Publicidade

São Caetano – Quem foi? História e orações

São Caetano nasceu na cidade de Vicência, na Itália, no mês de outubro de 1480. Ele era filho do conde Gaspar de Thiene com Maria do Porto. Desde sua juventude, já tinha muita preocupação pelos mais pobres, trabalhando na abertura de asilos para idosos e também em hospitais para doentes.

Publicidade

Publicidade

Ele estudou na cidade de Pádua, que foi onde obteve seu diploma em matérias jurídicas, logo aos vinte e quatro anos, se dedicando ao eclesiástico, porém, sem se ordenar, visto que acreditava não ser digno dessa ação.

Publicidade

Publicidade

Ao mesmo tempo, acabou fundando no terreno de sua família, em Rampazzo, uma igreja da qual era dedicada para Santa Maria Madalena, que ainda está localizada no mesmo local e é a paróquia da cidade.

Ida à Roma

São Caetano - Quem foi? História e orações

Foi ano de 1506, quando estava em Roma fazendo sua função de secretário particular do papa Júlio II, sendo o escritor das cartas sagradas, que teve contato com vários cardeais e demais nomes importantes da igreja, aprendendo com todos eles.

Publicidade

Publicidade

Porém, sua principal virtude era de ser humilde, observando muito bem tudo o que acontecia ao seu redor antes de repreender aqueles que conhecia.

É interessante compreender que ele viveu no período do Renascentismo, sendo assim, o próprio Vaticano não aceitava as demais ações da época e nem concordava com os costumes que estavam sendo aplicados.

Sendo assim, como era muito inteligente e tinha preparo para lidar com os demais, não deixou isso de uma forma simples, na verdade, agiu para que acontecesse uma ação de reforma, começando por si mesmo.

Era comum que dissesse que “Cristo espera e ninguém se mexe”, dessa forma, participou do movimento laical de Oratório do Divino Amor, onde tinha a principal intenção de estudar e entender melhor sobre as escrituras.

Foi apenas depois de muitos anos de reflexão, que decidiu que se ordenaria sacerdote, mais precisamente no ano de 1516.

Primeira missa

Publicidade

Publicidade

Ele tinha a idade de 36 anos quando aplicou a primeira missa na basílica de Santa Maria Menor, sendo assim, acabou relatando posteriormente que Nossa Senhora apareceu para ele mesmo e colocou em seus braços o menino Jesus.

Então, ele foi para Veneza no ano de 1520, onde acabou colaborando diretamente na fundação do hospital dos incuráveis. Depois de três anos, acabou retornando para Roma, onde na companhia de outros grandes nomes religiosos, fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, que queria renovar o clero.

Foi então que o papa Clemente VII acabou aprovando essa congregação, então, Caetano renunciou a tudo o que tinha para se dedicar a vida comum, sendo que a mesma coisa aconteceu com Carafa, que deixou de lado tudo para se dedicar à Igreja.

Depois de muitos anos, Carafa acabou se tornando o Papa Paulo IV, que foi um dos maiores reformistas da Igreja Católica.

Essa nova congregação teve início apenas com quatro pessoas, passando para doze e explodindo de fiéis em pouquíssimo tempo.

Publicidade

Publicidade

Carafa acabou se tornando o primeiro superior geral, porém, a principal ideia da fundação era de que fosse Caetano, que sempre esteve ao seu lado.

Morte de Santo Caetano

São Caetano - Quem foi? História e orações

Caetano acabou falecendo de fadiga, principalmente após sua vida de extrema dedicação e sofrimento para a Igreja, mais precisamente aos 66 anos de idade na cidade de Nápoles, no dia 7 de agosto em 1547, sendo esse considerado o seu dia de homenagens.

Ele foi canonizado no ano de 1617, onde seu corpo é venerado no dia de sua morte, mais precisamente na basílica de São Paulo Maior, mas, que é conhecida comumente como basílica de São Caetano, que está localizada na praça principal da cidade.

Oração para São Caetano

Veja abaixo qual é a oração realizada para homenagear esse santo e não deixe de repeti-la:

Ó, glorioso São Caetano, Pai de providência, não permitas que me falte o sustento em minha casa e faz com que eu sempre possa contar com o auxílio divino para suprir todas as necessidades de minha família. Ó, glorioso São Caetano, confiamos na providência de Deus e na tua intercessão. Amém.”
Continue acompanhando nosso site para receber mais informações sobre demais santos, sobre astrologia, sobre sonhos e tudo sobre o universo esotérico.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.