Nomes Femininos com I – dos mais populares, aos mais ousados

Nomear um nova menininha que está vindo ao mundo é uma tarefa de grande responsabilidade, pois o nome terá grandes impactos na vida desse novo ser e o acompanhará pelo resto da vida. Além de bonito, é preciso aprofundar-se nos significados.

nomes-femininos-com-f

Veja os principais nomes femininos com a letra I e descubra o que cada um deles significa. Encontre o seu na lista e veja se está relacionado com a sua personalidade. A relação com as origens de cada um deles pode ser muito interessante!

Isabela / Isabel / Isabelle

Todos têm uma origem em comum e significados bastante semelhantes. Vem do hebraico Izabelle, que significa “casta, pura”. Algumas pessoas acreditam que tem uma proximidade com Elizabeth – nome que remete à consagrada letra-ipor Deus. Izabelle, o nome em sua forma original, foi muito popular na realeza, durante o século XII, na Europa.

Isadora

Significa presente, dom ou dádiva dada por Ísis, uma deusa egípcia. Ela é uma homenagem à divindade que é a deusa do nascimento e da fertilidade. É a mãe de Horus e na mitologia grega era um padrão a ser seguido pelas mães. Seu filho foi fruto de Ísis com seu irmão e marido, o deus Osíris.

Isis

Originalmente, seu significado é “eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém”. Também pode ser a dona do trono ou a deusa da fertilidade e do amor maternal. Veio da mitologia grega e remete a uma mulher com independência, influência e poder. Isis é considerada uma das deusas mais importantes da cultura egípcia.

Ingrid

É a amazona do deus da fertilidade e da paz, Ingiv. Ou, até mesmo, a beleza de Ingiv. O nome surgiu no nórdico antigo, em uma língua germânica que originou línguas escandinavas. Ingvi é um deus germânico que está relacionado não apenas com a fertilidade, mas, também, com novos inícios. O nome popularizou-se devido à atriz sueca Ingrid Bergman, que estrelou “Casablanca”.

Íris

Vem do belo e fenômeno natural da natureza, arco-íris. É uma mensageira, aquela que leva mensagens pela palavra. Na mitologia grega, o nome remete a uma deusa mensageira, que levava sua palavra a outros deuses e se manifestava com cores no céu, por meio do arco-íris. Algumas vezes, a deusa é substituída na mitologia por Hermes.

Iara

Significa “senhora das águas”, “mãe d’água”, “a beleza das águas” ou, ainda, “dominadora”. Tem origem indígena, no tupi-guarani. Era uma bela sereia que vivia no rio Amazonas. É um nome bastante comum no país, mantendo a cultura tradicional e preservando os traços da principal tribo existente no Brasil.

Inêz / Inês

Uma mulher pura e casta. Também significa cordeiro. Sua origem é espanhola, variando de Agnes, em hebraico. Sua pronúncia original também lembra angus, o que fez o nome ser associado ao animal. O nome popularizou-se pela Santa Agnes, ou Santa Inês, menina morta aos 13 anos por recusar a cobiça de Fúlvio, filho do governante da época.

Iasmin

Vem de jasmim, significando flor com intensa fragrância. A planta é muito conhecida em todo o mundo pelo seu intenso aroma, sendo, até mesmo, utilizada como um purificador de ambientes. Os hindus acreditavam que Kama, deus do amor, utilizava jasmim na ponta de suas flechas para espalhar os bons sentimentos.

Ivana / Ivone / Ivonete

Significa Deus é cheio de graça, Deus perdoa ou a graça e a misericórdia de Deus. Sua origem religiosa tornou o nome bastante popular. É uma versão russa e derivada do feminina do nome “João”, que é ligado a Javé, Jeová ou Deus. Na Rússia, encontramos, também, outras variações como Iva ou Ivanka.

Ivete

Pode estar associado ao nome Ivana ou, ainda, ser o masculino de Yves. É uma versão francesa para o nome Ivo, que é originado do germânico “iv”. Iv é uma árvore que produz folhas venenosas, muito utilizadas na Idade Média para a fabricação de arcos e flechas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.