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A posição que você dorme pode revelar seu estado de saúde: olha só!

Pessoas que passam por cirurgias acabam tendo dormir em uma posição com que não estão acostumadas, à noite. Da mesma forma, mulheres grávidas também acabam tendo que encontrar outras posições durante o sono. Diante disso, não é estranho que a posição que você dorme possa revelar seu estado de saúde.

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Também, a sua condição de saúde pode interferir na qualidade do seu sono. Afinal, tendo que procurar uma posição mais confortável, acaba não dormindo bem. Então, pela manhã, pode ser que ainda se sinta cansado ou, até, mais cansado do que antes.

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Portanto, vamos conferir, a seguir, algumas posições possíveis para dormir e o que elas podem dizer sobre a sua saúde.

1. Dormir de ladoA posição que você dorme

Dormir de lado pode aliviar o ronco e melhorar a digestão. Para algumas pessoas, porém, isso acaba sendo um problema para o sono. Em especial para quem sofre de refluxo ou outros problemas digestivos.

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Se essas pessoas escolherem dormir do lado direito, isso pode resultar no agravamento dos sintomas de refluxo ácido e outros problemas de digestão. Por outro lado, se escolherem dormir do lado esquerdo, isso mantém o estômago abaixo, o que dificulta o aumento do ácido estomacal.

Dormir de lado na gravidez também é comum. Isso porque ajuda na melhoria da saúde da mãe e do bebê. Aliás, aqui, também, o lado esquerdo é favorecido. Afinal, assim a azia se reduz, o fluxo sanguíneo é maior e não há tanta pressão sobre o útero.

Sem falar que dormir de lado pode aliviar a dor na lombar e, ainda, ajuda a coluna a se alinhar. Então, se você tem alguma dessas condições não é estranho que essa seja a posição que você dorme.

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2. De bruçosA posição que você dorme

Dormir de bruços costuma ser uma boa alternativa para quem sofre de apneia do sono e ronco crônico. Isso porque essa posição causa pressão sobre o ombro e a parte inferior das costas. Até se você dormir em uma cama mais macia, inclusive.

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Mas é bom tomar cuidado com ela, pois ela pode desalinhar sua coluna e causar dor prolongada durante o dia. Por isso, evite na medida do possível.

3. De barriga para cima com os braços ao ladoDormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima (ou “dormir nas costas”) pode trazer benefícios em qualquer idade. Isso é tão verdade que os pediatras até sugerem para os bebês. Mas é melhor tomar cuidado com essa posição também.

Essa posição é uma das mais usadas por quem sofre de dor nas costas. Afinal, ela pode aliviar bastante a dor. Mas ela tem muitos riscos, ao mesmo tempo, como bloquear as vias respiratórias durante o sono para quem sofre com a apneia do sono.

Em geral, portanto, quem sofre de dor nas costas pode escolher dormir nessa posição. Para algumas pessoas, ajuda; para outras, piora.

4. Dormir de lado, na posição fetalA posição que você dorme

Essa é a posição preferida de muitas pessoas, por ser saudável e relaxante. Entre outros aspectos, a posição fetal, como se chama, também costuma ser uma boa alternativa para quem tem hérnia de disco. Afinal, enrolar o tronco tende a aliviar a dor na região. Além disso, sofre de depressão também escolhe essa posição.

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5. Dormir de costas em uma posição reclinadaDormir na posição reclinada

Para quem sofre com Espondilolistese, ou escorregamento vertebral, essa opção costuma ser, também, uma boa alternativa. Isso porque a espondilolistese é uma condição em que uma vértebra desliza sobre a que está abaixo dela. Deitando nessa posição, há menos pressão sobre a coluna.

6. Dormir com travesseiro sob o adomên

Dormir nessa posição costuma ajudar bastante quem sofre com doenças degenerativas de disco. Isso porque ela tende a aliviar bastante a dor sofrida pelo espaço entre os discos.

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Quando a sua posição de dormir interfere na sua saúde

As posições que mencionamos costumam ser escolhidas por ajudarem pessoas sob determinadas condições de saúde. Por conta disso, a posição que você dorme pode revelar seu estado de saúde. Por isso, é bom que você esteja atento a ele, para se cuidar melhor.

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Mas, como vimos também, algumas posições acabam interferindo na qualidade do sono e, também, na sua saúde. Portanto, o quanto você puder evitar algumas delas, evite. Afinal, é sempre bom cuidar do próprio corpo e ter mais qualidade de vida, não é verdade?

Aliás, fica uma dica: dormir com os braços levantados nunca é bom, pois essa posição pode gerar cãimbra, cólica e circulação fraca.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

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