Publicidade

Nomes Masculinos com P: dos mais populares, aos mais ousados

Publicidade

Certas pesquisas foram feitas e comprovaram que chamar o filho pelo nome nos primeiros meses de vida – evitando aquela tentação de enchê-lo de apelidos carinhosos – é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da identidade da criança.

Publicidade

O nome escolhido pelos pais passa a ser de extrema importância para a relação com o filho e, também,parao diagnóstico de atrasos ou problemas de saúde. Mas, é claro que decidir por um nome pode ser complicado, principalmente pelas opiniões e sugestões de várias pessoas próximas a nós.

Publicidade

Significado dos principais nomes masculinos com letra P

Publicidade

Uma dica para escolher um bom nome é sempre ter bom senso – preze pela boa ortografia, tomando cuidado com excesso de consoantes ou vogais, por exemplo. Isso pode parecer besteira para você, mas é a criança que irá carregar esse nome pelo resto da vida, ok?

Na dúvida, procure pelo significado dos nomes pretendidos, saiba qual a origem e se há curiosidades a respeito. Isso dá motivação, tanto no momento da escolha do nome para o seu filho, como para contar como foi a decisão da escolha.

Publicidade

Publicidade

Aqui, estão separados os 8 principais nomes para meninos que começam com a letra P. Saiba o significado de cada um deles:

Pedro

Pedro é um dos nomes mais populares no mundo todo e pode ser visto em vários idiomas. Do latim petrus, que é feminino de petra, significa “pedra”.

Para o povo cristão, Pedro é um personagem da Bíblia – um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo. Anteriormente, seu nome era Simão, mas Jesus mudou-o para Pedro, conforme os relatos das Escrituras Sagradas.

Peter é a versão inglesa do nome Pedro.

Paulo

Paulo significa “de baixa estatura” ou “baixo”, com origem no latim paulus, que é “pequeno”, sendo uma forma de designar uma pessoa conforme uma característica física (nesse caso, pela falta de estatura).

São Paulo foi um líder da Igreja Cristã primitiva. Originalmente, seu nome era Saulo, mas, após o batismo, tornou-se Paulo. Sua história pode ser lida no Novo Testamento.

Publicidade

Publicidade

Paolo é a versão italiana de Paulo, enquanto que Pablo é Espanhol. Já Paulino é uma variante diminutiva de Paulo.

Pietro

Significa “pedra” (do Latim petrus, feminino de petra), pois tem a mesma origem que Pedro, já que é a versão italiana deste nome.

No Brasil, Pietra é a versão feminina, embora seja mais comum na Itália.

Paco

O nome Paco é considerado uma forma diminutiva de Francisco. Sua origem vem do latim franciscus, que significa “relativo à França” ou “aquele que vem da França”.

Certas teorias apontam que Paco também possa ter origem em um idioma falado entre alguns povos da América do Norte, trazendo o significado de “águia careca”.

Patrick ou Patrício

Publicidade

Publicidade

Patrick é a versão em inglês do nome Patrício, portanto ambos possuem a mesma origem etimológica – do latim patricius, que significa “filho de pai livre ou nobre”, derivado de pater, que quer dizer “pai”.

Na Irlanda, o nome foi muito comum a partir do século XII, graças a São Patrício (Saint Patrick), santo padroeiro deste país.

No Brasil, o modo de pronúncia de Patrick é diferente da utilizada em países de língua inglesa, no entanto, isso não afeta a popularidade desta opção de nome para meninos.

Péricles

Péricles é um nome do grego periklês, que quer dizer “aquele cercado pela glória”. Nesse caso, considera-se que Péricles tenha o significado de “o muito glorioso” ou “o muito famoso”.

Na Grécia, Péricles foi um estadista, orador e general, tido como a maior personalidade política do século V a.C. e um dos principais líderes democráticos de Atenas, capital grega.

Pascoal

Publicidade

Publicidade

Pascoal é um nome associado à Páscoa, por isso tem exatamente esse significado. Sua origem vem do latim pascha, que quer dizer “festividade da Páscoa”, do Grego paskha, do hebraico pesach e, por último, do verbo pasah, que significa “passar sobre”.

A indicação do verbo (“passar sobre”) é uma comemoração em relação ao fato de Jeová ter “passado sobre” os primogênitos dos egípcios, conforme o Velho Testamento.

Percy

Não há um consenso sobre a origem do nome Percy, porém acredita-se que seja uma variação do Francês antigo perce(r), que significa “furo” ou “perfurar”, mais haie, que quer dizer “cerco, barreira, cobertura”.Sendo assim, Percy teria como significado “furar barreiras” ou “perfurar cercos”.

Percy foi um sobrenome bem comum para a nobreza da Inglaterra, com a HouseofPercy, uma das mais importantes e nobres castas durante o período da Idade Média.

Existem dois nomes que são versões latinizadas de Percy e que também são conhecidas no Brasil: Perseu e Percival.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.