Publicidade

Pai Oxalá – Significado e História

Oxalá é o orixá mais velho que existe, ele é filho de Olorum, a quem confiou toda a criação a seu primeiro filho Oxalá. Este é o orixá da energia da criação e seu dia é comemorado em 16 de janeiro, data que Salvador faz uma grande festa chamada “Nosso senhor do Bonfim”.

Publicidade

Publicidade

Todos os orixás são divindades caprichosas, o que significa portanto que agem assim como nós humanos: amam, odeiam, ajudam, curam ou castigam. Oxalá, por ter sido o primeiro orixá, é considerado o pai de todos, é muito sábio e benevolente com seus filhos e sempre indica o caminho da vitória.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, justamente por ter sido o primeiro, Oxalá se tornou um tanto prepotente e exigente, com algumas características que o levam a ser teimoso e perfeccionista. Esse temperamento já causou algumas confusões ao longo da história dos orixás.

Como, por exemplo, no início de tudo, quando Oxalá acreditou que não precisava fazer oferendas a Exu para se conectar com Olorum, deixando Exu extremamente contrariado e descontente com Oxalá. Como consequência, Exu fez Oxalá se embebedar de um vinho de palmeira, causando problemas com Olorum.

pai oxalá

Oxalá Oxalufan e Oxalá Oxaguian

Publicidade

Publicidade

Existem duas vertentes de Oxalá, Oxalufan e Oxaguian, cada uma delas têm características específicas e direcionam seus filhos de formas diferentes.

Oxalá Oxalufã ou Oxalufan

É o Oxalá mais velho de todos, seu templo é Ifon e, portanto, a sua relação com o tempo é muito próxima, fazendo com que seus filhos se curvem pelos anos que carregam nas costas. Oxalá Oxalufan é vagaroso como um idoso e costuma andar arcado, como um idoso com dor nas costas.

A sua peça de sustentação é o Opaxorô, um bastão feito de metal branco com a imagem de um pássaro na ponta. Algumas das principais características de Oxalá Oxalufan são: tranquilidade, sabedoria, paz e paciência.

Oxalá Oxaguiã ou Oxaguian

Este Oxalá também chamado de Oxaguiã vem na personificação de um jovem forte e guerreiro, seu templo é Ejigbo e sua principal característica é incentivar os jovens para as batalhas, por isso, ele carrega consigo escudo, espada, mão de pilão e polvarim.

Oxalá Oxaguian é dinâmico, está sempre se movimentando e representa as transformações ou inovações, estando muito associado à ideia de luta e também de vontade de vencer. O inhame é o alimento preferido de Oxalá Oxaguian, por isso ele criou o pilão e descobriu sua comida preferida: inhame pilado.

Publicidade

Publicidade

A partir dessas duas vertentes, existem outras ramificações de Oxalá: Oxalá Akire, muito relacionado à luta e guerra, Oxalá Alase, relacionado a chuva, Oxalá Lejugbe, relacionado ao poder de decisão, Oxalá Oko, relacionado à agricultura, Oxalá Ojagemo, dedicado à festa anual de Edé, Oxalá Eteko, relacionado à ideia de inquietação e Oxalá Orinxalá, o orixá casado com Yemanjá.

Oferendas para Oxalá

O dia de Oxalá é sexta-feira, sua cor é o branco. As oferendas para este orixá estão relacionadas a pedidos de harmonia e de equilíbrio com a vida. Antes de fazer a oferenda, o mais recomendado é fazer um banho de descarrego e, quando você estiver fazendo a oferenda, procure usar uma roupa leve e clara, de preferência branca.

  • Arranjo de frutas: pegue 4 peras, 3 cachos de uva verde (não pode ser a roxa!), mel, 500 ml de água filtrada ou água de rio. Coloque as uvas no centro e as 4 peras em volta, regue tudo com mel e jogue a água envolta e acenda a vela próxima.
  • Canjica branca: pegue 200 gramas de canjica branca cozida e fria, 1 rosa branca e 1 vela branca. Coloque toda a canjica em um montinho e a rosa em seu topo. A vela deve ser acendida próxima.

Todos os orixás têm quizilas, que são oferendas que eles não gostam. No caso de Oxalá, as quizilas são: dendê, vinho de palma, sal em excesso, pimenta, sangue e roupas escuras.

Oração de Oxalá

Oxalá!
Divina manifestação do Bem,
Senhor da perfeita Sabedoria e do Bendito Amor,
Ó ! Vós que recebei o poder do supremo Doador para tudo e todos.

Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador,
Despertai-nos para a realidade da vida imortal,
Sois a imaculada irradiação do Altíssimo,
Vosso nome é só mavioso e compassivo,
que nos guia; com ternura e esperança, para a Aruanda – Cidade de Luz.

Publicidade

Publicidade

Ai de nós empedernidos, na mais grosseira materialidade,
Afogados em sentimentos inferiores,
Rogamos contritos pela salvação da nossa consciência.

Junto a Vós, trilharemos por caminhos iluminados,
Porque sois a divina pureza, acolhedora e misericordiosa.

Santo Nome, envolvei-nos em sentimentos fraternos de real amor, a fim de chegarmos até Vós,
Oxalá ! Tende pena de nós, tende compaixão…
Êpa, êpa, Babá Oxalá!

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.