Nomes femininos com V – Significado e Origem dos comuns aos ousados

Na hora de escolher o nome de uma criança, é sempre um momento muito especial para muitas pessoas, principalmente para os pais que não veem a hora daquele neném sair logo.

Veja, aqui, quais são os nomes com a letra V, quais os principais significados de cada um, a origem, a história e muito mais!

Valentina

nomes próprios com VEsse nome tem como significadovalente, forte, vigorosa ou aquela que é cheia de saúde. O nome Valentina é a versão feminina de Valentim ou Valentino, que vem do latim Valentinus.

Esse é diminutivo de Valensou Valentis. O nome é super comum na Rússia, isso porque lembra a primeira mulher que visitou o espaço, Valentina Tereshkova.

Vitória/Victória

O nome significa vitória, vitoriosa ou aquela que é vencedora.

Ele vem do latim Victoria, muitos estudiosos dizem que ele é uma variante feminina de Victorius, esse que vem de Victor e que quer dizer vencedor. Ele é um nome comum em santas e também muito lembrado pela Rainha Vitória do Reino Unido.

Vanessa

O significado desse nome é de “como uma borboleta”. Ele tem origem irlandesa, mais propriamente criada pelo escritor irlandês Jonathan Swift, que vem da junção de Esther Vanhomrigh.

Depois de um tempo, esse foi o nome usado para designar uma espécie de borboleta, pelo entomólogo Johan Christian Fabricius.

Um fato interessante sobre o nome Vanessa é que não tem nada a ver com o nome Vanesa, que é de origem escandinava e quer dizer “Senhora”.

Viviane/Vivian

Significa cheia de vida, vida, vivaz ou bela dama. Essa é a modificação da versão francesa de Viviana, quem vem do latim Vivianus.

Vivian, embora pareça exclusivamente feminino, foi muito utilizado por homens durante a Idade Média na Inglaterra.

Valéria

Valente, forte, saudável ou cheia de saúde. Esse nome tem origem do latim Valeria e deriva da raiz Valere, que significa ter saúde.

Verônica

O nome tem como significado a portadora da vitória ou imagem verdadeira.

É uma forma latina de se dizer Berenice, nome que vem do grego Berenike, uma versão macedônica de Phereníke.

Segundo é dito na Bíblia, Verônica foi a mulher que limpou o rosto de Jesus enquanto ele percorria o caminho até o Calvário. No véu que foi limpado, teria ficado gravado o formato do rosto de Jesus.

Vânia

Quer dizer aquela que é abençoada por Deus, presente de Deus ou a que traz boas notícias.

Esse nome é de origem russa e é usado como diminutivo de Ivan.

Vera

Aquela que é verdadeira, sincera ou que possui fé. Esse nome tem origem latina e vem de Verus, Vera e também Verum.

Ele também pode ter surgido do eslavo wjera, que significa fé ou fidelidade. Ele também tem o mesmo significado em russo.

Valquíria

Aquela que escolhe os mortos ou os que vão morrer.

Esse nome tem origem do Nórdico antigo Valkyrja, que, segundo a mitologia Nórdica, eram deusas menores que serviam a Odin, conduzindo os soldados mais bravos para a batalha de Valhala.

Vilma

A que protege e é corajosa. O nome tem origem germânica.

Virgínia

Significa virgem ou donzela. O nome tem origem do latim Virginia, derivado das palavras virgo, virginis, que na tradução literal quer dizer virgem.

Muitos dos nomes com V também podem ser escritos em outras grafias com iniciais diferentes. Já falamos aqui por exemplo sobre os nomes femininos com W. 


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: