Publicidade

Santa Maria Madalena – Quem foi? História e Orações

Na bíblia se encontram muitos personagens que marcaram a vida de outras pessoas, pela sua fé e devoção. Desse modo, a Igreja faz questão de lembrar e homenagear certos personagens. Afinal de contas, são mesmo importantes quando se fala em conversão. Assim, no dia 22 de julho, é celebrada a festa de Santa Maria Madalena, portanto confira a história e orações à santa.

Publicidade

Quem foi Santa Maria Madalena?

Publicidade

De acordo com a Bíblia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo. Ela nasceu, assim, em Mágdala, na Galileia. Inclusive, no Novo Testamento, Santa Maria Madalena é citada como uma das discípulas de Cristo.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, Maria Madalena, Maria Betânia e Maria Pecadora são a mesma pessoa, como afirma o Papa Gregório, que é um estudioso dos santos.

Santa Maria Madalena é a Padroeira dos pecadores arrependidos, convertidos, das mulheres, pessoas ridicularizadas por sua piedade e assim por diante. Até porque, como consta na Bíblia, Maria Madalena foi uma mulher que se converteu.

História de Maria Madalena

Santa Maria Madalena

Publicidade

Publicidade

O nome “Madalena” se refere, na verdade, a um apelido. Este, portanto, significa “aquela que veio de Magdala”. Ou seja, uma cidade que ficava às margens do Lago de Genesaré, perto de Cafarnaum, na Terra Santa.

Por causa desse apelido é que se sabe que esta Maria veio de Magdala, que era uma cidade importante no tempo de Jesus. Isso porque cada classe ocupava um determinado bairro na cidade.

Poucas mulheres, em Israel, tinham posses como Maria Madalena. Em razão disso, o que se acredita é que ela era muito bonita e bastante famosa, como prostituta, e foi dessa forma que conquistou os bens que tinha.

No entanto, ao se encontrar com Jesus, Maria Madalena arrependeu-se de seus pecados e, a partir daquele momento, colocou todas as suas posses a serviço do Reino de Deus.  Assim, Maria deixou claro que a conversão havia sido completa.

Este fato apenas se evidenciou com o passar do tempo, visto que ela esteve entre as mulheres que ajudavam o grupo de Jesus e os doze com suas posses. Além dela, havia também a mulher de um procurador de Herodes, entre outras.

Publicidade

Publicidade

Inclusive, Maria Madalena mostrou fidelidade até o último minuto, visto que estava junto à Mãe de Jesus, chorando ao pé da cruz, após sua morte.

A primeira que viu Jesus ressuscitado

Assim, como se conta em Matheus 27:56, Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu estavam aos pés da cruz. Mesmo após Jesus ser sepultado, Maria Madalena permaneceu em companhia a Maria, Mãe de Jesus, de frente para o túmulo.

Na manhã seguinte à morte de Jesus, as duas foram ver o túmulo, o que mostra o amor incontestável de Maria Madalena por Jesus.

Segundo os evangelhos, foi ela a primeira testemunha ocular de Jesus Cristo após a ressurreição, além de ser a primeira a falar-Lhe. Desse modo, também, foi Santa Maria Madalena a primeira a anunciar o milagre da Ressurreição.

Oração por perdão a Santa Maria Madalena

“Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: “Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados”, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do Divino Mestre. Como Jesus Ressuscitado vos chamou pelo nome: “Maria!”, que Ele chame também pelo meu nome… e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado. Santa Maria Madalena, rogai por nós! Amém!”.

Oração de pedido Santa Maria Madalena

Publicidade

Publicidade

“Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amém.”

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.