Rodrigo – Significado do nome, Origem, História e Popularidade

Rodrigo é um nome de sonoridade muito singular. Criado a partir de variações básicas do nome em língua germânica antiga. Foi trazido para as línguas latinas, principalmente o português e o espanhol, na forma de “Rodericus”, mudado com o tempo para Rodrigo.

O nome possui um significado forte que vêm a partir de suas origens europeias do anglo-germânico. Os elementos “hruot” que traz a ideia de fama, glória, poder, e o elemento “rik” que diz respeito a alguém de importância real como um príncipe, regente, rei ou governante.

Daí o significado “famoso pela sua glória”, “poderosamente famoso”, “governante poderoso” ou até “rei famoso”.

Nome Rodrigo

Origem do nome Rodrigo

Haviam muitos governantes e membros das famílias reais de reinos germânicos entre o século 3 e 6 depois de Cristo, que utilizavam variações e formas do nome “Hrodric” para denominar personalidades de grande influência e poder dentre os seus.

Um dos casos de maior fama entre as origens históricas do nome está o Rei Rodrigo, um dos últimos governantes dos reinos visigodos, antes da conquista muçulmana da região. Diz-se que foi um poderoso governante e general que permitiu uma sobrevida grande para seu reino, até que sua morte destituiu o poder da linhagem e trouxe mudanças com a invasão muçulmana.

Em árabe o nome se tornou “Ludhriq” e foi usado entre os povos árabes proveniente também do último rei dos godos, rival dos povos muçulmanos na época da conquista da Europa.

Também existiram outras personalidades de importância histórica que carregaram consigo o nome Rodrigo e o trouxeram a atualidade. Rodrigo Sanches é um desses exemplos. Foi um cavaleiro medieval da nação portuguesa, filho de Dom Sanches Primeiro, de Portugal.

Versões do nome

Rodrigo, por ser um nome muito antigo, está presente em uma variedade grande de línguas e dialetos, entre eles vários de origem europeia de línguas latinas, germânicas e anglo-saxãs.

As variações e abreviações mais comuns na língua portuguesa de variação brasileira são:

  • Rhodrigo
  • Robrigo
  • Rodriguo
  • Rodriigo
  • Rodrrigo
  • Rodrygo
  • Rrodrigo
  • Digo
  • Digão
  • Diguinho
  • Ro

Popularidade do nome Rodrigo

No Brasil existiu um uso muito elevado do nome Rodrigo para pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90, com mais de 250 mil registros efetuados nas maternidades de todo o país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

E apesar de ter diminuído um pouco sua presença dentro dos nomes mais comuns utilizados atualmente, ainda assim é um nome querido e possui uma sonoridade forte, além de um significado muito procurado por pais de garotos.

Hoje em dia o nome carrega mais de 82 mil registros oficiais em maternidades e faz parte de 10% dos nomes utilizados atualmente.

Também existem muitas celebridades e pessoas de renome, brasileiras principalmente, que possuem o nome Rodrigo, como: Rodrigo Santoro, Rodrigo Maia, Rodrigo Sant’anna, Rodrigo Hilbert e Rodrigo Pessoa.

Popularidade do nome Rodrigo

Personalidade de quem se chama Rodrigo

Geralmente sendo homens compreensíveis e gentis, Rodrigos por vezes podem ser considerados sábios e adaptativos, confiando sua situação de bem estar ao mundo ao seu redor com expectativas positivas e energias contagiantes.

Podem ser ambiciosos, principalmente quando o assunto é influência, poder e dinheiro, e usam isso dentro de suas relações interpessoais para fazer mais amigos e se manter em posições de liderança para com seus iguais.

Rodrigos são muito expressivos e carismáticos, além de terem uma vida social muito movimentada cheia de pessoas amigáveis. 

Mas apesar de sua presença muito positiva, pessoas que se chamam Rodrigo também podem ser considerados ansiosos e indisciplinados para com regras de convivência de senso comum. A impulsividade pode ser um pequeno problema que aliado a uma autocrítica e aceitação pode ser facilmente superado.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: