Publicidade

Santa Lídia – Quem foi? história e orações

Conhecida como uma das santas mais cultuadas em todo o mundo, Santa Lídia é lembrada por ser a padroeira dos tintureiros e dos comerciantes.

Publicidade

Publicidade

Ela é considerada como a primeira mulher a se tornar cristã na Europa, sendo uma das pioneiras consideradas como santa, venerada desde então.

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo mais sobre sua história, quais são seus principais feitos e tudo que precisa saber.

Quais são suas origens?

Santa Lídia - Quem foi? história e orações

Tudo o que se sabe sobre Santa Lídia está dentro do livro dos Atos dos Apóstolos 16, 14-40, visto pela descrição de São Lucas, do qual conheceu a mesma pessoalmente.

Publicidade

Publicidade

Lídia é lembrada por ter sido uma mulher muito rica, influente, líder e empreendedora, sendo comerciante nascida na cidade de Tiatira, na Grécia, porém se estabeleceu em Filipos, uma colônia romana localizada na Grécia.

O comércio de púrpura era um dos mais ricos e com mais sucesso na épica, sendo que as roupas nessa coloração só eram usadas por reis, rainhas e pessoas que estavam na corte.

Isso acontecia porque a cor roxa era extraída de um molusco nativo do Mar Mediterrâneo, muito abundante na região da Fenícia, chamado comumente de Mmurici.

Liderança de Santa Lídia

Ela tinha alguns traços que eram considerados como incomuns para a época: era uma grande empresária e chefe de sua família.

No versículo 15 de Atos é possível ver São Paulo falando sobre Jesus Cristo, onde Lídia queria ser batizada, levando sua família junto para executar a ação.

Publicidade

Publicidade

Isso mostra seu poder de liderança em relação aos seus familiares, o que é considerado como algo marcante em uma sociedade do passado, onde mulheres não costumavam ter voz.

Além disso, pelo que se percebe dentro dos Atos dos Apóstolos, sua influência e posição na sociedade ajudou muito São Paulo, além de seus companheiros na missão em Filipos.

A procura pela verdade

Esse texto de São Lucas também destaca que Lídia era prosélita, em outras palavras, teve sua origem pagã, tendo se convertido posteriormente ao judaísmo.

Isso mostra que ela já vinha de uma longa estrada pela busca de Deus, abandonando suas crenças em vários deuses gregos, se convertendo ao judaísmo.

Mas, foi quando ouviu São Paulo, que finalmente conheceu a verdade e abraçou a religião. Depois disso, acabou se transformando em uma grande evangelizadora, sempre guiando sua família em conjunto.

Participou da primeira igreja da Europa

Santa Lídia - Quem foi? história e orações
Publicidade

Publicidade

Quando São Paulo e os demais discípulos tinham a intenção de permanecer em Filipos por alguns dias, Santa Lídia insistiu para que ficassem em sua casa, forçando com que aceitassem a proposta.

Foi quando todos eles mudaram seus planos e permaneceram ali. São Paulo teve que enfrentar grandes perseguições, onde ele e seus amigos acabaram ficando presos e foram soltos posteriormente, devido a um milagre causado por um terremoto.

Após isso, voltaram para a casa de Lídia, onde enfrentaram seus irmãos de fé, gerando assim a comunidade cristã de Filipos, onde mais tarde, São Paulo escreveu “Carta aos Filipenses”.

A casa de Lídia acabou se tornando a primeira Igreja da Europa, como é possível confirmar em Atos 15, 14.

Missionária e influência feminina

Ela não influenciou somente sua família, mas também demais mulheres e pessoas de várias culturas.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, se tornou uma grande missionária por meio de seus testemunhos, onde disseminou a palavra de Jesus Cristo em todo o mundo.

Ela também é conhecida por ser uma das motivadoras da Comunidade Cristã de Filipos. Ela criou um grande laço de amizade com São Paulo.

O culto para essa santa faz parte da tradição do cristianismo desde os tempos antigos, sendo assim, seu nome aparece dentro das inscrições das catacumbas.

Devido a sua profissão, ela ficou conhecida como a padroeira dos tintureiros e dos comerciantes, do qual seu dia de comemoração é 03 de agosto.

Oração de Santa Lídia

Deus, nosso Pai, Santa Lídia, mediante a Palavra anunciada por vossos apóstolos, acreditou em vosso Filho Jesus. Ela se tornou a primeira de uma multidão de crentes, e hoje professamos a mesma fé que ela professou e deu testemunho. Fortalecei nossa fé, Senhor, para que também o nosso testemunho seja verdadeiro e autêntico. Por Cristo nosso Senhor. Amém!”

Publicidade

Publicidade

Continue acompanhando nosso site para receber essa e demais informações sobre Santa Lídia, além de outros santos e divindades religiosas, fique ligado!

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.