15 nomes Hebraicos masculinos e seus significados

Os nomes de origem hebraica são muito bonitos e bastante populares no Brasil. Tendo geralmente alguma relação com Deus, uma vez que o hebraico é a língua dos antigos hebreus, com a própria Torá, o livro sagrado do judaísmo, sendo redigida neste idioma há mais de 3000 anos.

Confira nesta lista 15 nomes hebraicos masculinos, com seus significados, que podem te ajudar a escolher o nome do seu filho — ou saciar a sua curiosidade a respeito do seu próprio nome!

1 – Gabriel

Gabriel tem origem hebraica, sendo a junção de “gébher”, que significa “homem”, com “el”, que significa Deus”. O significado do nome, portanto, é “homem de Deus”. Por causa da aparição do nome na bíblia, especialmente nomeando o anjo que anuncia a Maria a vinda de Jesus, o nome também é interpretado, às vezes, como “mensageiro de Deus”.

No Brasil, é um nome bastante popular, ocupando a 14ª posição de nomes masculinos mais populares, permanecendo em ascensão desde a década de oitenta, como é possível ver no gráfico abaixo, de um censo realizado pelo IBGE em 2010:

Popularidade do nome Gabriel

2 – Miguel

Miguel vem do hebraico Mikhael, uma combinação de vários termos, que juntas significam algo como “Quem como Deus?”. O nome, portanto, faz uma ilusão à grandiosidade de Deus, não sendo ninguém como ele, carregando um significado de humildade e demonstração de respeito.

A popularidade do nome Miguel vem crescendo nos últimos anos, fazendo com que ocupe a posição de 123º nome masculino mais popular no Brasil. Confira o gráfico:

Popularidade do nome Miguel

3 – Davi

Davi vem do hebraico Dawid (ou Dawídh) e significa algo como “amado”, “querido” ou “predileto”. O nome é mais conhecido pela figura do Rei Davi, antigo rei de Israel do século 10 a.C, responsável por expandir o território da nação em questão.

Veja aqui quais são os nomes suecos mais lindos para meninos!

A popularidade de Davi também tem crescido nas últimas décadas, sendo o 113º nome mais popular, como mostra o gráfico abaixo:

Popularidade do nome Davi

4 – João

João vem do hebraico “Yohannan”, significando “Jeová”, uma das maneiras de se referir a Deus no Antigo Testamento.

É o 4º nome mais popular no Brasil e é usado frequentemente na formação de nomes compostos, como João Guilherme, João Luiz etc. Confira o gráfico de popularidade do nome nas últimas décadas:

Popularidade do nome João

5 – Daniel

Daniel vem do hebraico “Daniyyel”, que é a junção de “dan”, “juiz”, com “el”, que significa Deus. O sentido, portanto, é o de “Deus é meu juiz”. É o nome, portanto, de um alguém consciente de seus deveres e princípios, especialmente morais.

É o 17ª nome mais popular no Brasil. Confira a variação de popularidade:

Popularidade do nome Daniel

6 – Rafael

O nome Rafael vem do hebraico “Rephael”, que é a junção de “repha”, que significa “curou”, com “el”, que, como já vimos, significa “Deus”. Rafael, portanto, é “aquele que foi curado por Deus”.

No Brasil, é o 15º nome masculino mais popular, sofrendo um aumento muito grande na popularidade a partir de 1970, mas caindo ao longo das décadas.

Popularidade do nome Rafael

7 – Matheus

Mateus, frequentemente grafado como Matheus, vem do hebraico “Mattiyyah”, que significa “dádiva de Deus” ou “dom de Deus”. É conhecido especialmente por ter sido o nome de um dos doze apóstolos de Jesus, responsável pela escrita de um dos evangelhos.

Veja aqui quais são os nomes poloneses mais bonitos de meninos!

Ocupando a 26ª posição de nome masculino mais popular no Brasil, vem sofrendo um aumento na popularidade desde 1980.

Popularidade do nome Mateus

8 – José

José vem do hebraico “Yosef”, que significa “acréscimo do Senhor”. É mais conhecido por ter sido o nome do carpinteiro marido de Maria, mãe de Jesus.

É o 2º nome mais popular no Brasil, apesar de, desde 1960, estar sofrendo uma queda de popularidade. Também é comum em nomes compostos, como José Henrique, José Augusto etc.

Popularidade do nome José

9 – Samuel

Samuel tem origem hebraica “Shemu’el”, apesar de uma das palavras vir do aramaico. É a junção de “Shem”, que em aramaico significa “nome”, com “el”, que significa “Deus”. O sentido, portanto, é o de “Nome de Deus”

Sendo o 98º nome mais popular no Brasil, está em ascensão de popularidade desde 1940.

Popularidade do nome Samuel

10 – Jacó

Jacó vem do hebraico “Yaaqobh”, que quer dizer “calcanhar”, cujo significado mais aceito é “aquele que vem do calcanhar”, por conta da história bíblica Esaú e Jacó, tendo este último nascido segurando o calcanhar do irmão, e, por isso, era mais comum entre gêmeos.

Não é muito popular no Brasil, estando na posição de número 1.847, e tem sofrido uma queda na popularidade nas últimas décadas.

Popularidade do nome Jacó

11 – Benjamin

Benjamim vem do hebraico “Bem-iamin”, que é a junção de “ben”, “filho”, com “yamin”, “mão direita”. O significado, portanto, é “filho do lado direito”, cujo sentido é o de “filho bem-amado” ou “filho da felicidade”.

Nomes espanhóis masculinos mais bonitos para colocar eu seu filho!

Também não muito popular no Brasil, ocupando a posição de 2.623 de popularidade, apesar de estar em ascensão desde 1990.

Popularidade do nome Benjamin

12 – Emanuel

Emanuel vem do hebraico “Immanuel”, que é a junção de “immánu”, “conosco”, com “el”, que significa “Deus”. O sentido, portanto, é “Deus está conosco”.

Nome relativamente comum no Brasil, sendo o 347º mais popular e sofrendo um crescimento na popularidade desde antes de 1930.

Popularidade do nome Emanuel

13 – Noah

Noah vem do hebraico “No’ah”, derivação da palavra “noach”, que significa descanso. O significado, portanto, é “descanso” ou “repouso”, apesar de carregar, também, o sentido de “de vida longa”, por ter sido o nome de Noé, responsável pela arca para o dilúvio, que viveu bastante.

Nome raro no Brasil, ocupando a 12.788ª posição, com apenas 544 pessoas registradas.

Popularidade do nome Noah

14 – Levi

Levi vem do hebraico “Lewi”, que significa “unido” ou “ligado”. É um nome relativamente comum no Brasil, estando na 705º posição de mais populares, apesar de manter-se em crescimento.

Popularidade do nome Levi

15 – Israel

Israel vem do hebraico “Yisrael”, que significa “ele luta com Deus” ou “ele vê Deus”, por conta de uma passagem bíblica de um homem que lutou contra um anjo e o venceu. Atualmente, é o nome dado à nação que abriga os descendentes dos hebreus no Oriente Médio.

Relativamente popular no Brasil, ocupa a posição de 319 dentre os nomes masculinos, sofrendo uma pequena queda na popularidade a partir de 1990.

Popularidade do nome Israel

Confira na imagem abaixo a lista completa pronta para compartilhar nas redes sociais:

15 Nomes Hebraicos

 

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.