Publicidade

Pedra ametista – O que significa? Saiba como usar

A pedra Ametista é um cristal precioso de cor púrpura com intensas propriedades de proteção e libertação por meio do equilíbrio. Seu uso data desde antes de Cristo e diversas crenças viam nela alguma serventia relacionada a suas religiões.

Publicidade

Publicidade

O nome Ametista vem do grego Amenthusto que quer dizer “não intoxicar”. Dessa forma, acredita-se que essa pedra é uma das mais eficientes em rituais de para a libertação dos vícios.

Publicidade

Publicidade

Além disso, seus benefícios também estão ligados a melhora da captação de energia vital, aumento da sabedoria e do equilíbrio.

Veja a seguir tudo o que é preciso saber sobre as propriedades energéticas, história e outras informações sobre a pedra Ametista.

Histórico da Pedra Ametista

pedra ametista
Publicidade

Publicidade

As primeiras explorações e uso da ametista datam de muitos milênios atrás e os gregos acreditavam que sua origem estava diretamente relacionada aos deuses.

Segundo a lenda, Ametista era uma ninfa que pediu a ajuda da deusa Ártemis após ter enfurecido o deus Dionísio, que se encontrava embriagado. O deus do vinho havia mandado tigres atrás da ninfa, e ao ouvir seu clamor, Ártemis a transformou em um cristal de quartzo transparente para que não pudesse ser ferida pelos animais. Passado a embriaguez, Dionísio arrependido, derramou um cálice de vinho sobre a pedra, tornando-a desse jeito cor de violeta.

Já na Idade Média, foi associada a preservação da castidade, sendo utilizada como amuleto entre o clero. Os sacerdotes acreditavam que era uma pedra simbólica da riqueza, realeza e fidelidade a Jesus.

A Ametista no campo da astrologia e esoterismo

Na astrologia, a Ametista é bastante associada aos signos de Peixes, Câncer e Escorpião.

No campo esotérico e energético, é a pedra que promove elevação espiritual, canalizando e limpando as energias maléficas do corpo e do ambiente.

Publicidade

Publicidade

Entre suas propriedades, estão o fortalecimento da intuição, e a proteção, em especial contra as doenças da mente. É um cristal utilizado em energizações contra a insônia, a ansiedade e a depressão.

Leia também

Como utilizar a pedra Ametista

A utilização da ametista pode ocorrer de diversas formas, mas uma das mais poderosas para promoção do equilíbrio é no momento da meditação.

Para isso, a pessoa deve preparar um ambiente tranquilo com alguns incensos e música calma, ou sons da natureza. Se puder realizar no período da manhã melhor, pois a luz natural ajuda na energização dos cristais.

Em seguida, basta deitar-se de costas de forma confortável e colocar a pedra de ametista no chakra frontal, localizado na testa.

Publicidade

Publicidade

Com os olhos fechados, deve-se respirar apenas pelo nariz de forma natural deixando os aromas do incenso invadirem e tranquilizarem o corpo, assim como a música calma. Nesse momento, o indivíduo pode apenas se concentrar no som do ambiente, limpando a mente de qualquer pensamento e preocupação, ou ainda, canalizar sensações e pensamentos bons, voltando a eles sempre que a mente buscar distrações.

Essa meditação pode durar de 5 a 15 minutos e faz com que a energia vital seja reestabelecida por completo.

Outras maneiras de utilizar a ametista é como amuleto constante, podendo adornar colares, pulseiras, anéis ou qualquer outro tipo de acessório.

Para quem tem problemas com insônia ou pesadelos constantes, a indicação é dormir com a pedra debaixo do travesseiro ou ao lado esquerdo da cama. Também relacionado ao sono, algumas pessoas acreditam que uma pedra ametista no pulso direito enquanto se dorme, pode mostrar o futuro através dos sonhos.

Onde se encontra esse tipo de pedra?

Esse cristal é muito encontrado em países como a Índia, Bolívia, México, Madagascar e aqui no Brasil. No nosso país elas são extraídas principalmente nos estados da Bahia, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Publicidade

Publicidade

Seu uso mais comum é na confecção de joias e adornos, porém também é bastante fácil encontrá-la em seu formato bruto.

Para quem deseja um exemplar dessa pedra, é possível encontrá-la em joalherias. Apesar de ser uma pedra semi preciosa, seu valor é relativamente baixo, podendo ser adquirida facilmente por algumas centenas de reais.

Mas cuidado, se a ideia é utilizar as propriedades energéticas desse crista, é bom ficar de olho na originalidade do mesmo. De outro modo, ele não terá influência alguma.

Como preservar a pedra ametista

O ideal para a limpeza e energização das ametistas é limpá-las apenas com água corrente e sal grosso. Em seguida deixe-a secar naturalmente, mas não diretamente exposta ao sol.

Procure não utilizar produtos químicos na limpeza da sua pedra, pois isso pode afetar negativamente a sua durabilidade e energias.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Pedra sabão: O que significa, características e como usar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.