansão, juiz do povo de Israel.

Publicidade

Publicidade

Com outros significados, Dalila, também, é conhecida na África como “a grande noite”, segundo estudiosos de nomes. Em países como a Uganda, Tanzânia e no Quênia, ele é utilizado como representação de garotas gentis, sutis e educadas.

Désirée

É conhecida como a desejada e a querida. O nome é francês e tem origem do latim, de Desideratus. Isso significa Desiderato, em português, que em forma feminina é Desiderata – desejada.

Esse nome, segundo especialistas, é uma anglicizarão do francês, no qual os puritanos – crentes do Reino Unido –  negavam todos os prazeres da carne, criando, assim, esse aperfeiçoamento do nome.

Donatella

Publicidade

Publicidade

Donatella significa dar de presente ou presente divido. O nome é uma versão feminina de Donato, originado do latim Donatus, que quer dizer dar de presente, assim como é a origem da palavra portuguesa “donativo”.

Dulce

Dulce significa, em italiano, doce, bem como da sua origem em latin dulcis. Esse nome popularizou-se durante a Idade Média, na Inglaterra, e foi trazido para o Brasil nas levas de imigrantes.

Dora

Dora significa dom, dádiva ou presente. A origem do nome vem no dôron, que na língua quer dizer presente ou presentear. Existem variações deste nome, tais como Doratéia, Doralice e outros.

Publicidade

Publicidade

Dolores

Dolores quer dizer dores ou aquela que está cheia de dores. A palavra é originária do espanhol, que quer dizer, literalmente, “dores”. Este nome também tem significado religioso entre os cristãos, uma vez que uma das versões da Virgem Maria (principalmente nas culturas latinas) é María de los Dolores.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.