Nomes Masculinos com D: dos mais populares, aos mais ousados

A escolha do nome da criança pode influenciar na sua personalidade, de acordo com vários especialistas. E essa influência é tratada pelos povos mais antigos e pelas culturas, como a da Grécia, com a definição de nomes de significados fortes, já que o filho irá carregar as aspirações da família.

Optar por determinado nome é uma ação que não deve ser feita no calor do momento. Precisa ter muita atenção e cuidado, pois a criança levará ele durante toda a sua vida.

Uma atitude que você pode tomar é pesquisar o que cada nome significa, isto é, qual sua origem e o que aquela palavra quer dizer para a futura personalidade de seu filho.

Significado dos principais nomes masculinos com letra D

Nomes Masculinos com D: dos mais populares, aos mais ousados.Um exemplo são os nomes masculinos mais utilizados que iniciam com a letra D. Hoje em dia, você encontra uma leva de Davis, Davids e Deivids. Mas, existem vários nomes muito bons e interessantes que começam com D e que valem a pena observar. Veja só:

Davi

Davi vem do hebraico david, que quer dizer “amado”. Assim, Davi é o nome que tem como significado “o querido, o predileto”.

O nome é muito conhecido por ser a designação do mais famoso rei de Israel, durante o século 10 a.C., responsável pela expansão da nação.

Acredita-se que Jesus Cristo é descendente da tribo de Davi, tanto que é mencionado várias vezes na Bíblia como “filho de Davi”.

Diego

Embora com muitos apontamentos de origem etimológica, Diego deriva do hebraico ya’aqob, que significa “o que suplanta”. Nesse caso, o nome pode significar “aquele que suplanta, excede”. Em outros casos, Diego é também apontado como “aquele que doutrina, que ensina”.

Daniel

Daniel é originário do hebraico dani-el, que quer dizer “Deus é meu juiz”. O nome teve sua popularidade máxima durante os séculos XIII e XIV.

Como uma personalidade bíblica, Daniel foi um dos profetas hebreus, que viveu durante o cativeiro dos judeus na Babilônia. Além disso, ele é muito conhecido até hoje por ter saído, intacto, de uma cova com diversos leões.

Diogo

Diogo é uma variante do nome Diego e também tem a mesma origem: do hebraico ya’aqob, que significa “o que suplanta”.

Algumas fontes fazem relação do nome Diogo com o latim didacus, do grego didache, que é “doutrina, ensino”. Assim, da mesma forma que Diego, Diogo também pode passar a ideia de “aquele que ensina, que doutrina”.

Douglas

Douglas é um nome muito popular, que surgiu a partir do gaélico dubh, e quer dizer “escuro, negro”, mais glas, que é “corrente”. Sendo assim, Douglas significa “rio escuro”, “águas negras” ou “aquele que veio das águas escuras”. Douglas também é apontado como “habitante, ou que tem origem, do local próximo ao rio escuro”.

Inicialmente, a palavra era somente o nome de um rio, mas começou a ser utilizada como sobrenome de um clã da Escócia.

Danilo

Danilo é a forma servo-croata de Daniel e, por isso, tem a mesma origem: do hebraico dani-el, que significa “Deus é meu juiz” ou “o Senhor é meu juiz”.

Na versão feminina, encontram-se as opções Daniela e Daniele, além de Danila (embora não seja tão comum).

Denis

Significa “consagrado a Dioniso”, “espírito das águas”, “dia e noite” ou “o céu e as águas”.

Denis é uma forma medieval e francesa do nome Dionísio, proveniente do grego dionysos, em que dyu é “céu, espírito, dia”, mais nisa, que é “noite, água”.

Durante a Idade Média, Denis foi um nome bem usado, em especial, por conta de São Dinis, santo que auxiliou na conversão dos gauleses ao Cristianismo. Este santo também foi o primeiro bispo de Paris e padroeiro da França.

Dante

Dante é um nome que vem do latim, a partir de durante, dando o significado de “constante, duradouro, estável, permanente”.

Dante, além de ser um nome, pode ser encontrado como um sobrenome. Por ser originário do latim, Dante é frequente entre italianos – por isso, a grande incidência do nome é vista no Rio Grande do Sul.

Dario

Dario vem do persa antigo Dārayawuš, do aramaico Dhoryáwesh, que significa “rico, possuidor de bens”.

O nome Dario também pode se referir a “soberano”, assim como “o que mantém, o que suporta” ou “o que segura firme”, graças ao prefixo dāra.

Justamente na Pérsia, Dario foi um nome bem popular e de vários reis, como é o caso de Dario I, o Grande, rei responsável pela reorganização do império, pela divisão em unidades administrativas e outras atribuições importantes para o desenvolvimento da época.

Décio

Décio significa “dez”. Sua origem vem de decius, nome de um grupo de famílias de Roma, o qual é correspondente ao termo latinodecimus, que quer dizer “décimo filho”.

De início, Décio era usado pelos antigos romanos para designar o décimo filho.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.