Nomes Masculinos com B: dos mais populares, aos mais ousados

Na espera de um filho, uma das grandes decisões é a escolha de um nome. O que pode ser bastante simples para alguns pais, para outros isso pode ser extremamente complicado e assustador, afinal o nome é uma marca para a vida inteira.

Um nome simboliza uma série de aspectos positivos em especial quando bem escolhido. Tomando alguns cuidados na hora de nomear o seu bebê, procure encontrar um sentido para o nome do seu filho considerando o seu significado.

Futuramente, ele até pode sentir curiosidade sobre a origem do seu nome – atitude essa que o estimulará na formação e reconhecimento de sua própria identidade.

Significado dos principais nomes masculinos com letra B

letra-bConheça os 9 principais nomes masculinos que começam com a letra B e seus respectivos significados!

Bartolomeu

O nome Bartolomeu tem origem no Aramaico bar-talmáy, com significado literal de “filho de Tholmai”, palavra essa derivada de tholm, que quer dizer “que suspende as águas”.

Bartolomeu é um nome bíblico, mencionado no Novo Testamento, como um dos doze apóstolos de Jesus.

São Bartolomeu foi o responsável pela evangelização da Índia e da Ásia Menor, fazendo com que seu nome fosse muito popular durante a Idade Média e anos posteriores.

Basílio

Basílio é um nome português que significa “rei” ou “real”. Acredita-se que este nome vem do latim basilius, que tem origem no Grego bassiléus, traduzindo-se como “rei” ou “realeza”.

Na Igreja Católica, Basílio é a denominação de vários santos.

Benedito

O nome Benedito sempre foi muito utilizado por se referir ao São Benedito, santo católico e padroeiro dos cozinheiros. Mas também foi muito difundido por conta do São Bento de Núrsia, nascido de nome Benedetto – fundador da Ordem Benedetina.

Por causa desse santo, 16 papas fizeram a adoção deste nome, atitudes essas posteriores ao século XII na Inglaterra, onde e quando foi mais popular.

Benedito traz a ideia de “abençoado, louvado, bendito”, a partir do seu termo de origem, o Latim benedictus, derivado de benedico, que significa “pedir proteção divina em favor de alguém”.

O feminino para Benedito é Benedita.

Benício

Benício é uma adaptação para a Língua Portuguesa do nome do santo italiano Filipe Benizi (1233-1285). Porém, muitos afirmam que Benício provém do Latim benitius, que é uma junção de bene e ire, que formam a ideia de “o que vai bem”.

De toda forma, o nome Benício significa “homem bom”, “abençoado”, “aquele que vai bem” ou ainda “o que está sempre bem”.

O nome se mostrou bem popular no Brasil por conta do ator Murilo Benício.

Benjamim (Benjamin)

O nome Benjamim (ou Benjamin, com “n”) vem do Hebraico Benyamin, que é uma junção de bem, que quer dizer “filho”, mais yamin, que é “mão direita”.

Nesse caso, Benjamim significa “filho da mão direita”, “filho da felicidade” ou “o bem-amado”.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, Benjamim foi o filho mais novo de Jacó e Raquel, que acabou morrendo ao lhe dar à luz. Antes, Benjamim havia sido nomeado Ben-Oni, nome escolhido por Raquel, que significa “filho da minha dor”.

Bento

Bento é considerado uma variação do nome Benedito e por isso também vem do Latim benedictus, de benedico, que quer dizer “clamar por proteção divina em favor de alguém”.

Assim, Bento significa “abençoado, louvado, bendito” ou ainda “aquele sobre quem se fala bem”.

São Bento é um santo da Igreja Católica, sendo um dos mais conhecidos e populares pelos fiéis já que foi o fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do planeta.

No Brasil, Benta é o feminino de Bento, mas não é tão utilizado como sua versão masculina.

Bernardo

O nome Bernardo é muito querido entre as opções de letra B, pois significa “forte como um urso”, de origem no Germânico bern, que quer dizer “urso” mais hard, que é “forte, atrevido”.

São Bernardo é o nome de um abade francês que criou um asilo na região dos Alpes, na Suíça, no século XII. Ainda, São Bernardo é uma raça de cães que são bem conhecidos por sua personalidade gentil e amigável e que auxiliavam no resgate de pessoas perdidas nas montanhas daquele país.

Breno

Especialistas acreditam que Breno tenha origem no Latim brennus, que é um nome celta que significa “rei, príncipe” ou “corvo”. Mas atualmente, afirma-se que a origem do nome é incerta, embora também existam relatos de uma invasão galesa à Roma, durante o século IV a.C., onde os chefes do exército eram conhecidos como Brennus.

Por conta disso, Breno tem significado hoje de “chefe, líder”, assim como de “sopro criador”, “superior” ou “nobre, alto”.

Bruno

Bruno significa “escudo, armadura” e tem origem na palavra germânica brûn. Outra alternativa de origem para Bruno é no Latim brunus, que significa “marrom, castanho, bronzeado, moreno”.

São Bruno foi um monge nascido na cidade de Colônia, na Alemanha. Por causa dele que o nome Bruno foi bastante difundido na Itália, bem como com a ajuda de outros santos.

É comum que as pessoas optem também por nomes compostos, tais como Bruno Henrique e Bruno Miguel.

Bruna é a versão feminina de Bruno.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...