Publicidade

Beatriz: conheça tudo sobre o nome feminino que atravessa gerações

Para os casais fãs de nomes femininos curtos e possíveis de apelidos, Beatriz, ou como preferem, Bia, é uma das opções mais certeiras. Você também gosta desse nome e pensa em registrar sua filha assim?

Publicidade

Publicidade

Bom, só o fato de pesquisar sobre essa nomeação já mostra sua afinidade por esse conjunto de letras e sua pronúncia, mas, se ainda está em dúvidas, continue a leitura, descubra mais sobre essa opção e decida se quer mesmo chamar essa criança tão sonhada de Beatriz:

Publicidade

História e origem do nome

Publicidade

Listado entre os 100 nomes femininos mais escolhidos e usados no Brasil, Beatriz tem origem no latim, traz uma escrita e pronúncia de fácil aprendizado e, segundo as pesquisas de significado de nomes, representa “aquela que traz felicidade; aquela que faz os outros felizes”.

Só de ler esse significado e imaginar a influencia que esse nome pode ter na criança já dá vontade de correr até o cartório e informar que vai ser esse mesmo, não é mesmo?

Publicidade

Publicidade

Essa alternativa de nome para meninas, além de traduzir a felicidade que todos sonham para as suas filhas, irmãs, sobrinhas, netas, primas e demais pessoas amadas, pode também definir, de acordo com outros autores, “viajante, peregrino”, quando analisado os elementos “bea” e “via” separadamente.

Porém, independente de qual seja a origem desse nome, a verdade é que ele foi (e ainda é!) um dos preferidos das pessoas mais religiosas porque, desde o início dos tempos, conforme ilustra o livro considerado sagrado chamado Bíblia, Beatriz foi o nome dada a mulheres abençoadas.

Veja aqui o significado do nome Antônia!

Veja aqui o significado do nome Angela!

Celebridades que usam esse nome

Uma atividade comum no momento de definir qual será o nome da criança que vai nascer é pesquisar a lista de celebridades e pessoas famosas que possuem o mesmo nome. No caso de Beatriz, muitos ícones são encontrados rapidamente, como Beatriz Portinari, mulher que foi inspiração para o escritor italiano Dante Alighieri e deu origem a uma das obras mais conhecidas, a Divina Comédia.

Beatriz Portinari, mulher que foi inspiração para o escritor italiano Dante Alighieri
Publicidade

Publicidade

Outro exemplo de forte personalidade que ficou conhecida como Beatriz é a cantora brasileira de música gospel, Beatriz Paiva dos Santos Barreto da Silva, assim como a atriz portuguesa, Beatriz Costa, e a talentosa atriz brasileira, Beatriz Segall.

Esses são apenas alguns exemplos de uma extensa lista de pessoas famosas que carregam (com orgulho) esse nome! Existe até mesmo uma música que faz menção ao nome Beatriz, você sabia?

A canção foi composta por Chico Buarque e traz em seus versos frases como “Sim, me leva para sempre, Beatriz, me ensina a não andar com os pés no chão. Para sempre é sempre por um triz, aí, diz quantos desastres tem na minha mão, diz se é perigoso a gente ser feliz (…)”.

Veja aqui o que significa Andressa!

Veja aqui o que significa o nome Agatha e suas variações!

Popularidade do nome

Publicidade

Publicidade

Como já foi informado nesse texto, Beatriz é um dos nomes femininos mais usados no país e no mundo. De acordo com a história desse nome, que oferece as suas portadoras o apelido carinhoso de Bia, a popularidade desse nome teve início na Inglaterra após uma santa ser martirizada no século IV com esse nome.

Desde então, novas formas inspiradas no nome Berhersden foram criadas, como Bettris, Beautrice e Beatrix. Pouco tempo depois, quando a obra Divina Comédia caiu no gosto popular, o nome Beatriz passou a ser tão comum que ficou difícil encontrar uma região em que não tenha registro dessa opção.

No Brasil, por exemplo, segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse nome foi escrito no registro de mais de 356 mil pessoas, o que representa um percentual de 0,19% e deixa essa opção atrás somente de 66 outros nomes femininos.

Formas de se escrever

Como você já deve ter percebido, o nome Beatriz não ganhou o coração somente dos brasileiros não e continua muito usado em outras regiões do mundo, por isso, algumas variações na escrita podem ser facilmente encontradas, como Beatrice, escrita comum na Itália, Béatrice, conjunto de letras desenvolvido na França e Beatrix, expressão mais usada entre as cidades da Alemanha.

Já no Brasil, entre as variações encontradas em relação a forma de escrever esse delicado nome, as mais comuns são Beatrys e Biatriz.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.