Publicidade

Pai Ogum – Significado e História

Existem vários orixás dentro da Umbanda e também do Candomblé, sendo que cada um deles é designado para cuidar e manter certo elemento, além de tantas outras características.

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo informações completas sobre Ogum, quem foi ele, quais são suas principais características, entenda melhor sobre seu perfil e tudo que rodeia esse tema.

Publicidade

Publicidade

Fique por dentro.

Pai Ogum: representação

Pai Ogum - Significado e História

Conhecido por ser o orixá associado à guerra e também ao fogo, ele geralmente é representado na figura de um guerreiro. Ele possui o arquétipo de luta e de conquista, principalmente para aqueles que são seus filhos ou dedicam suas crenças ao mesmo.

Publicidade

Publicidade

Ele é conhecido como um dos mais importantes orixás das religiões de matriz africana, isso porque ele tem mais proximidade com o ser humano, apenas perdendo para Exu.

Lembrado por conhecer todos os segredos, ele sabe bem como fabricar os instrumentos necessários para a batalha, assim como o trabalho necessário com a terra.

Devido a estas habilidades, é possível observar que várias dessas representações são colocadas empunhando uma espada, uma enxada ou até mesmo uma pá.

Historia de Ogum

Conforme a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, que foi fundador da cidade de Ifé. Mesmo vivendo com muitos privilégios devido a ter nascido em berço de ouro, ele era inquieto e procurava representar seu pai em todas as batalhas para conseguirem novos territórios.

Dessa forma, acabou se tornando uma grande divindade, da qual inspira o processo de tomar grandes atitudes.

Publicidade

Publicidade

Nas várias histórias que falam sobre Ogum, é possível perceber que ele possui uma grande intensidade e vários comportamentos impulsivos, sendo vários deles pragmáticos.

Da mesma forma que ele luta com muita garra e se entrega para o amor sem nenhum medo, Ogum também é lembrado pela sua presença marcante com os amigos e sua grande vontade de viver.

Porém, é interessante lembrar que ele é tão temperamental quanto seu irmão, que é Exu, do qual não tem tanta sagacidade ou malícia igual.

Oferendas para Ogum

Pai Ogum - Significado e História

As oferendas que são dedicadas para Ogum costumam ser feitas durante a terça-feira, o dia em que é usado para ser feita sua consagração.

Na maioria das danças, há a evocação desse orixá, principalmente pelos gestos de lutas.

Publicidade

Publicidade

Ademais, os alimentos que são oferecidos não costumam ser difíceis de fazer.

No ritual jeje, ele é igual ao vodum Doçu, assim como para os praticantes do rito de Angola, ele é o mesmo orixá de Roxo Mucumbe ou Incoce.

No Brasil, Ogum é facilmente associado aos vários santos guerreiros da Igreja Católica, sendo sempre lembrado por São Jorge, principalmente na cidade do Rio de Janeiro.

Essa aproximação ficou muito reconhecido durante a Guerra do Paraguai, onde vários negros que participaram ativamente dos conflitos, acabaram confessando que a vitória da qual aconteceu na Batalha de Humaitá, só foi possível pela proteção criada pelo respectivo santo/orixá.

Filhos e filhas de Ogum

Lembrados pelo seu físico magro, são pessoas que adoram uma boa farra e estão sempre prontas para entrar em uma briga, tudo isso sem nem estarem envolvidos na discussão.

Publicidade

Publicidade

Possuem um temperamento forte e impaciente, não costumam procurar por explicações, partindo diretamente para os argumentos e ataques.

Quando em relacionamentos, costumam ser pessoas complicadas e não se apegam muito nos outros, o que faz com que estejam sempre trocando de parceiros constantemente.

Não costumam desistir fácil do que querem, indo até o final das ações, até finalmente conseguirem aquilo que desejam ou quebrarem a cara.

Costumam ter desejos simples, sendo pessoas humildes e que não ligam tanto para status ou riquezas. O maior destaque dessas pessoas é seu senso de batalha e de nunca desistirem do que desejam.

É preciso que tenham cuidado para que não sejam desagradáveis, visto que pela sua grande vontade de liderança e de obterem a vitória, podem ser prepotentes e lhe falta bom senso.

Publicidade

Publicidade

Por fim, não costumam acumular riquezas e tudo aquilo que ganham, costumam gastar com algo que faça sua satisfação momentânea.

Agora que você já sabe mais sobre Ogum, não deixe de procurar saber se você é regido por esse orixá, quais são as formas de conseguir realizar oferendas para o mesmo e tantas outras possibilidades.

Continue lendo em nosso site esta e demais informações sobre demais orixás e crenças.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.