7 provas de que os animais podem ser mais inteligentes do que pessoas

O que nem todo mundo imagina é que os animais podem ser mais inteligentes do que os seres humanos. Afinal, o que se costuma dizer é que o ser humano é o mais inteligente de todos. Diante disso, trouxemos 7 provas de que os animais podem ser mais inteligentes do que as pessoas.

O homem se faz conhecido por ser racional. No entanto, ainda é possível que os animais o superem no quesito inteligência. Confira, a seguir, como isso é possível.

1. Pombos-correio — e outras aves — conseguem encontrar o caminho de volta

Enquanto os seres humanos necessitam de toda uma estrutura geográfica para se localizar e, assim, conseguir voltar para casa após uma longa viagem, com os pombos-correio o processo é muito mais simples.

Afinal, eles podem percorrer distâncias extremamente longas (mais de 1.100 milhas) e ainda assim retornar ao ponto inicial, sem necessitar de tais ferramentas.

Na verdade, o pombo-correio possui em sua estrutura algo que pode guiá-lo em suas viagens. Mais precisamente, no seu bico. De acordo com um estudo da Universidade de Frankfurt, o que eles têm que os seres humanos, por sua vez, não possuem é um ferro, ou um tipo de ferro, em seu bico. Diante disso, eles podem sentir o campo magnético e, assim, se localizar pela Terra.

Além deles, o estudo revelou, também, que outras aves possuem essa estrutura que os conecta com o campo magnético do nosso planeta.Animais podem ser mais inteligentes - Pombo-correio

2. Formigas que se reproduzem por meio da clonagem

Uma espécie de formigas da Amazônia, conhecida como mycocepurus smithii, é uma espécie superfeminista que desenvolveu a capacidade por meio da clonagem. Assim, as formigas dispensam sexo e os machos. E é dessa forma que elas evoluem para uma raça exclusivamente feminina.

Embora não esteja claro quando ou como tudo isso aconteceu, essas formigas passaram a evitar o gasto energético dos machos e, também, dobraram o número de fêmeas reprodutoras a cada geração.Formiga

3. Elefantes podem rastrear até 30 familiares ausentes

Mulheres que são mães costumam ficar desesperadas quando não conseguem encontrar seus filhos, não é mesmo? Queriam mesmo era poder farejá-los. Esse, então, não é um problema para os elefantes.

Os elefantes podem até parecer cansados e lentos, às vezes, por serem enormes. Mas não é à toa que eles têm um nariz peculiar: realmente há uma baita utilidade por trás. Desse modo, os elefantes podem rastrear até 30 membros de sua família que estejam ausentes.

Afinal, ao farejar seu cheiro, eles podem até construir um mapa para facilitar o encontro com eles.

Além disso, os elefantes podem descobrir se um humano é bom ou mau pela cor e pelo cheiro das roupas. Por isso, essa com certeza é uma das 7 provas de que os animais podem ser mais inteligentes do que os seres humanos.Animais podem ser mais inteligentes - Elefante

4. Cupins também cultivam

Uma espécie de cupins que se chama Macrotermes michaelseni desenvolveu uma técnica para cultivar fungos que, para elas, são alimento. Como esse fungo só pode crescer a 30,5 ºC e as temperaturas costumam variar muito entre o dia e a noite, os próprios cupins desenvolveram um sistema para manter a temperatura estável.

Para isso, eles abrem e fecham o aquecimento em seus montes, assim como controlam, também, o resfriamento. A técnica é tão boa que até a Universidade de Loughborough conduziu pesquisas para usá-la em edifícios humanos.Cupins Inteligentes

5. Mamíferos, como gibões, podem reproduzir uma diversidade de sons

Enquanto o homem se subestimam pela fixação da linguagem e da tecnologia, alguns mamíferos conseguem perfeitamente superá-los.

Nesse sentido, alguns mamíferos, como é o caso dos gibões, podem reproduzir um grande número de sons (mais de 20 sons diferentes, com significados diferentes). Assim, eles se comunicam com outros animais através do dossel das florestas tropicais.

6. Coalas podem marcar o cheiro

Alguns quadrúpedes, como os coalas, por exemplo, têm glândulas peitorais que lhes permitem marcar o cheiro. Assim, enquanto o humano tem um olfato limitado e não consegue entender as mensagens que existem nas marcas olfativas, os coalas entendem tudo sobre um tipo de cheiro.

7. Animais domésticos nos obrigam a fazer o que eles querem

Os animais domésticos, por sua vez, dão uma visão detalhada das habilidades mentais de pássaros e mamíferos. Afinal, eles conseguem informar o que querem e, ainda, nos obrigar a atender aos seus pedidos. Ou seja, o mundo animal é muito mais complexo do que se imagina.

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.