Muitas pessoas nunca foram até um terreiro, porém, com certeza já ouviram falar sobre quem são os preto velhos, geralmente com muito temor sobre o que fazem e sua história no geral.
Publicidade
Porém, do contrário do que se imagina, são imagens positivas dentro da Umbanda, sendo que só quem conhece sabe o tamanho da bondade e generosidade dos mesmos.
Publicidade
Publicidade
Veja mais informações abaixo sobre quem são, sua história, seus feitos e tudo que precisa saber sobre os mesmos.
Espíritos do bem, eles estão sempre comprometidos com a caridade, com o amor e também a humildade. Quem já teve contato com seu abraço e suas palavras, sabe que priorizam a ética, a justiça e também o perdão.
Publicidade
Publicidade
Mas, o que muitas pessoas não tem noção é de que esses guias não são todos negros ou morreram idosos, por isso, leia mais as explicações abaixo.
Quando os espíritos evoluídos passam pelo processo de desencarnar, podem assumir a forma que quiserem, sendo que muito deles atuam nos centros na pele de ex-escravos, de modo a valorizar a herança que os africanos deixaram para o Brasil, principalmente pela influencia das religiões de matriz africana.
Sendo muito sensitivos, eles adoram falar que estão recebendo mensagens de pesoas famosas, como é o caso de escritores, pintores e médicos, como se isso lhes garantisse uma grande evolução espiritual.
Muitas pessoas dizem que alguns nomes importantes da ciência e da medicina entram em contato com as pessoas de nosso plano por meio do formato de pretos velhos, sempre com essa imagem humilde e simples, tentando resolver demais problemas.
A maneira simples como repassam as mensagem, foi o que permitiu com que muito auxílio fosse prestado para a população mais humilde brasileira, da qual não via representação de muitos médicos ou escritores complicados que aqui eram disseminados.
Auxílio dos preto velhos
Publicidade
Publicidade
Conhecidos por ajudarem em questões de saúde, tanto física quanto emocional, eles também são muito procurados por parte de quem quer encontrar um emprego ou também fazer uma união da família.
Suas magias são conhecidas como “mirongas”, sendo lembradas pelo seu grande poder e com vários mistérios milenares.
Quando nas consultas, costumam usar técnicas de benzimento, sugerindo vários banhos com ervas. Da mesma forma que os Caboclos, eles também conhecem uma grande quantidade de plantas, porém, costumam usar mais comumente:
Manjericão: para equilibrar o padrão dos pensamentos;
Alecrim: para curas físicas variadas;
Espada de São Jorge: para dar mais proteção espiritual;
Arruda: para fazer banhos de descarrego;
Guiné: para gerar mais prosperidade.
Por meio de seus cachimbos e/ou cigarros de palha, costumam defumar as pessoas com as quais recebem seus passes. Essa ação do fogo e também do fumo costuma “queimar” as energias passadas.
Já o café, que sempre é servido de maneira gelada e sem açúcar, tem plena função nos trabalhos, o que ajuda a dar mais movimento para a vida das pessoas. Quando os dedos são estralados, também há o acionamentos das energias, das quais ficam paradas no campo vibratório de quem está se consultando.
Ligação com os orixás
Publicidade
Publicidade
Os preto velhos são lembrados por conhecerem com grande profundida a força de cada um dos orixás, sendo assim, sempre mais ligados com Obaluaê ou com Nanã, que são as divindades mais velhas das religiões de matriz africana.
É lembrado que são forças da natureza, que quando em momentos desequilibrados, podem causar demais problemas físicas e emocionais nas pessoas. Sendo assim, possuem grande respeito nas energias dessas expressões divinas, sem deixar de lado suas rezas, sempre com a intenção de proteger seus filhos de fé.
Não são difíceis os médiuns que se depararam com uma batida no chão com uma bengala, onde a intenção era a de espantar os espíritos perdidos, dos quais tinham a intenção de atrapalhar um ritual
Já falando sobre o plano espiritual, costumam cuidar das crianças que desencarnam antes de seus pais, além dos animais domésticos.
Eles costumam ser agrupados entre aqueles de Angola, Luanda, Guiné, Congo ou também Aruanda, sendo o seu principal diferencial os fundamentos de atuação.
Publicidade
Publicidade
Podem se apresentar como pais ou mães mais velhos, porém, costumam ser chamados de vovôs, principalmente quando usam sua forma anciã, ou, como tios quando escolhem sua forma mais jovem.
Suas cores mais usadas são o preto e o branco, sendo que o dia em que lhes é consagrado é a segunda-feira. No dia 13 de maio, é quando as casas de Umbanda costumam celebrar essa linha, assim como no dia 26 de julho.
Mesmo conhecidos por serem doces, gostam de disciplina e de verdade na palavra, mas, uma de suas principais características é o perdão.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de privacidade
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.