Relacionamentos passados – 8 sinais de que você tem trauma deles

As experiências negativas fazem parte. O problema delas é que dificultam a vida na hora de seguir em frente. Portanto, se você suspeita desse problema, confira 8 sinais de que seus relacionamentos passados te traumatizaram.

Afinal, os traumas despertam para o medo de que algo ruim aconteça de novo. E, no meio disso, ninguém quer passar pelo mesmo aperto. Em geral, os traumas que têm muita influência sobre a vida adulta de uma pessoa são os da primeira infância.

Mas isso não significa que as experiências ruins da vida adulta também não possam resultar em traumas e, assim, prejudicar a vida de alguém. Então, para saber mais sobre isso, acompanhe a leitura.

Bagagem emocionalRelacionamentos Passados - Bagagem emocional

Às vezes, é difícil perceber, mas há uma carga de sentimentos negativos que um relacionamento (de amizade ou de namoro) possa ter deixado. Quando um relacionamento não acaba de maneira igual para os dois, é comum que alguém guarde tristeza e até pensamentos e emoções negativos.

É a isso que se chama bagagem emocional.

Pois, dessa forma, essa tristeza e negatividade não cessam, mesmo que o relacionamento tenha terminado há muito tempo. Então, confira os 8 sinais de que seus relacionamentos passados te traumatizaram.

1. Você é uma pessoa desconfiada

Se você tem dificuldade em confiar, é porque provavelmente alguém te traiu de forma impiedosa no passado. Por isso, é muito difícil esquecer e, então, confiar em outra pessoa, pois sempre acha que vai se decepcionar outra vez.

2. Há apelo à superproteção

Quem sofre algum trauma como traição, é comum, também, agir com superproteção em um relacionamento atual. O problema disso, no fim das contas, é que pode acabar se tornando controle e possessividade. Por isso, é preciso muito cuidado com o medo de que vai acontecer de novo, pois tende a estragar um relacionamento que poderia dar certo.

3. Alegrias contaminadas

Por mais feliz que você possa estar em um relacionamento atual, você começa a pensar que todas as suas frustrações de outro relacionamento podem acontecer novamente. Então, você não consegue ficar bem por muito tempo.

4. Você se cala sobre coisas que te aborrecem

Por mais que alguma coisa te machuque ou te aborreça, você não discute isso com a pessoa, pois tem medo de que algo do passado aconteça novamente. Entre as possibilidades, não falar nada para evitar que a outra pessoa se canse de você ou simplesmente para evitar que ela seja agressiva com você, como outra pessoa foi.

5. Você se desrespeita

Um relacionamento abusivo ou tóxico podem fazer muito mal, pois acabam com a autoestima de alguém. Por conta disso, você se sente mal pelas coisas que sente ou por quem você é. E esse é um trauma poderoso — e precisa ser curado imediatamente.

6. Há recriação e revivência do passado na sua cabeça

Se você se traumatizou com relacionamentos passados, também é comum ficar recriando e revivendo episódios na sua própria cabeça. Desse modo, você acaba se martirizando infinitamente.

7. Você olha por cima do ombro

Novamente falando sobre relacionamentos tóxicos e abusivos, é comum, depois deles, ter a sensação de que alguém o está perseguindo. Portanto, esse também é um trauma muito grande, que pode afetar a sua personalidade.

8. Você afasta as pessoas

Quando há traumas de relacionamentos passados, as pessoas tendem a afastar as outras, para evitar que todas as experiências negativas se repitam. Em vista disso, elas preferem viver sozinhas, para não precisarem se machucar outra vez.

Em geral, isso acontece quando a pessoa já sofreu demais em outros relacionamentos e, agora, só quer mesmo é ficar em paz e livre de qualquer peso, pois assim, para ela, é melhor. Por isso, é o sinal mais evidente de que alguém tem trauma de seus relacionamentos passados.

Com um pouco de autoestima e bastante Fé, tudo pode ficar bem!Relacionamentos passados

Em todo caso, entretanto, vale ressaltar que traumas acontecem e, muitas vezes, é difícil lutar contra eles. Mas você pode usar os sinais para encontrar a saída. Para isso, você pode contar com a ajuda de pessoas próximas. Aliás, buscando força em sua autoestima e na sua Fé.

Exercite a sua fé fazendo orações ou então por meio de uma simpatia para esquecer um amor que deve mais é mesmo ficar no passado:

Outro conselho válido é investir em coisas que façam bem a você, a fim de encontrar a paz interior. De fato, é difícil seguir em frente às vezes, mas é possível! Procure se perdoar e perdoar o outro. E viva bem!

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.