Publicidade

Principais crenças do Budismo – Quais são? Descubra aqui!

O budismo é a doutrina religiosa que se baseia nos ensinamentos do Buda Sakyamuni. Este se entende como “aquele que acordou do sono da ignorância”. Sendo assim, seus ensinamentos são luz para os seguidores dessa religião. Confira, pois, quais são as principais crenças do budismo.

Publicidade

Tudo na vida é impermanente e está sempre mudando

Publicidade

O filósofo grego Heráclito disse a famosa frase: “Nenhum homem poderia andar pelo mesmo rio duas vezes, pois o homem e o rio mudaram desde então”. Dessa forma, a impermanência é a natureza da própria vida.

Publicidade

Publicidade

O Buda descreveu o mundo como um fluxo interminável de devir. Tudo é mutável, transformação contínua, mutação incessante e um fluxo em movimento. Tudo existe de momento a momento. Ou seja, tudo está se movendo desde o nascimento até a morte.

Assim, Buda aponta para a lei da impermanência e, dessa forma, nega a existência da substância eterna. Inclusive, os cientistas podem concordar com essa lei. Então, para o budismo, o mundo também terá um fim, assim como outros mundos tiveram o seu.Água tem fim

A materialidade não pode te fazer feliz

Publicidade

Publicidade

Como, para o Buda, nada nessa vida é eterno, nem mesmo a própria vida (pois uma hora tem de chegar ao seu fim), Buda chama atenção para o fato de que não as coisas materiais não podem trazer a felicidade.

Portanto, segundo seus ensinamentos, a posse de coisas ou de pessoas não pode fazer um indivíduo feliz. Afinal de contas, acima de tudo, elas são temporais. No meio disso, é importante que as pessoas aprendam a não se apegar às coisas.

Segundo o budismo, possuir ou possuir coisas não pode trazer a felicidade e, no fim de toda essa possa, vem a infelicidade. Por isso, o melhor a se fazer é não se apegar, não possuir.Desapego liberta

A vida humana sofre muito por causa da ganância

Como parte das Quatro Nobre Verdades, por Buda, está o ensinamento de que a vida humana pode sofrer muito. Inclusive, esse é o primeiro ensinamento das Quatro Nobres Verdades.

De acordo com o budismo, os seres vivos estão presos no ciclo de existência conhecido como samsara. No samsara, é como se as pessoas vagassem sem rumo e experimental sofrimento insuportável por causa do forte controle do apego a si mesmas. Ou seja, elas sofrem porque são apegadas demais.

Publicidade

Publicidade

Para curar isso que se parece com uma doença, primeiro é preciso encontrar sua causa e, em seguida, aplicar o caminho de treinamento, como um remédio, a fim restaurar a boa saúde original que, segundo a crença, é a iluminação.Saúde original

O minimalismo deve ser experimentado

Ao invés de encher as casas com coisas que não sejam necessárias, a ideia do budismo é que as pessoas possam viver por meio do minimalismo. Ou seja, só com aquilo que lhe possa ser substancial.

Desse modo, o minimalismo acaba acrescentando muita liberdade à vida das pessoas. Pois, de fato, com uma casa pequena, por exemplo, suficiente para cada um, a preocupação com hipoteca é menor. Além disso, não há, também, tanto trabalho com limpeza.

Através do minimalismo, você pode viver em paz e mais sossegado. Além do mais, pode criar uma vida mais significativa e não superficial.Principais crenças do budismo: minimalismo torna a vida significativa

Se você doa o que não precisa, é mais feliz

Uma das coisas que o Buda fez foi abandonar as posses materiais. A partir de então, ele pôde ter mais liberdade e viajou para divulgar a sabedoria do budismo.

Publicidade

Publicidade

Ajudar os outros parece uma atitude simples, mas é cheia de significado. Afinal, fazer bem ao outro traz uma sensação de bondade infinita. Assim, também, você libera seu espaço de energias negativas. Então, fica mais leve nesse sentido.

Sobretudo, doar permite que você tenha uma relação melhor com os outros. Por isso, doar é uma ação muito importante para o budismo.Principais crenças do budismo: Doe para se libertar

É preciso alimentar-se de maneira saudável

Os budistas acreditam que comer de maneira saudável é bom para o corpo e para o mundo. Isso porque, alimentando-se de maneira saudável, você não precisa gastar rios de dinheiros com comida.

Diante disso, eles sugerem que as pessoas comam o que está em época, alimentos que sejam da estação. Afinal, comidas simples podem mudar você e sua vida. Em outras palavras, ao comer limpo, você pode criar uma vida melhor para você.Principais crenças do budismo: comer limpo para ter uma vida melhor

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.