Significado de Raimundo – Origem do Nome, História, Personalidade e Popularidade

O nome Raimundo carrega um lindo significado. Se você está procurando um nome que não seja tão usado, com um forte significado e simples, Raimundo pode ser uma ótima opção.

Significado de Raimundo

Raimundo: origem e significado

Raimundo é um nome gótico, ou seja, possui origem germânica. A palavra que  deu origem ao nome é Regnemundos, que origina da junção de outras duas palavras: ragin e mundo. A primeira significa “conselho”, já a segunda significa “proteção”. Devido a essas palavras que originam o nome, Raimundo significa “sábio protetor”.

Popularidade do nome

Atualmente, o nome Raimundo não é muito utilizado. É um nome que foi bastante usado entre as décadas de 60 e 70, ocupando 22% dos registros feitos; hoje, o nome ocupa apenas 2% dos registros feitos. A região do país pode influenciar no uso de cada nome, já que no Nordeste, por exemplo, o nome Raimundo ainda é mais comum, mesmo com uma frequência menor do que em outras décadas.

Personalidade

Aqueles que se chamam Raimundo costumam possui uma característica predominante: gostam de ajudar os outros. Além disso, os “Raimundos” costumam ser pessoas meigas, bastante sociáveis e fáceis de agradar. Uma outra característica que as pessoas com esse nome carregam é o lado sentimental bem forte, valorizando as relações amorosas, familiares e amizades.

São pessoas que possuem bastante autonomia e não gostam de depender dos outros. Em suas relações amorosas, apesar de saberem valorizar e se dedicar bastante, gostam de manter a sua independência e de que o outro mantenha  sua.  Eles costumam se adaptar com facilidade às diversas situações que podem ocorrer em sua vida e também a ambientes diferentes, mas costumam ser inquietos e questionadores.

Vale lembrar que esses são traços gerais de personalidade, baseadas no nome. Então, nem todas as pessoas com esse nome serão assim, pois há diversos outros fatores que influenciam na construção da personalidade.

Curiosidades: músicas e pessoas influentes com o nome

Não há músicas famosas com o nome, porém, há cantores e bandas conhecidas que já carregam esse nome. O cantor Raimundo Soldado, por exemplo, fez muito sucesso na década de 80, com músicas como “Você gosta de mim” e “Não tem jeito que dê jeito”, as mais famosas de seu disco.

A banda de rock Raimundos é bastante conhecida e já fez  muito sucesso, tendo músicas cantadas até hoje, por pessoas de diferentes gerações. Se pararmos para pensar, o nome da banda é bastante parecido com Raimundo, mas essa não foi a inspiração para a banda, como algumas pessoas podem pensar. Apesar de uma grafia bastante parecida, o nome da banda surgiu através de uma inspiração na banda Ramones.

Raimundo Nonato: este é um nome muito conhecido. Raimundo Nonato foi um santo romano que viveu no século XIII. Ele ficou conhecido por se rebelar contra escravidão, algo que era bem comum na sua época. O santo também é considerado o patrono das obstetras e parteiras, que comemoram o seu dia em 31 de agosto.

Dicas para acertar na escolha

Algumas pessoas já sabem o nome do seu filho antes mesmo da gravidez. Já para outras pessoas, esse é um problema e gera muitas dúvidas. Por isso, para ajudar você, separamos algumas dicas que devem ser levadas em conta na escolha:

Harmonia

Não pense somente no nome, é preciso pensar no sobrenome, pois os dois devem estar em harmonia. Escreva em um papel ou repita em voz alta, quantas vezes forem necessárias, para ver se não há nada de estranho com a combinação de nome + sobrenome.

Escrita

Evite usa letras repetidas, como “LL”, ou fazer trocas de “I” por “Y”. Durante a fase de alfabetização da criança, ela pode apresentar dificuldades na hora de aprender a escrever o próprio nome, devido aos acréscimos de letras ou substituições.

Pronúncia

Nomes com pronúncias difíceis ou mais de uma pronúncia possível devem ser evitados. Algumas pessoas sabem lidar bem com isso e não se importam com a pronúncia, mas a maioria não gosta de ver o seu nome sendo falado de outra maneira.

A escolha

junto com todos os fatores acima, faça um questionamento para você mesmo: “eu gostaria de ter esse nome?”. Se a resposta for sim, você fez uma ótima escolha. Por isso, não ligue para a opinião dos outros, o nome deve ser algo que agrade aos pais e, futuramente, à criança.

O nome Raimundo se encaixa em todos os questionamentos que devem ser levados em conta. É de fácil escrita, pronúncia e costuma ser harmonioso com diversos sobrenomes.

E você, gostou de saber mais sobre esse nome? Já fez a sua escolha?


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: