Publicidade

Nomes femininos com V – Significado e Origem dos comuns aos ousados

Publicidade

Na hora de escolher o nome de uma criança, é sempre um momento muito especial para muitas pessoas, principalmente para os pais que não veem a hora daquele neném sair logo.

Publicidade

Veja, aqui, quais são os nomes com a letra V, quais os principais significados de cada um, a origem, a história e muito mais!

Publicidade

Valentina

Publicidade

nomes próprios com VEsse nome tem como significadovalente, forte, vigorosa ou aquela que é cheia de saúde. O nome Valentina é a versão feminina de Valentim ou Valentino, que vem do latim Valentinus.

Esse é diminutivo de Valensou Valentis. O nome é super comum na Rússia, isso porque lembra a primeira mulher que visitou o espaço, Valentina Tereshkova.

Vitória/Victória

Publicidade

Publicidade

O nome significa vitória, vitoriosa ou aquela que é vencedora.

Ele vem do latim Victoria, muitos estudiosos dizem que ele é uma variante feminina de Victorius, esse que vem de Victor e que quer dizer vencedor. Ele é um nome comum em santas e também muito lembrado pela Rainha Vitória do Reino Unido.

Vanessa

O significado desse nome é de “como uma borboleta”. Ele tem origem irlandesa, mais propriamente criada pelo escritor irlandês Jonathan Swift, que vem da junção de Esther Vanhomrigh.

Depois de um tempo, esse foi o nome usado para designar uma espécie de borboleta, pelo entomólogo Johan Christian Fabricius.

Um fato interessante sobre o nome Vanessa é que não tem nada a ver com o nome Vanesa, que é de origem escandinava e quer dizer “Senhora”.

Viviane/Vivian

Publicidade

Publicidade

Significa cheia de vida, vida, vivaz ou bela dama. Essa é a modificação da versão francesa de Viviana, quem vem do latim Vivianus.

Vivian, embora pareça exclusivamente feminino, foi muito utilizado por homens durante a Idade Média na Inglaterra.

Valéria

Valente, forte, saudável ou cheia de saúde. Esse nome tem origem do latim Valeria e deriva da raiz Valere, que significa ter saúde.

Verônica

O nome tem como significado a portadora da vitória ou imagem verdadeira.

É uma forma latina de se dizer Berenice, nome que vem do grego Berenike, uma versão macedônica de Phereníke.

Publicidade

Publicidade

Segundo é dito na Bíblia, Verônica foi a mulher que limpou o rosto de Jesus enquanto ele percorria o caminho até o Calvário. No véu que foi limpado, teria ficado gravado o formato do rosto de Jesus.

Vânia

Quer dizer aquela que é abençoada por Deus, presente de Deus ou a que traz boas notícias.

Esse nome é de origem russa e é usado como diminutivo de Ivan.

Vera

Aquela que é verdadeira, sincera ou que possui fé. Esse nome tem origem latina e vem de Verus, Vera e também Verum.

Ele também pode ter surgido do eslavo wjera, que significa fé ou fidelidade. Ele também tem o mesmo significado em russo.

Valquíria

Publicidade

Publicidade

Aquela que escolhe os mortos ou os que vão morrer.

Esse nome tem origem do Nórdico antigo Valkyrja, que, segundo a mitologia Nórdica, eram deusas menores que serviam a Odin, conduzindo os soldados mais bravos para a batalha de Valhala.

Vilma

A que protege e é corajosa. O nome tem origem germânica.

Virgínia

Significa virgem ou donzela. O nome tem origem do latim Virginia, derivado das palavras virgo, virginis, que na tradução literal quer dizer virgem.

Muitos dos nomes com V também podem ser escritos em outras grafias com iniciais diferentes. Já falamos aqui por exemplo sobre os nomes femininos com W. 

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.