Publicidade

São Barnabé – Quem foi? História e Orações

Hoje, 11 de junho, é dia de São Barnabé, considerado o “filho da consolação”. Na história do cristianismo, São Barnabé não foi escolhido como apóstolo, mas acompanhou o grupo no início, inclusive, vendeu um campo de plantação que tinha e doou o dinheiro para os Apóstolos.

Publicidade

Publicidade

As escrituras narram que foi Barnabé que Paulo de Tarso ingressou no cristianismo, quando ambos fizeram uma viagem apostólica e fundaram aquela que foi denominada como a primeira comunidade realmente cristã, originada e fundada nessa religião.

Publicidade

Publicidade

Este santo também é considerado o primeiro Bispo de Milão, cidade que tem São Barnabé como seu pagodeiro até hoje. A morte deste santo foi bastante drástica, apedrejado em praça pública. Sua ligação é com a Igreja Primitiva de Jerusalém.

A generosidade é considerada a principal virtude deste santo que sempre teve como base nas suas escolhas de vida e orientação a generosidade ao próximo e o amor aos seus semelhantes acima de qualquer pretensão financeira.

são barnabe

Oração para São Barnabé para o dia 11 de junho

Publicidade

Publicidade

“São Barnabé, Padroeiro de Chipre e venerado no dia 11 de junho, orienta-me em favor da palavra de Deus. Amigo de missionários e Apóstolos, me guie pelo caminho da fé. “Santo Apóstolo, Barnabé, que fostes eleito a levar o Evangelho a Antioquia e orientar os neófitos, tendo a cooperação de são Paulo e posteriormente de Marcos em Salamina e em tantos outros lugares, vós que fostes o primeiro bispo de Milão, que morrestes apedrejado por pagãos impiedosos, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca se desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho, pois elas vos apressaram vosso encontro com Deus: que as nossas nos levem à santidade também, aceitando-as nos sofrimentos, com brandura e paciência. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

Oração para São Barnabé cotidiana

“Santo Apóstolo Barnabé, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho: que elas nos levem à santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

São Barnabé na Bíblia

No Novo Testamento, o nome de São Barnabé aparece 29 vezes. O Evangelista Lucas menciona Barnabé como um “homem bom”. Ele possuía uma área de terras na ilha de Chipre. Porém, depois de sua adesão total a Jesus Cristo, vendeu tudo e entregou o dinheiro aos líderes da Igreja em Jerusalém.

Por causa disso, os Apóstolos lhe deram um nome novo na Bíblia: Barnabé. São Lucas, em Atos 4, 36, dá o significado do nome: “Filho da Consolação ou Filho da Exortação”.

Quando rezar por São Barnabé?

A oração deve estar presente na nossa vida sempre que nos sentimos em conflito com alguma coisa ou então quando sentimos que precisamos de uma conexão maior com nós mesmas. Então ela deve estar presente em diferentes momentos.

Publicidade

Publicidade

Cada oração traz consigo um significado único pois invoca um tipo de energia, quando pedimos a Santo Antônio, normalmente é sobre assuntos amorosos, já quando recorremos à Santa Luzia, normalmente tem relação com a saúde dos olhos e assim por diante.

No caso de São Barnabé sua energia está muito conectada com a fé e com realmente acreditar que aquilo que você está fazendo tem um impacto maior que vai para além do mundo material, portanto, é realmente a fé e aquilo que vem de dentro que move os adeptos de Barnabé.

Diante dessa história, é um santo muito chamado quando a fé está falha. Sabe naqueles momentos que tudo parece desanimador e não vemos sentido nem em manter nossa sanidade e qualidade mental e espiritual?

É nesse momento que as forças de São Barnabé podem ser invocadas e ajudam especificamente nesta retomada da fé para continuar a trilhar um caminho do bem e que propicie a nutrição espiritual para além da física.

Para aumentar a sua conexão com esse santo, procure fazer suas orações em um momento de concentração quase meditativa, se permita para além das palavras das orações, incluir os seus pedidos pessoais com suas palavras.

Publicidade

Publicidade

É muito importante estabelecermos as nossas próprias conexões com os santos, descobrindo qual caminho devemos percorrer para além daquilo que já foi escrito, de uma forma leve e intuitiva. Para melhorar o nível da energia, você pode acender incensos neste momento.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.