Publicidade

São Benedito – Quem foi? História e Orações

Muitas pessoas passaram por esse mundo e apenas fizeram coisas boas pelo seu coração, sem esperar nada em troca, mas, acabaram sendo reconhecidas, seja em vida ou após sua morte.

Publicidade

Publicidade

Veja aqui mais sobre quem foi São Benedito, quais foram seus grandes feitos para que seja considerado como uma pessoa famosa religiosamente falando e muito mais.

Publicidade

Quem foi São Benedito?

São Benetido - Quem foi? História e Orações
Foto: Franciscanos.
Publicidade

No dia 5 de outubro, é comemorado a festa de São Benedito, que é chamado de Benedito o Negro, isso porque tinha descendência africana.

Mesmo que a festa normal seja comemorada no dia 4 de outubro em outros países, aqui no Brasil ficou instalada no dia 5 devido a uma deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB -, no ano de 1983.

Publicidade

Publicidade

 

Ele era filho de escravos africanos, nascido em 1526 em São Fratelo, Messina, mais precisamente localizada na ilha da Sicília, na Itália.

Seus pais eram católicos fervorosos, sendo que quando nasceu, a família que seus pais pertenciam na condição de escravos, acabou lhes dando a alforria, assim como para Benedito, sendo que o bebê recebeu o sobrenome de Manasseri, derivado de seus padrinhos de batismo.

Ele cresceu cuidando dos rebanhos das montanhas da ilha, sendo que desde pequeno tinha bastante apego a Deus e também a religião, onde seus amigos o chamavam de Santo Mouro.

O adjetivo italiano de mouro é comumente usado para descrever as pessoas que possuem pele escura, não sendo restrito somente para aqueles que vem do oriente.

Ingresso na Irmandade de São Francisco de Assis

Publicidade

Publicidade

Quando este atingiu a idade de 21 anos, acabou entrando para os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis, que foi fundada por Jerônimo Lanza diante das regras franciscanas, mais precisamente na cidade de Palermo, atuando primeiramente como cozinheiro.

Mas, com sua tamanha sabedoria e bastante inteligência, seus serviços foram notados e assim, se tornou o mestre de noviços. Depois disso, acabou sendo eleito como o superior do convento.

Mas, depois da morte do fundador da Irmandade, no ano de 1562, o então papa Paulo IV acabou finalizando a companhia, ordenando com que todos os antigos membros se filiassem à verdadeira Ordem de São Francisco de Assis, visto que não queria que os eremitas se espalhassem em demais companhias com o mesmo nome.

Esses eremitas acabaram obedecendo estritamente ao papa e então, Benedito optou por ir até o Convento de Santa Maria de Jesus, também na cidade de Palermo.

Foi lá onde viveu o resto de sua vida, sendo um grande adepto da humildade e também da obediência, fazendo ações simples como ser faxineiro ou cozinheiro.

Milagres de suas orações

Foto: Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Publicidade

Publicidade

Ele possui reconhecimento pelos grandes milagres que aconteciam por meio da intercessão de suas orações, ganhando fama de santidade e assim, muitas pessoas recorriam a São Benedito.

Muitas delas eram príncipes, sacerdotes, teólogos e demais pessoas que queriam conselhos e orientações sobre assuntos religiosos e da alma.

Oração para São Benedito

Ó São Benedito, o Negro, que acompanhais o Cordeiro onde quer que vá, lembrai-vos de nós que tememos e sofremos longe do Senhor, peregrinando nesta vida cheia de dificuldades. Vós, que estais dia e noite diante do trono do Altíssimo, que vos alegrais em sua luz em meio as fontes das águas vivas, vós que nada mais temeis por vossa alma, lembrai-vos de nós.

Nós, que clamamos e bradamos aos céus: Salva-nos! Protege-nos! Cura-nos! Plenifica-nos com vossa graça, Senhor! Nós, que não cessamos de lutar neste cativeiro de nosso corpo, contra inimigos visíveis e invisíveis deste mundo tenebroso, suplicamos ao Eterno: Guia-nos! Defende-nos! Vença esta batalha por nós! Inflama-nos em vosso amor!

Sede para nós, São Benedito, o Negro, Franciscano servo do Senhor, protetor dos cozinheiros e afrodescendentes, também nosso solícito intercessor e vigia, mantendo desperta a memória do Senhor até que Ele nos faça transbordar com suas graças como a água de uma cachoeira.

Esteja ao nosso lado, São Benedito, que pela oração ressuscitastes pessoas e animais, multiplicantes comida, curastes cegos, aleijados, leprosos, doentes mentais, e realizaste tantos outros milagres incontáveis. Com vossa constante intercessão, alcançai-me todas graças necessárias (fazer um pedido).

Tenho fé não serei desvalido, pois a oração do justo é eficaz, Amém.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.