Nomes femininos com Y – dos mais populares, aos mais ousados

Escolher um nome para uma criança que está vindo ao mundo é um momento muito especial na vida dos pais, sendo também uma hora decisiva, afinal, esse nome será uma característica bastante importante na vida da criança e irá acompanhá-la pelo resto de sua vida. Alguns acreditam que o nome pode, até mesmo, influenciar a personalidade de uma pessoa.

Veja, abaixo, os principais nomes femininos com a letra Y e o que eles significam, para escolher a melhor de todas as opções. Você pode consultar os nome, também, para descobrir o que o seu significa! Confira:

Yara

É a senhora da água, mãe da água ou dominadora da água. É um nome indígena que vem do tupi-guarani, y-îara. É muito belo e tem a sua origem no Brasil, sendo uma ótima opção para manter as tradições do país.

Na mitologia indígena, Y-îara era uma sereia que habitava rios e lagos. No início da lenda, acreditava-se que a figura mitológica era do sexo masculino, chamava-seIpupiara e devorava pescadores. Somente depois foi substituída por uma bela sereia que encantava os pescadores com seu canto.

Yasmim / Yasmin/ Yasmine

Todos esses nomes têm a mesma etimologia que remete à flor jasmim ou ainda podem significar perfumada – uma grande característica da planta de mesmo nome. Devido ao seu aroma, o jasmim é muito apreciado por perfumista e até na culinária como forma de chá, tendo grande valor medicinal.

O nome está ligado à beleza e delicadeza. É comum ter nomes vindo de flores e estes são utilizados no mundo todo. Uma de suas variações, Jasmin, tornou-se bastante popular depois da produção do filme Aladiin, da Walt Disney.

Yohanna / Yohana

nomes femininos com YO significado é agraciada por Deus, Deus cheio de graça, presente de Deus ou ainda Deus perdoa. É originado da língua hebraica, sendo uma variação deYehokhanan– o equivalente a João ou ao nome feminino Joana.

É um nome religioso, que reflete a bondade de Deus.Popularizou-se por ser bíblico, aparecendo na bíblia como João Batista ou ainda como o apóstolo João, que é o mesmo que São João Evangelista. Foi o apóstolo que mais viveu, escreveu o apocalipse e era um dos favoritos de Jesus Cristo.

Yolanda

Varia do nome de origem inglesa Iolanda. Vem do latim viola, que significa Violeta. É um nome muito utilizado no Brasil, mas teve como origem a Inglaterra no século XIII. Na idade média,transformou-se em Violante, que deu origem ao nome francês Yolande e ao nome espanhol Yolanda.

O nome ficou conhecido por ser o da imperatriz do século XII, no Império Latino de Constantinopla, a Yolanda de Flandres.

Yumi

Significa beleza abundante ou ainda mulher extremamente bela. Tem sua origem no Japão, sendo um nome bastante feminino. É a junção de “yu“, que remete à abundância, e da palavra “mi“, que significa beleza. Assim, o nome carrega o atributo de chamar a atenção e despertar o interesse das pessoas.

A palavra “yu” em japonês também remete a arcos utilizados pelos nipônicos, sendo uma uma arte milenar que se mantém preservada até hoje. Sendo assim, o nome também pode significar superioridade e gentileza.

Yoko

É criança radiante ou oceano infantil. Também tem a sua origem na língua inglesa, derivando da palavra “ko“, que significa criança e “you“, que pode significar luz solar, sol ou ainda oceano.

O nome ainda não é tão popular no Brasil e ficou conhecido pela mulher de John Lennon, a Yoko Ono, uma cantora, cineasta e artista plástica.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.