Nomes femininos com Z – dos mais populares, aos mais ousados

Tradicionalmente, os nomes têm significados que remetem à personalidade da pessoa ou a uma característica que os pais quiseram presentear aos filhos.Os nomes femininos com a letra Z são bastante incomuns na língua portuguesa, mas nem por isso deixam de ter o seu papel com significados profundos emprestados de outras culturas.

Confira, aqui, o que quer dizer os principais nomes próprios femininos com a inicial Z, bem como a origem, cultura e história por trás de cada um deles.

sonhar com dente

Zoey

O nome Zoeysignifica “cheia de vida” ou “aquela que vibra e vive”. A origem vem do grego zoé, que significa, literalmente, “vida” ou “vidente”, dependendo do contexto em que é utilizada.

Na cultura hebraica, ele é uma das traduções usadas para Eva, da Bíblia. Ainda na religião católica Zoe foi uma cristã, que tem data comemorativa em 5 de julho. A simbologia, num panorama geral, simboliza boas vibrações e animação.

Zara

Zara quer dizer “flor que floresce” ou “botão de flor”. A origem do nome é inglesa, da versão Zaire – um nome usado por Voltaire (filósofo francês), numa peça em que uma mulher cristã é tida como serva e escrava pelo povo muçulmano. A história inspirou personalidades, incluindo a neta da Rainha Elisabeth Segundo, Zara Philips.

Zenaide

Zenaide significa “a filha de Zeus” ou “filha de Deus”. A origem claramente vem da mitologia grega, na qual Zeus era o Deus de todos os deuses, portanto, aquela que nascia do poderoso era caracterizada como Zenais.

Depois de “aportuguesado”, o nome ficouconhecido como Zenaide ou Zenilda (variante em russo). A expressão simboliza força, fé e poder.

Zuleide ou Zuleica

O nome Zuleide tem interpretações diversas. Na versão persa quer dizer “brilhante” ou de “beleza radiante”, sendo muito usada por ladys e filhas da alta casta, durante a Idade Média e Idade Moderna.

Enquanto isso, a origem portuguesa usa o nome para definição de “roliça” ou “gorda”, uma adaptação da palavra árabe Zuleikha – a qual carrega o mesmo significado.

Zelda

Zelda quer dizer “experimente em combate” ou “felicidade”. O nome possui várias formas de escrita entre o povo Judeu – principal usuário da palavra. Em todas as interpretações ela aparece como simbologia para conquistas ou guerras vencidas.

Zafira

Zafira significa “valiosa” ou “da cor azul”. O nome faz referente à pedra preciosa de mesmo nome, que carrega um tom roxo-azulado. O nome, apesar de ter muita popularidade entre os árabes, carrega origens gregas – o primeiro povo a fazer uso da palavra como nome próprio sob as versões Saphira e Zafirah.

Zilda

Zilda quer dizer “radiante” “bela ou formosa”. A origem mais provável do nome é do celta, Esylt, que significa combatente de ferro ou mocidade formosa. É possível encontrar em outras línguas – principalmente no alemão – a versão Isilda.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.