Nomes Masculinos com A: dos mais populares, aos mais ousados

Escolher um nome para seu filho pode tornar-se uma aventura e tanto. O nome será a identidade da criança e, por isso, você deve prestar atenção sobre como ele irá influenciar o futuro do seu filho.

Grande parte dos pais procura definir um nome com base no significado da palavra, e os nomes que iniciam com a letra A são bem populares, entre os quais destacam-se Arthur (ou Artur) e Antônio.

É possível que você prefira escolher um nome que tenha um significado importante para si ou uma forma de homenagear algum ente querido, colocando o mesmo nome, portanto pense muito bem nas possibilidades e confira a lista, abaixo, para te ajudar nessa decisão.

Significado dos principais nomes masculinos com letra A

Opções à parte, é interessante você conhecer quais são os nomes mais populares masculinos com a letra A e o que cada um significa:

Arthur (Artur)

O significado de Arthur é “grande urso” ou “pedra”. De origem controversa, especialistas acreditam que o nome venha do Celta artwa, que literalmente quer dizer “pedra”; enquanto que para alguns o nome vem da união de art, “urso” com ur, que é “grande”.

A variante Artur também é bastante utilizada pelos brasileiros, estando, geralmente, atrelado à Lenda do Rei Arthur, que se referem ao rei como uma derivação de Arcturus, estrela próxima à constelação Ursa Maior.

Antônio

Antônio quer dizer “valioso, digno de apreço”, que é “de valor inestimável”, sendo que sua origem vem do grego antónios, muito embora há sugestões sobre o nome também significar “alimentado de flores”, por conta  da variante grega antheos.

O nome Antônio é muito popular por ser a designação de um santo: Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, que tem sua data celebrada em 13 de junho.

Antônia é a versão feminina do nome Antônio.

André

O nome André vem do grego andreas, relacionado ao elemento andrós, que se entende como “másculo, viril, masculino”. O nome chegou ao idioma português graças à versão francesa, que possui a mesma escrita, embora para os franceses André seja utilizado, com mais frequência, como sobrenome.

André é um nome que aparece na Bíblia, mais precisamente no Novo Testamento, que foi crucificado em uma cruz em formato de “X”, por pregar o evangelho nos arredores do Mar Negro – hoje, esse tipo de cruz é conhecido como cruz de Santo André.

Augusto

Augusto é um nome muito querido pelos brasileiros. Antes de tornar-se um pronome de tratamento, ele era um adjetivo, que significava “respeitável, sagrado, extraordinário”, mas sua origem vem do Latim augere, que quer dizer “aumentar, elevar”.

De toda maneira, o nome Augusto tem a característica de carregar o sentimento de excelência e está presente em vários idiomas de distintas raízes etimológicas, como no Russo, no Holandês e no Francês.

Alan

Alan é um nome de origem Celta, de grafia alun, que tem o possível significado de “harmonia, verdadeira paz”.

Para outros estudiosos, Alan pode ter sido originado do gaélico ailène, ailin, a partir do substantivo ail, que significa “pedra, rocha”. Em outros casos, a origem do nome Alan pode referir-se a outra palavra gaélica, que tem como tradução “formoso, belo”.

É interessante comentar que há registros de um povo iraniano que migrou para a Europa, denominado alans, datado dos séculos IV e V.

No Brasil, Alan também pode ser escrito com dois “l”: Allan.

Ângelo

Ângelo é um nome muito belo e popular entre os brasileiros, com seu significado vindo de origem grega angelos, que quer dizer “mensageiro”, possivelmente associado a angaros, que é “correio a cavalo”, proveniente de uma fonte oriental desconhecida.

No Latim, Ângelo vem de angelus, que significa “anjo”.

Para o sexo feminino, Ângelo trouxe duas versões: Ângela e Angélica.

Alexandre

O nome Alexandre é originário do grego aléxandros, de aléxo, verbo que significa “rechaçar, afastar, proteger”, mais anér, que é “homem”, “protetor dos homens”. Assim, Alexandre significa “defensor da humanidade”, pessoa que “repele os inimigos”.

Por sua origem etimológica, se vê que Alexandre é um nome que denota força e liderança. Já Alex é um diminutivo de Alexandre, tendo a sua versão feminina como Alexandra – em alguns países, Alex pode ser usado para mulheres também.

Álvaro

Álvaro significa “nobre guerreiro”, “gênio protetor”, “guerreiro protetor” ou “exército dos elfos”. No entanto, o nome vem do germânico all, que quer dizer “todo”, mais wers, que é “prudente”.

Este nome era muito comum dentro das nobrezas da Espanha e Portugal.

Graças ao nome Álvaro, os sobrenomes Álvares e Alves surgiram, por conta da referência patronímica, isto é, quando o pai dessas famílias se chamava Álvaro, o sufixo “es” era usado para indicar “filho de”.

Alberto

Alberto é uma variante de Adalberto, originário do germânico adalbehrt, em que adal significa “de estirpe nobre” e behrt quer dizer “brilho, resplendor”.

Por isso, o nome Alberto tem como definição “nobre brilhante, ilustre nobre” – muitos imperadores e reis ganharam esse nome pelo seu significado relacionado à nobreza e ao poder, surgindo em Portugal, durante o século XII.

A forma feminina de Alberto é Alberta, mas no Brasil essa versão raramente é adotada.

Alisson (Alison)

O nome Alisson (ou Alison, com um “s”) tem sua origem discutida em duas alternativas. A primeira aponta como Alisson sendo uma forma diminutiva do Francês aalis, forma medieval para Alice e Adelaide, que viria do germânico adelheid, que quer dizer “qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”.

Outra explicação é pela origem no Inglês Allison, derivado da expressão “Alice’sson”, que significa “filho de Alice”. Mas, independentemente de sua etimologia, Alisson (Alison) pode significar, portanto, “de nascimento nobre”, “de espécie nobre” ou mesmo “filho de Alice”.

No Brasil, o nome Alisson ainda pode ser encontrado com a variação Allyson.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...