Nomes femininos com S – Significado dos mais Comuns, dos Bíblicos e Americanos

A decisão do nome de uma criança é um momento de grande responsabilidade. Será com ele que uma pessoa será identificada para o resto da vida. Em meio a cada cultura, existem tradições para a escolha. No Japão, por exemplo, os nomes significam algo ligado à natureza. Na África, à personalidade.

Os nomes femininos mais utilizados no Brasil têm por característica um perfil religioso: Ana, Maria, por exemplo. Com o tempo, no entanto, surgem outras possibilidades cheias de significados.

Os nomes para meninas com a inicial S são uma das milhares opções de escolha. Confira, aqui, os principais e seus respectivos contextos históricos e culturais.

nomes femininos com SSofia

Sofia quer dizer “sabedoria” ou a mulher sábia. O nome tem origem grega, “sophia”, que na língua significa, literalmente, “sabedoria”. O uso na Grécia Antiga era comum para nomear as meninas que tinham perfil de santidade. Foi o mesmo que inspirou milhares de personagens, incluindo o popular livro de filosofias ” O mundo de Sofia”, de JosteinGaarder.

Sara

O nome Sara significa “princesa”. Sua origem é anglo-saxônica, uma variação do popular “Sabrina”. O uso é bastante popular na bíblia, no Antigo Testamento, em que Sarah é nomeada a esposa de Abraão. As escrituras a colocam como uma mulher frágil, que seria estéril até os 99 anos, quando Deus anunciou o nascimento de seu primeiro filho, Isaac.

A religião cigana também faz uso do nome, o qual a figura Santa Sara Kali é a padroeira principal da cultural, a figura que dá vida aos rituais das Virgens Negras.

Sabrina

Sabrina quer dizer “princesa” ou “cactus espinhoso”. Ela possui mais de uma origem. A primeira e mais conhecida é a anglo saxônica. Na lenda, ela é apresentada como uma ninfa que se afogou num rio. A segunda referência é para a variação do hebraico Sarah, que significa “princesa”, na tradução literal.

Stephanie

Stephanie significa “mulher coroada” ou “coroa”, um nome que inspira vitórias e sucesso. Sua origem vem do grego stephanos, que quer dizer grinalda. Devido ao seu significado, ela inspirou o nome de várias rainhas ao longo da história da Bélgica, França e Áustria.

Sandra

Sandra quer dizer “aquela que protege a humanidade” ou a “defensora de todos os homens”. Sua origem vem do italiano como uma abreviação dos populares Alessandra e Cassandra, que, na língua original, significa proteção.

Samara

Samara significa “aquela que veio da cidade de Deus”. A origem vem da cidade que realmente existiu, de nome “Samaria”. Entre os hebreus, era considerada aquela que guardaria a presença de Deus, como uma protetora.

Sônia

Sônia quer dizer “sábia”, vindo do russo Sonja. Em algumas interpretações, ela aparece como “a sabedoria divina”.

Simone

Simone é um nome francês, que quer dizer “ouvinte” ou “obediente”. Apesar de sua maior popularidade ser na França, a primeira aparição é na língua hebraica.

Solange

Solange quer dizer “majestosa”. A origem do nome vem do latim, que quer dizer sollemnis, a precursora do português solene – palavra usada para se referir ao que é formal, convencional ou cerimônias públicas.

Silvana

Silvana é um nome derivado do latim, que significa “aquela que vive na floresta”. Os historiadores acreditam que o nome era usado para designar aqueles que moravam na mata ou nos campos. Na Bíblia, no Novo testamento, o Silvano era equivalente a Silas – o principal companheiro de Paulo nas viagens que realizava.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: