Publicidade

Nomes femininos com E – dos mais populares, aos mais ousados

O nascimento de uma criança sempre é uma dádiva aos olhos dos pais. Entre as tantas responsabilidades que precisam assumir desde a notícia da gravidez é a decisão do nome. Quando tratam-se de nomes femininos, as opções são inúmeras. Para te ajudar a encontrar aquele que mais encaixa-se a sua filha, segue uma lista com o significado dos 20 principais nomes femininos com E.

Publicidade

nomes-femininos-com-f
Publicidade

Historicamente, os nomes eram escolhidos mais pelo significado do que pela fonética. Com o passar dos séculos, muitas tradições perderam-se, mas, ainda assim, é de extrema importância para muitos certificar-se de que a interpretação da opção escolhida corresponde com algo positivo na visão dos familiares.

Publicidade

Publicidade

Eloá

O nome Eloá significa “Deus” ou “Divino”. A versão feminina foi uma adaptação do nome Eloah, que, em latim, quer dizer, literalmente, Deus. Em várias inscrições sagradas, inclusive na Bíblia, existem várias interpretações desta palavra, a mais antiga é em aramaico como Eláh.

Publicidade

Publicidade

Emanueli

Emanueli significa Deus está conosco ou presença de Deus. Sua origem é hebraica, como uma versão feminina adaptada de Immanuel, que na língua quer dizer “Deus está conosco”. Nas culturas hebraicas, o nome foi um dos letra-evários títulos de Jesus Cristo. A interpretação faz com que o nome represente a fé e a espiritualidade.

Esther

Esther significa estrela ou céu estrelado. Sua origem vem do hebraico, que quer dizer “estrela”. Sua simbologia carrega interpretações diversas, já que seu significado é um tanto quanto genérico, alguns podem dizer que se trata de luz, outros de mistério ou imensidão.

Elisa

Publicidade

Publicidade

Elisa quer dizer “o meu Deus é um juramento” ou “promessa divina”.  Este nome é uma versão mais curta do nome Elisabete, que tem uma origem religiosa vinda do hebraico Elishebba, que traduzido quer dizer “Juramento a Deus”.  Outra possível origem etimológica da palavra é da língua fenícia elizah, que significa “alegre”.

Emili

Emili significa aquela que fala bem ou é agradável.  A maior utilização do nome foi em Portugal e em outros países de língua portuguesa, na versão Emilia. Sua origem está relacionada à lenda grega, cujo personagem Aimylios é batizado com tal nome por ter uma linguagem agradável, que conforta. O nome, ainda hoje, é muito usado em países das regiões anglo-saxônicas.

Eduarda

Eduarda significa aquela que protege ou protetora das riquezas. O nome é de origem inglesa, como uma adaptação do masculino Haddaward, cuja etimologia quer dizer “guardião das riquezas/bens”. Esse nome, portanto, pode ser utilizado para aqueles que querem depositar no nome da filha uma questão de afeto, como uma guardiã.

Publicidade

Publicidade

Érica

Érica significa águia, soberana, gloriosa ou aquela que reina. Sua origem vem da língua germânica, Erarich, na qual a tradução quer dizer senhor, príncipe ou governante. O nome era bastante usado entre os militares e por descendentes de linhagens reais, na qual, entre os homens, o “Erico” já pré-destinaria o futuro da criança como uma pessoa de poder.

Eliana

Eliana significa aquela que é natural da Élida ou que pertence à mãe natureza. Existem várias possíveis origens para este nome, mas todas estão de alguma forma conectadas com a espiritualidade relacionada à natureza. Em latim, Aealinaquer quer dizer da natureza. Enquanto isso, no hebraico, El Elion significa “O Altíssimo”.

Eva

Publicidade

Publicidade

O nome Eva quer dizer aquela que vive ou cheia de vida. O nome tem forte conotação religiosa por conta do capítulo Gênesis da Bíblia, com a interpretação daqueles que seriam os primeiros seres humanos a habitar a terra: Adão e Eva. Em hebraico, o nome Hawwá quer dizer “ela viveu” ou “aquela que vive”.

Elizabeth

Elizabeth significa “abundância” ou “Deus é meu juramento”. O nome tem origem hebraica da palavra Elishebba que quer dizer, justamente, “juramento para Deus”.

Estela

Estela significa estrela. A palavra pode gerar várias interpretações, como preciosidade, esperança, luz, beleza ou imensidão. No entanto, sua origem do grego, astér quer dizer estrelado.

Publicidade

Publicidade

Eloísa

Eloísa significa saudável ou aquela que não adoece. Sua grafia também é comum com a inicial H. A origem é germânica, do então Helewidis, uma junção das palavras heil, que quer dizer saudável e wid que significa larga, completando, assim, uma expressão que significa algo como “muita saúde”.  Outra interpretação pode classificar o nome da derivação do nome Helios, que em grego quer dizer sol.

Evelin

Evelin quer dizer avelã ou maça. A origem vem do alemão Avelina, que quer dizer, literalmente, avelã. Nos primeiros registros encontrados por etimólogos, ele fazia parte somente de sobrenomes, principalmente entre as famílias que vinham da cidade de Abella – local conhecido pela larga produção de maças. No entanto, quando adaptado pelos ingleses, transformou-se em nome próprio.

Elza

Publicidade

Publicidade

Elza significa “Deus é juramento”. É uma variação do nome Elizabeth ou Elsa, os quais têm o mesmo significado. Sua origem vem do hebraico Elishebba, que quer dizer “meu deus é abundante”.

Elen

Elen significa aquela que brilha ou reluzente, o nome também é muito comum com a inicial H. A origem do nome vem do grego, que quer dizer tocha ou raio de sol. Na mitologia ela deu origem ao nome do povo helenos, os quais usaram esta designação para indicar sorte e poder.

Emma

Ema significa aquela que é de todos ou a universal. Sua origem vem do germânico, que quer dizer “universalizado”. Ainda assim, os principais registros deram-se na Inglaterra, principalmente, após as influências da rainha Emma da Normandia, que reinou por volta dos anos 1002.

Publicidade

Publicidade

Elisângela

Elisângela significa angelical ou “deus em abundância”. Acredita-se que este nome tenha sido uma mistura de Ângela (latim Aggelo), que quer dizer angelical ou, simplesmente, anjo, como Elisa ou Elisabeth (do hebraico Elishebba), que significam “mensageira de Deus”.  Como um todo, portanto, o nome acaba por representar algo bastante específico: anjo mensageiro de Deus.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.