Publicidade

Santo Aarão – Quem foi? história e orações

Publicidade

Muitos santos ganham destaque por entre a população, principalmente pelos seus grandes feitos pelo mundo, por ações que merecem destaque e diante de tantas outras coisas que vão além do que podemos compreender.

Publicidade

O santo que você irá conhecer mais informações no dia de hoje é Santo Araão, lembrado por ser um dos mais procurados e importantes dentro da história da humanidade.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo e fique por dentro dessa e de demais informações sobre ele, quais são suas principais ações, porque ganhou destaque e tudo que precisa saber sobre o assunto.

Santo Araão – Quem foi?

Santo Araão - Quem foi? 

 

Publicidade

Publicidade

Conhecido por ter sido o primeiro sumo sacerdote durante o século XIII a.c, Araão é lembrado por ser o irmão mais velho de Moisés, sendo um dos principais colaboradores para a condução do povo até a Terra Prometida, depois da libertação da escravidão que era instaurada no Egito.

Ele é lembrado por ser 3 anos mais novo do que Moisés, onde é possível confirmar sua identidade por meio da seguinte passagem:

Exaltou também a Aarão, santo como ele, seu irmão, da tribo de Levi. Confirmou para ele uma aliança eterna, deu-lhe o sacerdócio do seu povo, encheu-o de felicidade e de glória. Moisés consagrou-lhe as mãos e o ungiu com o óleo santo. Foi-lhe, pois, concedido por aliança eterna, a ele e à sua descendência, enquanto durar o céu: servir ao Senhor e exercer o sacerdócio, e abençoar o povo em seu nome.” (Eclo 45,7-8.18-19)

No pentateuco, mais precisamente, é possível ver de maneira mais simples e efetiva sobre sua função de sacerdote da qual começou a atuar desde sempre, permanecendo assim até o dia de sua morte.

O mesmo tinha a idade de 83 anos quando se apresentou diante do faraó em conjunto com seu irmão, sendo assim, o responsável pela série de milagres das três primeiras pragas.

Durante a caminhada que aconteceu no deserto, foi ele quem compartilhou com Moisés todas as demais dificuldades e responsabilidades pelas quais passaram.

Publicidade

Publicidade

Ele também foi quem tomou conta do povo quando seu irmão estava no Monte Sinai, porém, acabou sucumbindo a fraqueza e cedeu ao desejo da população de construir a imagem de Deus – no caso, um bezerro de ouro -, conforme a mitologia semítica.

Acabou sendo fortemente censurado depois desse acontecimento, porém, foi uma das únicas pessoas que acabou sendo poupado da raiva divina, isso porque Moisés intercedeu pelo irmão.

Depois de sua consagração sacerdotal, Deus tomou a defesa da legitimidade diante da insubordinação de certos opositores quando o assunto foi o milagre da vara.

Porém, quando Aarão, assim como Moisés, acabou duvidando da possibilidade da presença de Deus, de modo que saísse água da rocha, Ele acabou punindo-o da mesma maneira que seu irmão: onde nenhum dos dois poderia adentrar em Canaã.

Dessa maneira, Aarão acabou morrendo próximo de Cades, mais precisamente nos pés do Monte Hor, depois de ter sido despojado por Moisés com as insígnias sacerdotais a favor de Eleazar.

Publicidade

Publicidade

Ele acabou sendo amparado pelo povo, do qual guardou luto pelo tempo de 30 dias, levando em conta sua grande semelhança com Moisés, principalmente sobre as fraquezas humanas, onde demonstrou as mesmas em demais ocasiões.

Ele acabou se redimindo dessa forma, visto que aceitou de maneira simples as demais repreensões e castigos que lhe foram impostos.

Sua imagem também pode ser encontrada dentro do Novo Testamento, onde aparece na Epístola para os Hebreus, onde se é mencionado seu nome quando pensamos sobre a reflexão do significado maior do sacerdote de Cristo:

Porquanto todo sumo sacerdote, tirado do meio dos homens é constituído em favor dos homens em suas relações com Deus. A sua função é oferecer dons e sacrifícios pelos pecados”.

Oração para Santo Aarão

Oração para Santo Aarão

Veja mais sobre a oração destinada para esse santo:

Senhor, hoje de maneira especial, eu Vos peço pelas vocações e em particular pelos sacerdotes. Iluminai os Pastores para que Vosso rebanho caminhe sob Vossa Luz.

Dai também aos leigos a Vossa Graça, para que junto com os Pastores possam ser colaboradores na implantação do Reino de Deus entre nós. Amém. Santo Aarão, rogai por nós!

Agora que você mais sobre o Santo Aarão, não deixe de conhecer mais sobre os demais santos que possuem na história do mundo, além de demais temáticas relacionadas aqui em nosso site.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.