7 nomes Irlandeses femininos e seus significados – confira

Em geral, os pais escolhem nomes que reflitam algo que eles apreciam para seus filhos. Sendo assim, alguns tendem a homenagear um estilo de vida ou, até mesmo, um lugar que consideram especial. Entre eles, a Irlanda, que é um país de cultura rústica e cheia de tradições e superstições interessantes. Então, para quem admira esse lugar, confira aí 7 nomes irlandeses femininos.

1 – Maire

Esse nome muito se parece com o nome Maria por ser, justamente, uma variação irlandesa para ele. Nesse sentido, o nome Maire significa, assim como Maria, “senhora soberana”“a vidente” ou, ainda, “a pura”.

Quanto à origem de Maria, não se sabe ao certo qual é. Até porque, ele se difundiu bastante antes mesmo da época de Jesus Cristo. Mas há quem afirme que esse pode ser derivado do sânscrito Maryáh. Este, por sua vez, significa, literalmente, “a pureza”, “a virtude” e “a virgindade”.

Enfim, são muitos os estudos para esse nome e, portanto, para ele se atribuem muitos significados, também, com base na origem. Em todo caso, Maire ou Maria representa uma mulher forte, leal e cheia de virtudes.

2 – Melvina

Melvina significa “senhora gentil” e esse é um nome que se difundiu bastante nos anos 1600, na Irlanda. Essa é uma variação do nome Malvina, que deriva do galego Malvas. Também, esse nome está associado a cortesia.

Desse modo, o nome Melvina têm forte relação com gentileza e cortesia.

Vale dizer, inclusive, que as mulheres que têm o nome de Melvina costumam ser organizadas, honestas e confiantes. Essa é uma bela opção de nome para dar para a sua filha, portanto.

3 – Fiona

Entre os significados para o nome Fiona, estão: “justa”, “branca” e, até, “fada branca”. Essa é uma variante irlandesa para Fionn e Finn, nome masculino, que quer dizer “honesto”.

Ganhou, aliás, forte popularidade com o filme intitulado Shrek, por William Steig, dos anos 2000. No meio disso, algumas celebridades internacionais têm esse nome.

Entre elas, Fiona Kilbinger, que pedalou entre 15 a 17 horas por dia, durante dez dias, dormindo por apenas 4 horas diárias. Assim, ela foi a primeira mulher a vencer a corrida transcontinental de ciclismo, indo da Bulgária à França.

4 – Sheila

Sheila é a forma irlandesa para o nome Cecília. Por sua vez, Sheila significa “Cega”, “mulher que não vê”, “aquela mulher que vem dos céus” ou “setembro”. Inclusive, um desses significados tem relação com nome de Santa Cecília.

Aliás, vale dizer aqui que, para os romanos, esse nome era um sinônimo para os indivíduos extremamente sábios. Por isso, eram consideradas pessoas “advindas dos céus”. Para o nome Sheila, enquanto variação de Cecília, não é diferente. Aliás, esse é um nome de significado muito bonito, entre esses 7 nomes irlandeses femininos.

5 – Any

O nome Any é um nome irlandês medieval e pode ser uma variante de Ana que, por sua vez, origina do hebraico Hannah. Sendo assim, Any pode significar “cheia de graça”.

Entre os apelidos para Ana, está “Nana”. Portanto, para Any, pode se usar o apelido “Nany”. Em vista disso, não dá para negar que, além de ser um nome bonito, é, também, um nome com significado grandioso, dada a importância do nome Ana, do qual ele varia.

6 – Khyara

Entre esses 7 nomes irlandeses femininos, não poderia faltar Khyara. No Irlandês, significa “preto”“escuro”, pois é uma variação de Ciar, sendo essa sua ortografia tradicional. Porém, vale ressaltar que há outras formas de variação em uso (como Ciarra, Keira, Kiera, Kira, Keera e Kiara).

Inclusive, esse nome e suas respectivas variantes se faz presente em alguns países como Croácia, Islovênia, Hungria, Chile e Austrália. Aliás, vale dizer também que, nas variações desse nome, como é o caso de Chiara ou Ciara, o significado dele acaba sendo “luminosa”, “lustre”, “luz”. Ou seja, é oposto do significado desse nome no Irlandês.

Na Irlanda, Saint Ciar foi uma freira que viveu no século VII, a qual conseguiu estabelecer um mosteiro em Kilkeary. Por isso, é uma das representantes mais importantes desse nome.

7 – Mona

Por fim, entre 7 nomes irlandeses femininos, encontra-se Mona, sendo uma forma para Muahnait. Ou seja, Mona é um diminutivo para o irlandês muadh (“nobre”) e, sendo assim, significa “pequena nobre”. Também, Mona pode significar “nobre bom”.

Então, Mona pode ser um bom nome para a sua filha.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.