Publicidade

Reiki – O que é e como funciona a terapia

O Reiki é uma terapia de origem e prática espiritual. Trata-se de uma terapia que trabalha a transmissão de energia vital pelas mãos, criando portanto um campo de vibração. Também pode ser lido como uma técnica de relaxamento e meditação por meio de guia espiritual.

Publicidade

Publicidade

A prática do Reiki pode atuar em tratamentos e também na cura de doenças. Algumas outras pessoas associam a prática do Reiki com uma cura mais relacionada ao âmbito espiritual e com uma ligação criada com nós mesmos por meio da prática vibracional.

Publicidade

reiki
Publicidade

Ao contrário de outras técnicas de cura, como a acupuntura, o Reiki não é uma tradição antiga. É uma técnica que foi desenvolvida em 1922 pelo budista zen japonês Mikao Usui.

Aos poucos, foi se espalhando por vários professores, que o popularizaram em todo o mundo. O Reiki assume que existe uma energia vital do Universo que está em toda parte: no Cosmos, na Natureza e também em nós mesmos.

Publicidade

Publicidade

Quando essa energia flui pelo nosso corpo, nossas defesas estão ativas e nosso corpo pode sentir o máximo de bem-estar. Quando essa energia para de fluir, surgem doenças, estresse, ansiedade e outros desconfortos, portanto, a origem da maioria dos problemas estaria relacionada a essa “falta de movimento”.

Segundo essa crença, outras pessoas podem nos transmitir sua energia vital por meio das mãos para desbloquear nosso fluxo vital, ativando assim, nosso sistema imunológico. O Reiki, portanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não cura doenças de uma forma milagrosa.

O que acredita-se é que as mãos treinadas de uma pessoa com a sabedoria da organização e fluidez das energias, supostamente, desbloquearia o fluxo da energia vital para despertar as defesas e equilibrar nossa mente e espírito.

Para que serve o Reiki?

Muitas pessoas afirmam que o Reiki ajuda a curar o estresse, a ansiedade, as dores de cabeça, as dores musculares, além de acelerar alguns processos de cura e aliviar a dor em doenças como câncer, reumatismo e doenças crônicas.

Em alguns hospitais em que a prática do Reiki foi inserida, como no  Vall d’Hebron e Hospital Clínic, em Barcelona, os pacientes relatam uma melhora significativa em relação aos efeitos colaterais de diversos tratamentos, além de auxiliar na redução do sofrimento físico e mental.

Publicidade

Publicidade

Os próprios hospitais contatam associações especializadas, como a Sauce Foundation ou a AtRC (Associação dos Terapeutas de Reiki da Catalunha), que oferecem as terapias gratuitamente e de forma voluntária.

Os princípios do Reike segundo Mikao Usui

Mikao Usui escreveu muito sobre o Reiki, assim como as demais medicinas inspiradas no budismo, trata-se de uma técnica que guia para a autocura por meio de muita meditação e autocentramento, afinal, não existe cura física sem a cura espiritual.

De acordo com Mikao Usui, os cinco princípios básicos do Reiki para a vida são:

  • Apenas por hoje, não me Irrito – “Kyo dake wa Ikaru na”
  • Apenas por hoje, não me preocupo – “Shinpai suna”
  • Apenas por hoje, sou grato – “Kansha shite”
  • Apenas por hoje, trabalho com afinco – “Gyo-o hage me”
  • Apenas por hoje, sou amável e gentil com todos os seres – “Hito ni shinsetsu ni”

Essas cinco regras devem ser aplicadas todos os dias em todos os momentos. O treinamento para se tornar um mestre no Reiki fiz que essas 5 frases devem ser ditas todos os dias pela manhã e pela noite.

Relação do Reiki com os chakras

Mesmo de origem budista o Reiki também recebeu algumas influências do hinduísmo, principalmente no que se refere à relação do Reiki com a energia dos chakras.

Publicidade

Publicidade

Cada um dos chakras: Chakra Básico / Chakra Raiz, Chakra Plexo Solar, Chakra Cardíaco, Chakra Laríngeo, Chakra Frontal – Terceiro olho ou Chakra Coronário pode ser ativado por meio de algumas técnicas do Reiki.

A principal função ao ativar as energias dos chakras é equilibrar as suas energias e assim, promover uma sensação de bem estar e também de harmonia consigo e com o próximo. As energias que nos habitam são capazes de traçar caminhos e estabelecer mudanças.

Como e com quem fazer o Reiki?

Essa é uma escolha muito pessoal, o ideal é que você escolha uma pessoa em que confia, mas que também não seja extremamente próxima de você, pois uma relação muito próxima pode influenciar nos procedimentos.

Existem vários profissionais que oferecem esse tipo de prática hoje em dia o mais indicado é que você procure por aqueles que não praticam um preço competitivo ou que façam muitas promoções, pois o Reiki deve ser uma conexão espiritual e não material.

Portanto, procure lugares que tem vivência nos rituais sagrados de cura e pessoas as quais você sinta reciprocidade e afinidade de pensamentos, visto que muita energia será trocada.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.