Publicidade

Oxumaré – Significado, Origem e História

Dentro de várias religiões de matrizes africanas, é comum encontrar vários tipos de orixás e divindades, sendo que muitas delas são correspondentes aos elementos da natureza, assim como suas forças.

Publicidade

Publicidade

Você já ouviu falar de Oxumaré? Veja aqui quem é ele, quais são suas principais características, como funciona e tudo que precisa saber sobre esse assunto.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo e saiba tudo sobre esse assunto.

Quem é Oxumaré na África?

Quem é Oxumaré na África?

Ele é conhecido por ser a cobra arco íris, sendo que em nagô, ele é a mobilidade e a atividade. Uma de duas principais funções é a de dar forças para onde querem movimentos.

Publicidade

Publicidade

Ele é conhecido por ser o senhor de tudo que é alongado. Uma das tradições mais comuns para esse orixá é de presenteá-lo com o cordão umbilical, sendo esse enterrado – geralmente em conjunto com a placenta -, dentro de uma palmeira, da qual vira propriedade do recém nascido, onde sua saúde fica dependente de como está a condição dessa árvore.

Essa divindade também é a representação da riqueza e da fortuna, sendo um dos benefícios dos quais mais se tem apreço dentro do mundo dos iorubás, sendo confundido comumente com o vodum Dã.

Ele é o símbolo da continuidade e também da permanência, sendo que algumas das suas principais representações é uma serpente da qual morde a própria cauda.

Ele é um orixá de origem masculina, mas, há quem acredite que ele é tanto feminino quanto masculino. Mas, o seu representante feminino seria Ieuá, que é sua irmã gêmea, que tem poderes parecidos com o mesmo.

Ele se enrola ao redor da terra para impedir que essa caia, sendo assim, rege o princípio da fertilidade da vida, multiplicidade e dos destinos.

Publicidade

Publicidade

Ele também é lembrado por ser um dos servidores de Xangô, onde seria quem levaria a água da chuva novamente para as nuvens por meio do arco-íris.

Ele é o filho número dois de Nanã, sendo irmão de Oçânhim, Ieuá e Obaluaiê, que tem ligação diretamente com o que é nascimento, morte e também o renascimento.

Todos seus filhos costumam usar colares de búzios, dos quais estão entrelaçados, formando assim as escamas de uma serpente, que possui seu nome de brajá.

Divindade no Brasil

No Brasil, as pessoas que se dedicam a Oxumarê costumam usar colares de miçangas ou contas de vidros na cor amarela e também verde, sendo que seu dia da semana é terça-feira.

Quando seus servos dançam, costumam ter nas mãos pequenas serpentes de metal, onde apontam o dedo indicador para o céu e para a terra, em movimentos sempre alternados.

Publicidade

Publicidade

As oferendas que são feitas costumam usar patos, feijão, camarões, milho, onde tudo geralmente está cozido no azeite de dendê.

Na Bahia, ele é sincretizado com São Bartolomeu, sendo seu dia festejado em 24 de agosto.

A lenda conta que ele foi um dia um babalaô da adivinhação, onde era filho do dono das estolas de cores brilhantes.

Sua nação é lembrada por ser jeje, onde ele é chamado de Dan, e é visto rei. A palavra Dan quer dizer “estrangeiro”, “forasteiro” ou também “estrangeiro”, mas, acabou ficando com a impressão de ser algo negativo, como o “inimigo”, por parte de seus inimigos.

Filhos de Oxumaré

Quem é Oxumaré na África?

Os seus filhos, assim com condizente com a lenda de Oxumaré, costumam passar por muitas dificuldades, sendo considerados como pobres, porém, no futuro, costumam dar a volta por cima, tornando-se ricos e muito poderosas, além de extremamente orgulhosos.

Publicidade

Publicidade

Mas, é importante destacar que nunca deixar de ajudar alguém quando realmete precisam, sendo assim, muito comum de encontrar ele se desfazendo se algo seu para acudir os demais – sendo essa sua forma de arco-íris.

São conhecidos pelo seu temperamento fácil de se lidar, sempre calmos, porém, podem ser bem vingativos ou agressivos quando estão com raiva, sendo assim, mostrando lado de serpente do qual possuem, onde há falsidade e perversidade.

Costumam ser adeptos de mudanças, sendo que quando fazem as mesmas, são radicais. Tem a tendência de serem bissexuais, visto que tem sua dualidade como característica marcante.

Agora você já sabe melhor quem é Oxumaré, por isso, fique atento!

Continue lendo em nosso site para obter mais informações sobre quem são os outros orixás, quais são suas personalidades, como funcionam, quais são os cuidados indicados e muito mais.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.