Publicidade

Dia de Nossa Senhora do Carmo – Quem foi, História e Orações

Dia 16 de julho é considerado o Dia da Nossa Senhora do Carmo, uma dia de muita oração e fé por essa santa que já realizou tantos milagres em diferentes partes do mundo. As histórias em torno da figura da “Virgen del Carme” são múltiplas.

Publicidade

Publicidade

A origem mais mencionada é no Monte Karmel, em Israel. A história conta que o profeta Elias prometeu a Deus que subiria várias vezes este monte para ver sua cidade. Foi a sétima vez que viu “uma nuvem do tamanho da palma da mão de um homem, dando início a uma história que é lembrada até hoje.

Publicidade

nossasenhora_carmo
Publicidade

Devido ao vínculo de Deus com Elias, muitos crentes foram ao Monte Carmelo para venerar o lugar, e aí nasceu a Ordem Carmelita. Por volta do século XIII, o Superior Geral dos Padres Carmelitas do convento de Cambridge, San Simón Stock, viu aparecer a Virgem de Carmen, com um escapulário que dava lugar ao céu.

A Virgem prometeu que todos aqueles que morressem com seu escapulário nunca iriam para o inferno, isso em 1251. Desde então, essa santa passou a ser cultuada em Israel e foi ganhando o mundo, com grande destaque para a Espanha, que promove festas com mais de 400 mil pessoas para ela.

Orações para Nossa Senhora do Carmo

Publicidade

Publicidade

Algumas das orações mais popular para Nossa Senhora do Carmo são:

Aliança com Nossa Senhora do Carmo

Senhora do Carmo, com todos os nossos pecados, queremos que nos permita fazer uma aliança com a senhora, pois temos procurado seguir as palavras de Cristo, cumprir nossa missão aqui na terra, auxiliar nossas famílias, amparar nossos negócios, trabalhar dentro da verdade, da honestidade e que, mesmo com dificuldades, não deixamos de ser responsáveis, mas infelizmente, não estamos tendo forças, ânimo, poder físico nem mental, para enfrentar os vandalismos, os roubos, os assaltos, os impostos altíssimos, as inadimplências, os desocupados que quebram nossos patrimônios e destroem as nossas esperanças. Nossa Senhora do Carmo, sentimos que podemos contar com a senhora para que enriqueça os nossos corações de paz, confiança e acolhimento. Assim seja!”

Oração Nossa Senhora do Carmo

Ó, Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Ornamento e glória do Carmelo, vós que velais tão particularmente sobre os que vestem vosso sagrado escapulário, velai também sobre nós e cobri-nos com o manto da vossa maternal proteção. Fortalecei nossa fraqueza com o vosso poder e dissipai com a vossa luz as trevas do nosso coração, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade. Ornai nossa alma com todas as virtudes, a fim de que ela se torne sempre mais amada pelo vosso divino filho. Assistimos durante a vida, consolai-nos com a vossa amável presença na hora da morte, e apresentai-nos a Santíssima Trindade como vossos filhos e servos fiéis, para que nós possamos louvar-vos eternamente no céu. Assim seja.

Reze uma Ave Maria.

Nossa Senhora do Carmo…Rogai por nós!”

Glorificação a Nossa Senhora do Carmo

Mãe pura e iluminada, de profunda devoção a todos os fiéis que a recorreram e recorrem. Jamais desamparou um cristão sequer que usasse um escapulário dado por suas mãos, em época que se escondiam dos muçulmanos, vindos da terra santa. Digníssima mãe de Cristo, que a tantos orientou e ajudou, oriente-nos a nunca deixar de ter fé e acreditar que a senhora pode interceder por nós nas horas difíceis. Nossa Senhora do Carmo, abençoa-nos, pois a partir de agora usaremos um escapulário para ter nosso corpo e nossa alma livres de todo mal que possa nos acometer. Não nos desviais do bom caminho. Salvai-nos e dai-nos a sua força inspiradora. Assim seja!”

Os milagres da Nossa Senhora do Carmo

Vários são os milagres atribuídos a esta virgem. Eles sempre estão relacionados com o mar. Por exemplo, conta-se que em 16 de julho de 1717 a Nossa Senhora do Carmo conseguiu derrotar os piratas e expulsá-los da ilha no forte de San Felipe.

Tem também o milagre do Galileo, um navio mercante que naufragou em 1913 na Ilha de Caño, na Costa Rica. Sem notícias da tripulação, o dono do navio iniciou uma oração à Nossa Senhora do Carmo por seus marinheiros, mas com toda a cidade rezando no templo ao lado dele. Então, um navio chegou ao porto com uma boa notícia: toda a tripulação havia sobrevivido.

Publicidade

Publicidade

Também sabe-se que em 1845 o navio inglês “Rei do Oceano” estava passando por uma forte tempestade, então um dos tripulantes subiu ao convés para implorar por misericórdia. Diante da situação, outro tripulante, com um escapulário da Virgem pendurado no pescoço, resolveu jogá-lo ao mar, de onde a tempestade parou e houve apenas mais uma onda forte que devolveu o escapulário para o marinheiro.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.